Guia: como ir vestido a uma entrevista de trabalho segundo o que desejas comunicar

Um guia completo, para homens e mulheres, com conselhos sobre como ir vestido a uma entrevista de trabalho de acordo com aquilo que desejas comunicar.

Cada vez mais são os especialistas em recursos humanos que aconselham dedicar tanto tempo em preparar o teu aspeto físico para uma entrevista de trabalho como o teu curriculum.

Os números refletem este conselho: 41% dos empresários reconhece que aqueles que se vestem de maneira profissional têm mais oportunidade de serem promovidos na sua empresa e descobriu-se que podes ganhar mais 5% ao ano, simplesmente melhorando o teu vestuário.

Certo é que a roupa através da qual escolhemos nos expressar tem uma inegável carga simbólica que, num contexto de entrevista de trabalho, tem ainda mais importância.

Mas que mensagem- possivelmente sem nos darmos conta- estamos a transmitir com o nosso vestuário? Como podemos utilizar esse simbolismo a nosso favor?

 

Como ir vestido a uma entrevista de trabalho para comunicar que realmente estás interessado(a)?

É um erro muito comum acreditar que há um vestuário universal para ser entrevistado, quando a realidade é que um fato numa entrevista de trabalho informal jogará contra ti. Pensa o seguinte:

  • Se o teu chefe fosse Mark Zuckerberg, irias à entrevista de fato ou roupa mais formal?
  • Irias vestido da mesma forma a uma entrevista numa start-up do que a uma entrevista numa grande corporação?

Nada expressa maior interesse num posto de trabalho que investigar a empresa previamente e apresentar-se na entrevista de trabalho vestido em harmonia com a cultura corporativa da empresa. Para isso deverás investigar o grau de formalidade da empresa na hora de escolheres o que vestir, sendo as redes sociais uma fonte impagável de fotos valiosas de bastidores que podem oferecer-te muita informação.

Os estudos mostram que a maior parte da rotação de pessoal deve-se a que estes não se enquadram com a cultura corporativa da empresa acima da falta de capacidade ou experiência. Assegura-te que estás a comunicar que te encontras pronto para ser ”um dos seus”.

Como ir vestido a uma entrevista de trabalho para demonstrar que és responsável?

Aqueles que se vestem de forma mais formal, sugerem os estudos, são considerados como mais disciplinados e de confiança. Além disso, conseguem acordos mais lucrativos durante as  negociações.

E as surpresas não acabam aqui. Uma investigação demostrou que temos 3.5 vezes mais probabilidades de seguir um homem que passa o semáforo vermelho quando este tem um fato vestido.

Em caso de dúvida, e a não ser que a tua investigação prévia identifique uma cultura corporativa muito relaxada, opta sempre por uma indumentária um pouco mais formal em relação à que usarias no teu dia-a-dia profissional.

Como ir vestido a uma entrevista de trabalho para manifestar atenção aos detalhes?

Assegura-te de que a tua roupa está limpa e perfeitamente engomada. Uma vestimenta com manchas ou demasiado amarrotada deitaria por terra a imagem de profissional que se preocupa com os detalhes.

Não te esqueças, também, de selecionar aquelas roupas à tua medida. Uma peça de roupa que não se ajuste bem podem fazer-te parecer descuidado e fará com que te sintas incómodo durante a entrevista.

Porque há muito pouca margem para a expressão pessoal num situação tão formal, são os detalhes que enviarão uma mensagem sobre a tua atitude. Outros aspetos que deverás inspecionar são:

  • A higiene pessoal. Cabelo e unhas, entre outros, deveriam estar sob controlo.
  • Não exageres no perfume.
  • O mesmo com os acessórios, pois estes não deverão desviar a atenção das nossas capacidades.

Como ir vestido a uma entrevista de trabalho para expor que não temes arriscar?

Os especialistas recomendam  que recorras a um estilo minimalista, que fique em segundo plano, e ponha destaque as nossas capacidades profissionais. No entanto, colocar no nosso look alguns detalhes de individualidades podem impulsionar-nos para o êxito.

Os participantes num estudo interpretaram que,  o homem que levou um laço vermelho tem uma posição mais elevada, tanto em estatuto como em competências, em relação àquele que simplesmente levou uma gravata negra. Desta forma, os investigadores concluíram que desviar-se ligeiramente das convenções sociais, sugere uma posição de controlo suficiente, como para assumir o “custo social” que implica.

Mas vigia os excessos. Um simples detalhes que rompa com a monotonia do habitual ou um pequeno acessório diferenciador são suficientes para estabelecer a tua individualidade sem parecer estridente.

Como ir vestido a uma entrevista de trabalho para emanar autoridade vs cordialidade?

Desejas comunicar segurança, inteligência e autoridade? Opta pelos tons mais escuros. O posto de trabalho comporta um serviço ao público e o que pretendes transmitir é proximidade e cordialidade? Nesse caso deves usar tons mais claros.

Uma cor a evitar, especialmente, é o vermelho. O vermelho implica poder na maioria dos casos e pode resultar agressivo ou contraditório numa situação em que a batuta está do lado do entrevistador.

Em caso de dúvida, a cor infalível é o azul.  Os conceitos aos que se associa podem resultar verdadeiramente favoráveis numa entrevista de trabalho:

  • Conhecimento
  • Integridade
  • Serenidade
  • Criatividade

comunicacion-no-verbal

 

Homens: Como ir vestido a uma entrevista de trabalho

No caso dos homens existem certas particularidades que se devem ter em conta na hora de escolher a roupa para a entrevista de trabalho:

  • Opta por camisas em tons neutros. Podes acentuar a tua individualidade e adicionar algo que contenha textura ou inclusive uma gravata e tons vivos.
  • Reduz os acessórios ao minimo. Uma aliança (se for o caso) e o relógio deveriam ser os únicos acessórios presentes.
  • Os sapatos deverão estar tão polidos como o teu curriculum e ser de uma só cor, preferencialmente uma cor neutra. Os sapatos tipo Oxford são adequados para diferentes graus de formalidade.
  • No caso de ter barba ou bigode é aconselhável cuidá-la antes da entrevista. Uma barba demasiado comprida ou descuidada podem dar a sensação de que não prestas atenção aos detalhes.
  • O cabelo, seja curto ou longo, deve estar cuidado e manter o teu rosto visível. Uma entrevista de trabalho não é o momento ideal para exprimentar um novo corte de cabelo, pode fazer sentir-te verdadeiramente inseguro se o resultado não é o que esperavas.
  • A não ser que o “dress code” da empresa seja deliberadamente informal, tenta evitar calças de ganga. Em vez disso, opta por calças de tecido, no caso de ser uma entrevista business casual ou por um fato se for uma entrevista muito formal.
  • Tens dificuldade para identificar que peças de roupa escolher? Este vídeo explicativo de um especialista de recursos humanos da indústria da moda, Marat Chavtarayev, dá-te alguns exemplos dos três principais looks para uma entrevista de trabalho: fato, business casual e informal.

Mulheres: Como ir vestida a uma entrevista de trabalho

As mulheres, naturalmente, usam mais elementos visuais no seu look. Estes são alguns dos detalhes que deveriam ter em atenção:

  • Se pretendes usar saia ou vestido? Nesse caso opta sempre por levar meias. No caso de a entrevista se realizar num mês de calor, seleciona umas meias de verão cuja cor se aproxime do tom natural da tua pele. Leva sempre umas meias suplentes na mala como medida de precaução.
  • Evita saltos muito altos, poderia dotar a tua imagem de uma certa dureza. Uns sapatos fechados com um salto baixo é sempre uma opção mais segura.
  • Se desejas levar as unhas pintadas opta, mais uma vez, pelos tons neutros.
  • Deixa no armário aqueles elementos de estilo que podem desviar a atenção das tuas aptidões profissionais: saias curtas, estampados chamativos, decotes pronunciados, rendas… A ideia é que o foco sejam as tuas capacidades e não as tuas roupas.
  • Apresenta-te com um penteado que mantenha a tua cara visível. É recomendável que evites arcos, tranças e acessórios pra o cabelo.
  • A norma é clara: se tens dúvidas se essa peça de roupa é apropriada ou não para uma entrevista de trabalho, não a leves.
  • A maquilhagem pode ajudar-te a projetar uma imagem profissional. Para isso seleciona os tons nude e evita aquelas maquilhagens mais carregagas e chamativas. Trata-se de que te sintas cómoda na tua própria pele de forma a seres capaz de defender o teu talento. Pelo que, se não tens por hábito maquilhar-te, é recomendável que no dia da entrevista não o faças ou reduz ao mínimo.

 

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *