Tendências no Turismo: Estas são as mudanças que vão moldar o turismo em 2020

posted in: Candidatos | 0

O setor turístico está em constante mudança devido ao surgimento de novas necessidades e da alteração do comportamento do viajante. As novas tendências que experienciamos em 2019 vão ver o seu amadurecimento este ano, no qual o principal objetivo vai continuar a ser melhorar a experiência do visitante e fazer com que a gestão da sua viagem seja o mais fácil e rápida possível. Entre os principais fatores que vão moldar o panorama turístico este ano, destacam-se a preocupação do turista com a sustentabilidade, a procura de experiências autênticas e únicas, o crescente interesse pela autogestão de tudo relacionado com a sua viagem do início ao fim através de soluções tecnológicas e, seguindo este último ponto, o estabelecimento de soluções tecnológicas que já vimos a serem desenvolvidas em 2019, tal como Big Data ou a Inteligência Artificial.

O turista tem cada vez mais consciência ambiental e social

As gerações mais jovens estão motivadas a viajar e conhecer até os sítios mais ocultos do mundo, mas não a todo o custo. Cada vez mais se percebe que existe uma crescente preocupação do viajante pelo meio ambiente, e entre duas opções, inclinam-se por aquela que tem em conta o ambiente e o turismo sustentável. De igual modo, uma vez no destino, os viajantes optam por meios de transporte que sejam mais sustentáveis, tais como a bicicleta, o comboio, o metro ou elétrico, preferindo disfrutar desse modo do que chegar mais rápido.

Uma das tendências que foi detetada também, após a preocupação por respeitar a população local e tentar atenuar a exploração turística, foi a procura de destinos secundários, não tão frequentados por turistas, e que também lhes oferece essa experiência única e autêntica que procuram as gerações mais jovens.

Umas férias com mais sabor

O que melhor representa a cultura de um país é… a sua comida! E o turista já não quer as ofertas de uma cadeia de restaurantes, mas antes provar aquelas cozinhadas pela “avó”.

A gastronomia é hoje um dos aspetos que mais os atrai a um destino, e procuram ser os primeiros a descobrir os cantos mais autênticos e frequentados pelos locais.

Através de páginas de recomendações e posts nas redes sociais, os viajantes encontram a massa mais autêntica em Itália, a tortilha de batata de Pepe melhor cozinhada em Espanha e o Pad Thai mais saboroso na Tailândia. E este ano as redes sociais continuaram a ser as grandes promotoras das empresas turísticas. Só no Instagram já há mais de 1.000 milhões de usuários ativos mensais, os quais na sua maioria seguem as empresas. O impacto e o modo em que os negócios podem chegar aos turistas através destes canais é enorme, pelo que continua a ser muito importante, de forma direta ou indireta, aparecer e conectar com os usuários através deste meio. Efetivamente, segundo um estudo de ElTenedor, as opiniões são (depois da relação qualidade-preço) o fator que mais têm em conta na hora de escolher a que restaurante ir. Para além disso, uns 75% afirmavam consultar sempre as opiniões antes de reservar e 60% reconheciam que partilhavam a sua experiência deixando uma opinião.

O amadurecimento das mudanças tecnológicas

Hoje é imprescindível que as empresas ponham nas mãos do turista tecnologia que lhes facilite a sua tomada de decisões, fazendo a gestão da sua viagem o mais fácil e rápida possível. São digitais, e estão interessados em receber recomendações personalizadas e inteligentes sobre experiências inovadoras, realizar reservas e gerir em tempo real com um simples click.

O principal meio para passar por todas essas etapas é o telemóvel, sendo utilizado do início ao fim para absolutamente tudo que se relaciona com a viagem, desde a pesquisa de informação sobre o destino, a sua planificação, publicar sobre a sua viagem, realizar pagamentos, etc., e isto é possível com os avanços tecnológicos de Big Data, Blockchain ou Inteligência Artificial que estamos a experienciar.

  1. Big Data ajuda as empresas a fundamentar as suas decisões com dados, e tornar a gestão menos dispendiosa, mais eficaz e mais inteligente. Graças à análise de grande dimensão de dados sobre o comportamento do visitante, as empresas podem criar estratégias de marketing precisas e adaptadas às necessidades reais do seu público-alvo, prever essas necessidades, personalizar a sua experiência e fidelizar o cliente de uma forma muito mais rápida e eficaz.
  2. Blockchain, ou cadeia de blocos, armazena de forma pública todas as transações que são feitas numa rede. Cada uma é refletida no blockchain e deve ser confirmada por cada um dos membros componentes para que se registe. Desse modo garante que os dados são seguros e inalteráveis. Alguns dos benefícios que o blockchain trouxe foram os pagamentos seguros e fáceis sem perigo de cobranças duplicadas ou a criação de uma identificação virtual no telemóvel que deixa no passado documentos físicos como o bilhete de identidade/cartão de cidadão.
  3. A Inteligência Artificial converteu-se no nosso melhor assistente e estamos já habituados a perguntar à Siri, Alexa ou Cortana quais os restaurantes próximos, rastreá-los através de comandos de voz ou perguntar sobre a disponibilidade para jantar num restaurante através do chatbox do seu site.

Em 2020 vamos ver como a aprendizagem dos chatbox avança e se torna cada vez mais humano ou como aos poucos a robótica aparece nas receções dos hotéis para gerir reservas e facilitar informação. Cada vez mais as empresas turísticas e hoteleiras aplicam estas novas tecnologias para prever tendências, oferecer um melhor serviço ao cliente e personalizar a sua experiência.

Com novas mudanças, novos empregos

Todas estas mudanças que estamos a experienciar obrigam as empresas turísticas e hoteleiras a implementar novas soluções para conectar eficazmente com o cliente, e com estas novas soluções vem a exigência de novos perfis que saibam usá-las. Assim, temos visto nos últimos anos uma crescente requisição de perfis especializados na robótica, cibersegurança, marketing digital, etc., que ofereçam o serviço que o viajante espera.

Apesar do debate que existe em relação a como a tecnologia ultrapassará o humano em muitos empregos, posições como atendimento ao cliente e sucesso com este continuam a ser uma peça chave na indústria. Esta é uma indústria na qual a interação com o cliente é constante, e ainda que muitas das tarefas se possam automatizar e tornar digitais, a empatia e a relação humana são chave no setor e insubstituíveis.

Explora centenas de oportunidades profissionais em turijobs.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *