Escreve uma carta de agradecimento e utiliza os nossos modelos!

É um erro pensar que a oportunidade de causar uma boa impressão começa e acaba numa entrevista de trabalho. Existe outra ocasião que, normalmente, passa despercebida: a carta de agradecimento.

Apesar de não ser essencial, encerrar uma entrevista com uma nota de agradecimento pode dar uma vantagem significativa na competição ao posto de trabalho

O propósito de uma carta de agradecimento é:

  • Agradecer pela oportunidade de explicar o nosso percurso profissional na entrevista
  • Dar mais informação sobre o que foi comentado na entrevista
  • Atualizar ou retificar parte da informação
  • Reivindicar a nossa vantagem competitiva para o posto
  • Reiterar o nosso interesse pelo emprego e pela empresa

Não devemos então ficar pelas simples boas maneiras.  A oportunidade de ficarmos no topo da lista de candidatos e deixarmos uma boa impressão é muito valiosa e importante.

Conselhos para escrever uma carta de agradecimento

Existem algumas directrizes básicas que deveremos seguir para que a nossa nota de agradecimento seja realmente eficaz:

  • Envia a tua nota nas 24h imeadiatemente a seguir à entrevista. É importante que aproveites a atmosfera criada durante o encontro. Esperar durante um maior período de tempo poderia dissipar.
  • Inclui, sempre que seja possével, um link para o teu perfil profissional, um blog que escrevas ou qualquer outra página que possa ilustrar o teu trabalho.
  • Se, no caso, tratou-se de uma entrevista de grupo, deves enviar uma nota personalizada a cada um dos elementos que te entrevistaram. Evita a tentação de enviar-lhes a mesma carta de agradecimento, neste caso o esforço será ampliamente recompensado.
  • Se a pessoa que te convocou para a entrevista não é a mesma que te entrevistou, manda-lhe também uma breve nota agradecendo-lhe e explicando-lhe brevemente como correu.
  • Reivindica a tua vantagem competitiva para o posto de trabalho, aquele ponto que se destaca no teu currículo e que tiveste a oportunidade de explicar na entrevista. Não te esqueças que uma carta de agradecimento não deixa de ser mais uma ferramenta de marketing pessoal.
  • Mantém uma atitude profissional. Mesmo que na entrevista tenhas criado uma grande ligação com o recrutador, relembra que continuas a estar num processo de seleção formal.
  • Sê breve. Expõe de maneira clara e concisa o que consideres mais importante para as tuas opções no processo.

Modelos de carta de agradecimento

Carta de agradecimento depois da entrevista

Com o intuito de conseguir uma nota realmente certeira, o texto de agradecimento depois de uma entrevista de trabalho deve ser redatado o quando antes. Quando o ambiente é, ainda, vibrante e a informação ainda está fresca.

Exmo.(a) Senhor(a) [Nome e Apelido]

Venho por este meio, agradecer-lhe a entrevista para o posto de Desenhador Gráfico Sénior que realizamos ontem. Considero que a nossa conversa foi bastante informativa e motivante e sem dúvida gostaria reiterar o meu interesse em trabalhar na Empresa S.A.

Durante a entrevista tive a oportunidade de compreender em detalhe os desafíos que a sua empresa enfrenta nos próximo anos. Foi verdadeiramente interessante perceber que tanto a minha formação no software de desenho X, assim como, o meu estilo gráfico são qualidades que são necessárias para o posto. Podem ver mais do meu trabalho no meu portfólio online. Tal como comentei na entrevista, desejo prosseguir a minha carreira no setor da hotelaria. Um setor no qual levo mais de 10 anos de experiência, que me deram uma visão transversal do negócio.

Fico a aguardar a sua resposta, e agradeço novamente o interesse demonstrado na minha candidatura.

Atenciosamente,

[Nome e Apelido]

 

Carta de agradecimento depois de uma entrevista telefónica

As entrevistas telefónicas ou por Skype costumam anteceder uam entrevista final em pessoa. O nosso objetivo principal, neste caso, será superar as limitações da conversa telefónica, de uma logística algo mais complicada, para conseguir chegar a uma seguinte fase de seleção presencial.

Exmo.(a) Senhor(a) [Nome e Apelido]

Gostaria de agradecer-lhe a conversa telefónica que mantivemos ontem sobre os planos de expansão da sua empresa. Trata-se de um projeto apaixonante para o qual considero que poderia contribuir com a minha experiência.

Nos meus mais de 10 anos de experiência como Sales Manager, tive a oportunidade de liderar projetos internacionais semelhantes. Conheço não apenas o setor mas também os diferentes mercados europeus nos que a Empresa S.A. tem previsto fixar-se, pelo que tenho muitas ideias a oportar ao vosso projeto.

Gostaria de poder discutir mais detalhadamente essas ideias numa entrevista presencial. Fico a aguardar resposta e, de novo, agradeço o interesse na minha candidatura.

Atentamente,

[Nome e Apelido]

 

Carta de agradecimento para acrescentar alguma informação

Chegaste a casa depois da entrevista sem acreditar que te esqueceste de referir alguma informação essencial? Neste caso, esta nota de agradecimento será uma ferramenta imprescindível.

Exmo.(a) Senhor(a) [Nome e Apelido]

Escrevo-lhe para expressar o meu mais sincero agradecimento pelo tempo dedicado à minha entrevista de trabalho para o posto de “Office Manager”. Tendo avalidado detalhadamente a informação que me ofereceu, considero que posso contribuir da maneira significativa para o futuro da Empresa S.A. Tanto no meu posto atual de Gerente na Empresa X, como o mestrado de Recursos Humanos que me encontro a realizar, me prepararam para o desempenho de alto nível que exige a sua empresa.

Tive a oportunidade de perceber que nas próximas semanas planeiam migrar toda a gestão de pessoal para o software X. Trata-se de um software que utilizei durante os três anos que levo no meu cargo atual e que sem dúvida posso ajudar a implementar com sucesso.

Agradeço de novo o vosso interesse e aguardo que me comuniquem os passos seguintes no processo de seleção.

Atenciosamente,

[Nome e Apelido]

Carta de agradecimento com referências

É uma prática comum acabar uma entrevista de trabalho solicitando ao candidato que envie referências nas próximas horas. Aproveitar esta situação para enviar uma nota de agradecimento que inclua as referências que pode resultar num duplo benefício.

Exmo.(a) Senhor(a) [Nome e Apelido]

Queria agradecer-lhe a conversa mantida ontem sobre a minha candidatura para a vaga de E-commerce Managaer que a sua empresa tem disponível. Deparei-me com uma entrevista muito informativa e um projeto realmente apaixonante, pelo que gostaria de reiterar o meu interesse em colaborar convosco.

Durante a entrevista pude entender, detalhamente, o que realmente necessitam na sua empresa. Considero que o meu histórico de vendas digitais no setor da restauração, juntamente com a minha afinidade pessoal pelo tema, converteram-me num candidato a valorizar.  

Nos 3 anos de exercício como E-commerce Manager na minha empresa atual, consegui aumentar as reservas online dos nossos restaurantes em 35%. Um sucesso que gostaria de ter a oportunidade de replicar na Empresa S.A.

Tal como me solicitaram, anexo a este email as minhas referências.

Aguardo por notícias vossas.

Atentamente,

[Nome e Apelido]

 

Carta de agradecimento depois de uma segunda entrevista

Alguns dos processos de seleção são compostos por várias rondas de entrevistas. Se te convocaram para uma segunda entrevista, estarás certamente no topo da lista de candidatos.

Independentemente se enviaste ou não uma nota de agradecimento depois da primeira entrevista, fazê-lo nesta fase nao só é recomendável como é de elevada importância.

Exmo.(a) Senhor(a) [Nome e Apelido]

Quero agradecer-lhe a considerção e o tempo despendido numa segunda entrevista.  Aprecio o interesse que demonstrou na minha candidatura e a oportunidade  que me concedeu de conhecer a sua empresa mais detalhadamente. Este processo de seleção foi de grande interesse para mim. 

Tal como discutimos ontem, considero que os 10 anos de experiência que tenho a desenhar planos de comunicação e a supervisar a sua implementação prepararam-me para desempenhar com sucesso as funções de Marketing Manager na Empresa S.A. Durante estas duas conversas, cheguei à conclusão de que posso contribuir positivamente para os projetos de futuro que tiveram a amabilidade de detalhar-me.

Agradeço novamente a vossa atenção e fico a aguardar a decisão final.

Atenciosamente,

[Nome e Apelido]

 

Carta de agradecimento depois de a tua candidatura ser rejeitada

Por mais surpreendente que possa parecer, a tua relação com a empresa não acaba uma vez que não sejas o candidato escolhido. Enviar uma nota de agradecimento depois de ter sido eliminado do processo de seleção contribui para manter uma imagem profissional para a qual tanto trabalhaste. Dar uma boa impressão pode ser uma grande ajuda num futuro processo de seleção.

Exmo.(a) Senhor(a)

Agradeço ter sido notificado sobre a rejeição da minha candidatura. Apesar de não ser o candidato escolhido, gostaria de igual modo agradecer o facto de ter considerado a minha candidatura para este processo. 

O que pude averiguar da sua empresa durante a entrevista pareceu-me realmente interessante e ficaria encantado de poder trabalhar convosco no futuro. Deste modo, peço-lhe que guardem os meus contactos e o meu histórico profissional. Se nos próximos meses tiverem uma vaga que se encaixe no meu perfil, não exitem em considerar-me para o posto.

Despeço-me, agradecendo de novo o interesse e desejo-lhes o maior sucesso nos próximos projetos.

Atenciosamente,

[Nome e Apelido]

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *