Plano onboarding: Prepare a chegada do seu novo trabalhador

A chegada de um novo trabalhador para a sua empresa é um dos momentos que mais vai marcá-lo(a) durante a sua gestão. Sabia que 4% dos empregados abandonam o seu trabalho depois do primeiro dia?

Para evitá-lo, cada vez mais as empresas recorrem aos “planos onboarding ”. Trata-se de um plano detalhado passo a passo que permite dar as boas-vindas a um novo empregado até integrá-lo completamente na empresa.

Vantagens do plano onboarding

  • Cria uma experiência memorável para o novo trabalhador
  • Permite integrar o profissional rapidamente dentro da empresa
  • Atrai o candidato e permite retê-lo na empresa durante mais tempo
  • Acelera a sua fase de aprendizagem, o que permite aumentar a sua produtividade
  • Reduz a rotação da equipa

plan onboarding

3 fases do plano onboarding

Para conseguir uma relação estável entre a empresa e o novo trabalhador, o processo de onboarding deverá ser preparado cuidadosamente. Dele dependerá a adaptação do novo talento, a sua produtividade e a permanência deste durante um largo período de tempo. Para isso, devem seguir os 3 passos seguintes:

Passo 1: Pré-boarding

A fase de pré-boarding começa durante o primeiro contacto entre a empresa e o trabalhador, isto é, na entrevista de trabalho. Nesta, deverá comunicar-lhe os valores da empresa, os horários, a hierarquia de trabalhadores, etc. Assim, desde o primeiro momento, o candidato  saberá se o seu perfil encaixa na empresa e o entrevistador poderá eleger o melhor candidato.

É muito importante que durante a primeira fase se mantenha uma comunicação fluída com o potencial trabalhador. Este pode ter dúvidas quanto ao funcionamento da empresa ou sobre como será o dia a dia no escritório. Mantenha-se aberto e assegure-se de responder com clareza a todas as suas dúvidas.

Antes de finalizar esta etapa, adiante-lhe toda a informação possível para que esteja informado e saiba o que vai encontrar no seu primeiro dia de trabalho. Pode lhe enviar o manual do emprego ou a apresentação oficial da empresa. Desta forma, dar-lhe-á uma margem de tempo para se preparar para o seu novo posto de trabalho.

plan onboarding

Passo 2: Onboarding – As boas-vindas

Deve procurar que o primeiro dia seja memorável para o trabalhador. Será essencial para fomentar a motivação e envolvimento deste com a empresa. Antes da sua chegada, deverá facilitar a morada exata da empresa e uma pessoa de contacto, em caso de imprevisto.

Uma vez no escritório, selecione um mentor que guie o novo trabalhador durante o seu primeiro dia. Se possível, que pertença ao seu próprio departamento. Será este quem se encargará de apresentar as instalações, mostrar o funcionamento de zonas comuns e apresentar o resto da equipa, entre outros.

Assim mesmo, será imprescindível conhecer todos os membros que formam a empresa, em particular a sua equipa, e o papel que desempenha cada um deles. Para isso, uma boa forma de integrar o novo membro é organizar uma reunião informal, juntamente com o responsável da empresa. Este deverá dar um discurso para inspirar e motivar os novos trabalhadores. O objetivo é celebrar a sua chegada, transmitir-lhe confiança e gerar envolvimento para a sua equipa.

Uma vez no seu posto de trabalho, será essencial que tenha as ferramentas necesssárias preparadas para realizar o seu trabalho. O material de escritório, os programas instalados, entre outros. O manager ou chefe do empregado deverá mostrar-lhe que ferramentas a empresa utiliza, os processos ou modelos de trabalho e as responsabilidades que terá dentro da mesma. Também deverá guiá-lo(a) ao longo dos primeiros dias e fazer um seguimento das suas tarefas.

Passo 3: Onboarding contínuo

Um bom plano onboarding não acaba com o primeiro dia de trabalho do novo integrante. Nem na primeira semana, nem no primeiro mês. O objetivo deste plano passa por integrar completamente o novo empregado, e desta forma serão necessárias ações complementárias ao longo do tempo.

É importante mencionar as ações de teambuilding, já que facilitam a integração completa da equipa. Tratam-se de atividades desenvolvidas pela própia empresa que são organizadas com a finalidade de potenciar o trabalho em equipa. Uma competição desportiva, uma refeição em equipa ou o amigo invisível são, sem dúvida, bons exemplos de ações de teambuilding. Seja qual for a atividade, o objetivo deve sempre ser que todos os empregados se sintam parte da empresa.

Com o passar dos meses, o empregado saberá interiorizar a política da empresa, conhecerá na perfeição o produto e o serviço e será capaz de se desenvolver na empresa com total confiança. Será então quando poderá trabalhar com independência e conseguir uma maior responsabilidade dentro da organização.

 

Ler mais: 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *