Os 5 melhores exemplos de salário emocional

posted in: Candidatos | 0

Os métodos para reter o melhor talento da empresa mudaram e o dinheiro já não é o único incentivo para o fazer. Qualquer empresa que esteja interessada em manter os seus trabalhadores deverá oferecer outros incentivos para que os seus trabalhadores fiquem ao longo do tempo. A isto dá-se o nome de salário emocional.

salario emocional

O que é o salário emocional?

O salário emocional é uma modalidade de retribuição que se realiza a um empregado, na qual se incluem benefícios não monetários. Este tipo de retribuição tem o objetivo de satisfazer as necessidades pessoais e profissionais do trabalhador, melhorando a sua qualidade de vida.

Trata-se de uma prática que as empresas utilizam para motivar e reter os talentos, na medida em que melhoram a perceção que os trabalhadores têm sobre a empresa.

Assim, o salário emocional converte-se numa das chaves fundamentais para fidelizar o talento. No entanto, sabes como afeta um negócio?

Benefícios do salário emocional

As principais vantagens para as empresas que implementam o salário emocional entre os seus trabalhadores são:

  • Baixa rotação do pessoal
  • Menor gasto destinado à procura, captação e seleção de talento
  • Poupança de tempo a formar novos talentos
  • Facilidade na captação e retenção do talento mais jovem
  • Baixo índice de absentismo laboral
  • Equipa de trabalhadores empenhada
  • Aumento na produtividade da empresa
  • Aumento na rentabilidade do negócio
salario emocional

Os 5 melhores exemplos

  • Flexibilidade horária

Trata-se de uma prática fácil de implementar na empresa. Para além disso, é gratuita e acaba por ser bastante interessante para os funcionários.

Por horário flexível entende-se que o trabalhador deve cumprir com as horas de trabalho acordadas, mas sem um horário estipulado de entrada e de saída. A flexibilidade horária permite a conciliação familiar dos funcionários, o que tem repercussões na produtividade da empresa.

  • Teletrabalho

Cada vez são mais as empresas que implementam políticas de teletrabalho para os seus empregados, e isto não é só por ter sido necessário devido à crise sanitária do COVID-19. Trata-se de uma tendência que permite trabalhar em casa de forma pontual, ou também de forma permanente.

Os trabalhadores valorizam muito esta prática, pois para além de melhorar a conciliação entre a vida pessoal e laboral, evita os gastos e o tempo de deslocação ao trabalho. Graças a plataformas como Skype, Zoom, Microsoft Teams, etc., o trabalho à distância não é um inconveniente para uma grande parte dos negócios.

  • Formação profissional

Um dos principais motivos pelos quais os trabalhadores mudam de trabalho é para melhorar e potenciar o desenvolvimento profissional. Após algum tempo numa mesma empresa sentem que já não estão a aprender nada de novo ou deixam de ter novos desafios/objetivos e sentem-se desmotivados.

Para evitar que isto aconteça as empresas têm a opção de criar planos de carreira profissional. Estes podem incluir conversas ou workshops no próprio escritório, a subvenção de cursos ou a assistência a eventos e congressos de interesse profissional.

  • Benefícios de saúde (física e mental)

A saúde é outro fator a ter em conta para conseguir a felicidade dos trabalhadores. Cuidar da sua saúde, tanto física como mental, fará despertar a mente e evitará o stress na equipa.

Dependendo da magnitude da empresa, poderão ser implementadas opções mais simples ou mais complexas a levar a cabo. Por exemplo, subvenções a ginásios, parking de bicicletas para incentivar o seu uso como transporte ao trabalho, uma sala de jogos no escritório para desconectar um pouco, aulas de yoga coletivas, etc.

  • Benefícios sociais

Os benefícios sociais geram um impacto emocional aos trabalhadores e devem ser tidos em consideração.

Pensa em tudo que podes fazer pelos teus funcionários e também pelas suas famílias. Desde seguros, planos de reforma, subvenções, cartões para restaurantes, passes de transportes públicos, descontos em produtos e serviços, etc.

Pode-se aproveitar também para oferecer à equipa produtos e serviços da própria rede de clientes e/ou fornecedores da empresa.

Sem dúvida alguma, com estes benefícios qualquer empresa conseguirá marcar a diferença.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.