10 actividades de Team Building para unir e motivar a sua equipa

Certamente o termo Team Building é-lhe familiar, apesar de não entender verdadeiramente o significado. Pois saiba que o Team Building pode transformar a sua equipa, pois motiva os colaboradores e reforça os laços, e impulsiona o trabalho em equipa, pois trabaham conjuntamente para alcançar objectivos partilhados. O Team Building assume particular relevância nesta altura de pandemia, uma vez que muitas empresas encontram-se em processo de recrutamento activo e com o aumento dos profissionais em teletrabalho revela-se uma ferramenta eficaz na apresentação dos novos colegas à equipa.

Potenciado pela pandemia, as empresas utilizam tecnologia e formas de comunicar cada vez mais digitais de forma cada vez mais intensa e constante. Como consequência, a proximidade entre as pessoas e a forma como colaboram tiveram que ser redefinidas.  E para aproveitar os benefícios da incrementação da tecnologia nas empresa, e melhorar o rendimento obtido, a prática de actividades de Team Building é o caminho seguido por várias empresas.

O que é team building?

A tradução literal é “Construção de equipa”, mas também há quem opte pelo termo “Consolidação da equipa”. Podemos dizer que o team building se refere a uma série de actividades utilizadas para criar e fortalecer as relações entre as pessoas de um mesmo grupo, ou, no contexto corporativo, de uma mesma equipa ou departamento, através de um conjunto de atividades organizadas pela empresa.

O “Team Building” vem ganhando terreno nos últimos anos entre as técnicas empregadas por gestores, empreendedores e profissionais de Recursos Humanos. Isto porque tem o poder de aproximar os funcionários de uma empresa, estreitando os laços de forma a fomentar o pensamento estratégico dos trabalhadores.

Segundo o objetivo que se pretende alcançar, encontramos diferentes tipos de atividades. Por exemplo, team building de apresentação da equipa, aquando da integração de novos membrosteam building de confiança, para trabalhar lado a lado junto a uma equipa e o team building de resolução, para impulsionar a solução de problemas e desafios no trabalho.

Benefícios do team building

O trabalho em equipa é o principal propósito do team building. No entanto, os benefícios desta metodologia não acabam aqui, também promovem as seguintes qualidades nos trabalhadores:

  • Aumenta a motivação dos colaboradores: A motivação é o guia para obter uma boa produtividade. Não se esqueça que empregados motivados são também mais felizes no seu posto de trabalho.
  • Fomenta a envolvência do grupo: O espírito da equipa das diferentes atividades fomenta a sensação de identidade e pertença a um grupo.
  • Cria vínculos entre colegas: As atividades de team building estimulam igualmente vínculos entre os trabalhadores, melhorando as relações interpessoais entre os colegas de trabalho.
  • Melhora a comunicação da equipa: Para que uma empresa funcione é imprescindível que a comunicação e a interação entre os membros de uma equipa flua.
  • Propícia a criatividade. Formar uma equipa agrega diferentes benefícios para as organizações, pois ao relacionarem-se com pessoas de diferentes origens, culturas e visões, os colaboradores tornam-se mais flexíveis e tolerantes, estimulando a sua criatividade e forma de solucionar os problemas.
  • Melhora o clima organizacional, auxialiando no desenvolvimento da empatia entre os colaboradores, que se colacam no lugar dos seus colegas para vencer as dinâmicas. Ajuda igualmente na resolução de conflitos internos, diminuindo os artritos.
  • Evidencia talentos ocultos como a aptidão para a liderança.

People Raising Their Hands

Como organizar um Team Building?

  • Antes de propor atividades de Team Building é fundamental fazer uma avaliação e identificar as necessidades do grupo. Assim, comece por responder às seguintes questões:
  • O desempenho da equipa é satisfatório?
  • Os colaboradores estão comprometidos com os projectos?
  • Como é o clima organizacional?
  • A equipa trabalha sob pressão?
  • Há conflitos frequentes?

Estas perguntas ajudarão a determinar o objectivo do Team Building e de escolher as actividades. Antes de selecionar a actividade e o local, peça a opinião da equipa, afinal todos devem sentir-se confortáveis com as actividades escolhidas, além de reafirmar o seu papel de líder. Foque também em actividade inovadoras, para que experimentem novos ambientes, condições e tarefas. E por último, comunique o objectivo da actividade. Não se esqueça de elaborar um roteiro da actividade e apresentá-lo à equipa.

Como resolver conflitos dentro de uma equipa? 

Os conflitos podem ajudar ao comprometimento da equipa para com os resultados da empresa. Como? O segredo para o bom funcionamento de uma equipa não é restringir o conflito, mas sim criar um ambiente harmônico, no qual todos continuem um relacionamento normal, mesmo após uma discussão. Para tal, é fulcral cultivar o respeito e promover a manifestação das opiniões de forma acertada.

Os conflitos assumem portanto uma função clara: a de manifestar diferentes pontos de vista e a definição daqueles que serão apropriados pela equipa.

Em situações em que for necessário mediar um conflito, o líder deve ser empático e comunicar de forma eficaz, para acalmar os ânimos e mostrar os motivos por detrás das divergências.

Atividades de Team Building

1. Atividades para se conhecerem

São atividades para quebrar o gelo entre todos os membros de uma equipa. Por exemplo, cada um pode escrever 3 adjetivos que o definam ou 3 hobbies que gostem de fazer e dividir os cartões entre a equipa, para que cada um adivinhe de quem se trata. Ou também, o já conhecido amigo invisível entre trabalhadores. O objetivo é que todo o grupo se conheça e interaja num ambiente mais descontraído que o dia a dia no escritório.

2. A superação de um objetivo

Este tipo atividade é perfeita para estimular a criatividade e inovação entre todos os membros da equipa. Além disso, melhora a agilidade e a capacidade de resposta dos trabalhadores. A Turijobs propõe actividades como:

  • Scape Room: Cada vez mais populares, nestas actividades poderá fazer com que toda a equipa participe. Promove o pensamento estratégica e a conexão entre a equipa.
  • Caça ao Tesouro: Divida os trabalhadores em dois ou mais grupos pequenos. Faça uma lista de tarefas divertidas para cada grupo. Estas podem ser: uma selfie com um estranho, um quebra-cabeças, etc. Ao entregrar a lista a cada grupo, defina um prazo para que as tarefas serem cumpridas, e quem o fizer mais rápido vence.
  • Jogo do Ovo: Divida a equipa em grupos compostos por 3 a 5 pessoas e dê a cada grupo um ovo não cozinhado. Coloque todo o material do escritório num monte. Cada equipa terá entre 15 a 20 mts para construir um “escudo” que impedirá o ovo de se partir ao cair. Quando o tempo terminar, chegou o momento de deixar cair todos os ovos e ver quais “sobrevivem”.

3. Jogos de confiança

Em pares, um deverá vendar os olhos e realizar um trajeto às cegas, baseando-se apenas nas indicações do seu companheiro até chegar à meta. Neste desafio, a confiança é o ponto chave.

4. Atividades desportivas

Algumas atividades desportivas implicam contacto fisíco e tal  ajuda na criação de vínculos emocionais. Implica também a tomada de decisões, a superação pessoal, etc. Os benefícios são múltiplos e as opções que tem ao seu alcance são infinitas: competição de paintball, partidas de basquetebol ou futebol, entre outras.

5. Concursos

Concursos de cozinha, de dança, de canto…. A televisão pode ser a inspiração e ajudá-lo a criar um concurso divertido e original para os trabalhadores. Também pode basear-se em jogos tradicionais e adaptar-los ao mundo laboral. Por exemplo, o clássico Trivial com perguntas sobre aa empresa, os funcionários e os projetos.

8. Uma escapadela

Não necessita de ser uma grande viagem, pode ser simplesmente uma jornada que inclua “fugir” à rotina e desconectar. Pode ser uma excursão a uma quinta vínicola, que inclua uma prova de vinhos, ou inclusive uma excursão à montanha. Seja qual for a atividade, seguramente aumentará o companheirismo e o bom relacionamento entre os trabalhadores da empresa.

9. Voluntariado

Ainda que uma empresa possa colaborar com companhas solidárias a nível geral, são muito poucos os casos que implicam os trabalhadores. O essencial é que se trate de um voluntariado corporativo, que inclua os empregados na estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, para que estes se familiarizem com os valores da empresa.

Dinâmicas de Team Building dentro do escritório

O team building não deve interpretar-se como algo ocasional ou externo à empresa. As atividades de team building  podem (e devem) aplicar-se no dia-a-dia da empresa. Por exemplo, uma vez por mês pode reunir toda a equipa para a colocar a par de  todos os projetos e criar um espaço de debate onde esclareçam dúvidas e nasçam novas ideias. Aproveite também as datas especiais, como o aniversário da empresa, ou de um dos colaboradores, ou alcance um objetivo comercial e realize um pequeno lanche entre os empregados. Todas as atividades contam!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *