Vantagens de trabalhar no sector do turismo

posted in: Candidatos | 0

Talvez estejas a pensar em fazer uma mudança na tua carreira ou acabaste de terminar os estudos universitários e estás indeciso sobre qual o caminho a tomar. Já pensaste em trabalhar no setor do turismo e hotelaria? Neste post, dizemos-te como mergulhar neste diversificado e maravilhoso setor, onde a descoberta de culturas, países e pessoas de todo o mundo são as maiores atrações.

Porquê trabalhar no sector turístico?

Graças ao número crescente de visitantes, o setor turístico tem sido líder no que toca à criação de emprego, com uma grande diversidade de posições onde há espaço para todos os tipos de perfis.

Se gostas de conhecer países e culturas, se tens habilidades de comunicação e estás interessado em trabalhar num ambiente extremamente dinâmico, este é um setor onde podes encaixar.

  • Ampla gama de posições e espaço para crescer

Um dos pontos mais atrativos do trabalho neste setor é a grande variedade de vertentes que oferece, desde o trabalho em resorts, em restaurantes ou em aviões como os comissários de bordo que viajam pelo mundo. Verticalmente, também oferece muitas possibilidades de crescimento, de promoção e oportunidades para assumir maiores responsabilidades. Naturalmente, este é um setor onde o crescimento e o desenvolvimento são assegurados e onde o tédio é impossível.

  • Um setor com futuro

Todos os anos recebemos mais turistas e isso reflete-se na procura de profissionais qualificados pelas empresas para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Decidir que queres criar uma carreira neste setor é muito acertado. Não só por causa das posições tradicionais do setor, mas porque com a transformação digital foram criados novos perfis profissionais especializados.

  • Viaja pelo mundo

Se és um viajante insaciável e conhecer novas culturas é a tua paixão, o turismo é o teu setor uma vez que é transferível para qualquer país. Poderás trabalhar em qualquer lugar do mundo que recebe turistas fazendo o que gostas.

Estamos a passar por uma autêntica transformação cultural, onde viajar se tornou a principal motivação. Isto, juntamente com um aumento de voos para destinos diferentes a um preço mais competitivo, derrubou fronteiras para os turistas mais aventureiros, aumentando as suas visitas a novos países e, consequentemente, aumentando o número de posições nos cantos mais paradisíacos do mundo. De certeza que a esta altura do post já te estás a imaginar a trabalhar nas Bahamas.

  • Aprende novos idiomas e culturas

Não é preciso viajar para conhecer culturas de todo o mundo. Espanha recebe visitantes de todos os cantos, e servindo-os podes aprender sobre as suas culturas, línguas e costumes. Talvez este seja um dos pontos mais estimulantes da profissão, a possibilidade de desenvolver e abrir a mente não só como profissional, mas como pessoa.

Os empregos mais procurados no sector do turismo

O nosso último relatório trimestral de emprego revelou que as áreas onde mais se procuram profissionais são Sala, Cozinha e Receção.

Sala continua a ser líder como área que mais cria emprego com 23,69% das ofertas. Em segundo lugar encontra-se Cozinha com 16,60% seguido pelas áreas de Receção (15,60%), Comercial (7,36%) e Atenção ao Cliente (6,42%).

Também vemos como cada vez mais se procuram perfis especializados que dêem resposta aos novos comportamentos do viajante, agora muito mais móvel, informado e pró-ativo ao organizar a sua viagem. Perfis de “community manager”, gestores de novas plataformas digitais, especialistas em IA ou Big Data estão a tornar-se cada vez mais procurados.

Onde estão as maiores ofertas do setor turístico

Mais uma vez, Lisboa está no topo da lista de cidades portuguesas com maior número de ofertas de trabalho. Baseando-nos no nosso último relatório de emprego, com 47,36% Lisboa é também líder da lista de cidades que mais turistas recebe, seguida do Porto (20,43%) e Faro (20,12%).

Soft skills necessárias para trabalhar no setor turístico

Muitos destes trabalhos exigem que enfrentes o público, de modo que as competências sociais e de comunicação são essenciais: falar várias línguas, ou pelo menos inglês para um público internacional e a língua local, é essencial para ser capaz de acolher turistas e para fazer com que se sintam confortáveis durante a sua estadia. Do mesmo modo ser educado e afável fará com que o serviço prestado se destaque aumentando a satisfação do hóspede.

Outras soft skills procuradas para posições de turismo são a capacidade de trabalhar em equipa, a empatia e o envolvimento. Ao fim ao cabo, deverás desenvolver as capacidades que te irão ajudar a atingir o objetivo principal:  fazer com que os visitantes desfrutem da sua estadia e experiência.

Por último, mas talvez o mais importante, é a vocação, isto porque trabalhar neste setor pode ser muito duro, com longas horas de trabalho e muita pressão. É importante que sintas paixão pelo turismo, que estejas confortável em lidar com pessoas e em trabalhar sob pressão para que possas sentir-te realizado e possas desfrutar do trabalho.  

Formação necessária para trabalhar no setor turístico

Uma formação profissional ou formação universitária em turismo são necessários para que te qualifiques para cargos mais exigentes como diretor, gerente, etc. Também é valorizado que tenhas uma formação específica na área em que tens interesse em especializar-te. Dá uma vista de olhos em cursos especializados aqui.

Num mercado cada vez mais competitivo e profissionalizado, e onde as tecnologias e os comportamentos do turista mudam continuamente, é essencial que a tua formação esteja sempre atualizada se quiseres destacar-te como candidato e optar pelas melhores oportunidades.

Aqui estão alguns dos cursos mais procurados no setor do turismo:

  1. Universitário: Licenciatura em turismo
  2. Universitário: Gestão de Empresas e Atividades Turísticas
  3. Universitário: Administração e Gestão de Empresas Turísticas e Marketing

A Turijobs tem centenas de ofertas no setor de turismo e hotelaria. Dá uma olhada em todas as posições aqui. Regista-te gratuitamente, completa o teu perfil e começa o teu futuro como um profissional de setor turístico e hoteleiro.

Ler más:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *