Guia para celebrar o Natal na empresa

Celebrar o Natal em família é uma tradição (mais ou menos) fechada, com os seus costumes partilhados (mais ou menos) entre os seus membros. No escritório, contrariamente, é uma mistura de pessoas e personalidades por isso devemos respeitar todas as posturas e ideologias e celebrar o Natal adaptando-se a todas as pessoas. Está preparado(a) para começar a preparar o Natal na empresa?

– Decoração do escritório

Se pretender começar a celebrar o Natal desde o início, a decoração do espaço de trabalho é um bom ponto de partida. Idealmente, uma decoração moderna e criativa será a melhor opção. Trata-se de, por um lado, não abusar das decorações clássicas e, por outro, não adotar minimalismos. Para isso, existem bastantes alternativas para decorar os escritórios de forma bonita e moderna. Que lhe parece a decoração DIY? Cada um dos trabalhadores pode criar e trazer elementos decorativos. Deste modo, ficará um espaço adaptado por aqueles que fazem parte dele e fomentará o envolvimento dos seus trabalhadores com a empresa.

– Tomem o pequeno-almoço juntos

O que pode ser mais natalício do que passar tempo com a sua equipa? Iniciem esta temporada juntos e tomem um café, desta forma estarão também a desenvolver laços entre os diferentes departamentos. Começar o dia a trocar ideias entre todos criará um melhor (se possível!) ambiente laboral e fomentará o trabalho em equipa. Acrescentará pontos se, além disso, pede a cada trabalhador que traga algo diferente para partilhar com os colegas à hora do pequeno-almoço.

– Dress code

Se o local de trabalho tem um código restrito quanto à roupa que cada funcionário deve vestir, por que não “extingui-lo” durante esses dias? Sempre que não haja reuniões importantes ou visitas de clientes que requerem mais formalidades, não é uma má ideia permitir que os trabalhadores vão para o escritório de forma mais relaxada e cómoda. Para os gostam de arriscar mais, por que não relaxar ainda mais o ambiente e fazer um concurso de camisolas natalícias? Quase toda a gente tem uma. Verá como os mais corajosos participam!

– Preparação para a ceia de Natal

Tradicionalmente, a celebração do Natal nas empresas realiza-se através de uma ceia conjunta entre os chefes e empregados. E se este ano optar por realizar o famoso brunch? Seja como for, deve procurar que seja uma festa divertida e que deixe uma boa recordação a todos. Para dar um toque dinâmico à ceia, propomos-lhe algumas ideias:

  • Amigo Invisível: É um clássico que não pode faltar em qualquer festa de Natal de empresa. Existem muitas ferramentas web que, além de recolher nomes e emparelhá-los aleatoriamente, enviam notificações aos implicados.
  • Festa temática: Por que não dar um toque à festa e propor um tema? Festa de disfarces, levar algum complemento natalício, óculos ou perucas… Imaginação ao poder!
  • Prémios para o melhor…: Invente prémios divertidos e faça a entrega durante o jantar. Tenha em consideração que os galardões devem ser inocentes e não devem “ferir” ninguém. Certamente que enquanto lê este artigo já lhe ocorreu alguma ideia associada aos seus empregados.
  • Playlist colaborativa: Outra boa ideia é animar o jantar com uma lista de músicas selecionadas por todos os trabalhadores. Desta forma, tanto os fans de Britney Spears como os mais heavys estarão atentos!
  • O último sobrevivente: Consiste em escrever, de forma anónima, desafios divertidos em pedacinhos de papel. Cada empregado deve tirar um às cegas e terá toda a noite para cumprir o desafio. Quem o concretizar, ganha! O prémio? Deixamos à sua escolha…

Estas são algumas propostas para dar um toque divertido e festivo à ceia de Natal da empresa, sem passar ou cair em comportamentos pouco adequados. Com um pouco de criatividade podemos converter a típica ceia anual num evento memorável. Além disso, para além de deixar sorrisos e boas recordações aos empregados, é uma boa atividade de team building e uma boa ação de employer branding.

 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *