Como fazer uma carta de agradecimento

posted in: Candidatos | 0

Se chegaste até aqui, parabéns! Isto quer dizer que dedicaste o tempo necessário para escrever um currículo perfeito, uma boa carta de apresentação, conseguiste chegar à fase da entrevista pessoal e agora precisas de escrever o último documento para ter êxito: escrever uma carta de agradecimento.

carta de agradecimiento en inglés

O que é uma carta de agradecimento?

Para que dês a este documento a importância que verdadeiramente tem, digamos que é aquilo que poderá fazer a diferença entre estar desempregado ou conseguir o trabalho que queres. Lembra-te que o ideal é enviá-la no dia laboral seguinte ao qual tiveste a entrevista de trabalho. Tem um duplo objetivo:

  • Por um lado, oferecer a oportunidade de mostrar de um modo subtil o teu interesse por conseguir o posto de trabalho agradecendo honestamente o tempo que o recrutador usou para te entrevistar.
  • Por outro lado, este documento é a desculpa perfeita para acrescentar qualquer documento (como uma carta de recomendação) que não pudeste levar para a tua entrevista ou outra informação que não conseguiste dar anteriormente.

Conselhos para escrever uma carta de agradecimento

  • Carta personalizada. Isto é muito importante, pois deves indicar sempre a quem está dirigida a carta, incluindo o seu nome, apelidos e posição na empresa.
  • A brevidade é essencial. Não deves repetir informação já dita durante a tua entrevista pessoal. Simplesmente inclui os documentos ainda não apresentados e agradece a disponibilidade do recrutador.
  • Menciona quem és. Não tenhas por certo que o entrevistador se vai lembrar de ti. É possível que tenha tido outras entrevistas, por isso não te esqueças de mencionar o teu nome e algo que sucedeu durante a entrevista pessoal.
  • Não esperes uma resposta. Ainda que uma resposta fosse um sinal de que a empresa está interessada em ti, para não criares falsas expectativas é melhor contar que não respondam à tua carta.
  • Vocabulário e estilo adequado. Lembra-te que este documento deve ser profissional, logo deves usar vocabulário adequado, evitando coloquialismos.

Passos para fazer uma boa carta de agradecimento

Segue este modelo sobre como fazer uma carta de apresentação e farás com que o teu perfil se sobressaia do resto dos candidatos:

  1. Informação pessoal. Começa por escrever na parte superior o teu nome, apelidos e dados de contacto (correio eletrónico e telemóvel).
  2. Data e dados da persona a quem vai dirigida.
  3. Primeiro parágrafo. Depois de uma saudação formal, escreve num par de linhas quem és e agradece o tempo que dedicou para te entrevistar.
  4. Segundo parágrafo. Explica o propósito da tua carta num máximo de quatro linhas, sinalizando algo significativo que tenha acontecido durante a entrevista, demonstrando o entusiasmo para trabalhar na empresa e porque és um bom candidato.
  5. Terceiro parágrafo. Agradece novamente a disponibilidade do recrutador e refere novamente como pode entrar em contacto contigo caso tenha alguma pergunta a fazer.
  6. Despedida e assinatura. Despede-te de um modo formal e assina o documento com o nome completo.
  7. Revisão. Por último, não te esqueças de rever o documento as vezes que for necessário até estares seguro que não existem erros gramaticais ou ortográficos, se o tamanho da letra e espaçamento são apropriados e se usas o vocabulário profissional adequado.
Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.