Qual é o teu principal ponto fraco? Como deves responder numa entrevista

Esta é uma das perguntas que, seguramente,  será mais difícil de responder numa entrevista de trabalho. Um pergunta aparentemente inocente que, na realidade, esconde muita informação para o entrevistador.

A pergunta, “qual é o teu principal ponto fraco?”, numa entrevista de trabalho é uma questão quase obrigatória para os departamentos de recursos humanos e o seu objetivo é descobrir como enfrentam os candidatos as suas debilidades e como solucionam.

O entrevistador sabe perfeitamente que todo a gente comete erros, mas quer, certamente, colocar-te à prova para saber se és consciente disso, além de conhecer um pouco mais da tua personalidade no trabalho.

Para superar esta pergunta e, inclusive, utilizá-la para o teu próprio benefício, segue os conselhos que te propõe a Turijobs:

Escolhe o ponto fraco adequado

O primeiro passo é avaliar-te e reconhecer os teus pontos fortes e fracos antes da entrevista de trabalho. Sabemos que pode ser muito complicado reconhecer as nossas próprias qualidades e fraquezas, mas todos devemos fazer o exercício de auto-conhecimento para que estejemos o mais preparados possível na entrevista de trabalho.

honesto contigo mesmo e não tentes forçar debilidades que não tens ou subestimar fraquezas que tens. No processo de auto-avaliação, apenas tu terás esse conhecimento, assim que sê sincero com a tua personalidade. Quando na entrevista de trabalho, é muito importante que mantenhas essa honestidade com o recrutador e não inventes pontos fracos falsos, já que o entrevistador poderá comprovar que é mentira ao longo da entrevista.

A chave está em saber escolher o ponto fraco adequado, aquele que te permitirá seguir o processo de seleção e ser um dos candidatos selecionados para a fase seguinte.

Pontos fracos no contexto de trabalho

Para saber que debilidade escolher, revê a oferta de trabalho detalhadamente. Que requisitos indispensáveis deve ter o candidato ideal? Que funções deve realizar? Baseia-te nestas perguntas e escolhe o teu ponto fraco em consequência desta análise.

Por exemplo, no posto de trabalho como cozinheiro pode ser indespensável saber trabalhar em equipa, ser organizado e ter conhecimentos de cozinha. Então, evita comentar que preferes trabalhar sozinho ou que és desordenado, e aposta por pontos fracos que não afetam o teu trabalho diário.

Nunca digas…

“Sou demasiado perfecionista” ou “trabalho demasiado”. São pontos fracos que o entrevistador já ouviu demasiadas vezes e, na maioria dos casos, não são realidade. Como dizíamos, fala-lhe de um ponto fraco real sem necessariamente expressar a tua maior fraqueza, pois estarias a eliminar a tua própria candidatura ao posto de trabalho.

Por outro lado, também não dês ao entrevistador um exemplo irrelevante para a tipologia de trabalho ao qual aspiras. Por exemplo, se a tua entrevista de trabalho é para um posto de trabalho em cozinha, não respondas que o teu ponto fraco são as finanças. Poderia dar a entender ao entrevistador que não queres mostrar quais são os teus pontos fracos ou que não sabes responder à questão e serias eliminado do processo de seleção.

Por fim, recorda que estás a “vender” a tua candidatura, logo não deves partilhar aquelas debilidades que não soubeste solucionar ou que estás em processo para melhorar.

Converte o negativo em positivo

Foca sempre a tua debilidade pelo lado positivo. Como? Argumentando a forma como solucionaste este ponto fraco ou revelando uma força que faça contrastar essa fraqueza.

O objetivo é que a empresa veja o teu ponto fraco como um desafio profissional que superaste e que te permitiu converter num candidato melhor preparado para o posto de trabalho a que te estás a candidatar.

Não exageres sobre a mudança que tiveste nem sequer incluas aspetos muito pessoais. O último que irá querer ouvir o teu entrevistador é que os teus familiares ou amigos influenciaram o teu trabalho e saber que podem fazê-lo de novo no futuro.

Exemplos de respostas

“Qual é o teu principal ponto fraco?” É uma pergunta difícil de responder que, certamente, queres preparar, e aconselhamos-te que o faças, mas evita memorizar uma resposta exata, já que o entrevistador verá que estiveste a preparar um resposta e pensará que não é um ponto fraco real.

Podes apostar por pontos fracos como ser desorganizado que soubeste gerir para planificar corretamente o teu trabalho, o tempo que dedicavas às tuas tarefas e que agora sabes encurtar de forma a seres mais eficiente ou a incapacidade de realizar diferentes projetos simultaneamente e que agora podes cumprir acima das expectativas.

Como comentávamos anteriormente, a chave está em salientar o teu lado positivo e destacar que o que te fez evoluir enquanto profissional. Relembra também de referir o método, as ajudas ou os processos que utilizaste para melhorar, para dar veracidade à mudança.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *