Descobre todos os tipos de entrevista de trabalho

Independentemente se estás agora a entrar no mercado de trabalho ou já levas alguns anos nele, saberás que além da experiência e das habilidades pessoais uma das chaves para conseguir um posto de trabalho é ser bem sucedido na(s) entrevista(s) de trabalho que terás que superar para alcançar esse trabalho que tanto anseias.

Uma entrevista é um processo de seleção, no qual,  a empresa estabelece certos parâmetros que os candidatos devem cumprir para poder ser considerados para o posto de trabalho disponível. Dependendo do tamanho e filosofia da empresa, a entrevista inical e/ou as seguintes podem ser conduzidas por alguém especialista do departamento de recursos humanos ou algum diretor da empresa.

Cada empresa estabelece o seu próprio processo de seleção de pessoal e como há diferentes tipo de entrevistas de trabalho, deves estar preparado o melhor possível para fazer frente, com certas garantias, a qualquer tipo de entrevista que possa surgir. Neste artigo, vamos explicar as diferentes situações que podes encontrar numa entrevista de trabalho e os tipos de entrevista mais comuns para que tenhas mais confiança durante a entrevista.

Uma entrevista formal ou informal?

Antes de analisar uma entrevista de trabalho e os seus tipos,  deves ter em conta que, em príncipio, podes encontrar dois tipos de entrevista de trabalho: formal ou informal. Este aspeto diz-nos muito da filosofia da empresa e qual se espera que seja a tua contribuição na mesma.

Por exemplo, numa entrevista formal deves cuidar muito o teu aspeto pessoal, a higiene, o vestuário, entre outros, e  ir preparado com várias cópias do teu currículo ou portfólio. Possivelmente, terás a entrevista com vários recrutadores que irão analisar as tuas aptidões. Neste tipo de entrevista é mantida uma distância adequada, fala o justo e o necessário e utiliza a terceira pessoa no teu discurso a não ser que te digam o contrário.

As entrevistas informais, normalmente, são levadas a cabo em empresas que trabalham diretamente com o público como restaurantes ou lojas de roupa. Se a empresa é pequena, provavelmente, a entrevista é reallizada pelo próprio dono e este dará muita importância às tuas características pessoais, para atenderes ao público com empatia. Se o fazes bem, é possível que acabes a entrevista com o posto de trabalho.

Entrevistas individuais ou de grupo?

Entre os diferentes tipos de entrevista de trabalho poderás encontrar uma entrevista individual ou em grupo juntamente com outros candidatos. Normalmente os aspirantes preferem as entrevistas individuais porque sentem-se menos nervosos, no entanto, as entrevistas em grupo também têm as suas vantagens se sabes pôr os teus próprios limites.

É certo que uma entrevista em grupo implica enfrentar outros candidatos e isto pode originar uma concorrência incómoda. O que deves fazer nesta situação é mostrar as tuas habilidades sem perder o respeito pelos teus companheiros. Não tentes ser o centro das atenções nem interrompas os restantes; trata-se de que demonstres como as tuas capacidades individuais servirão para melhorar a empresa independetemente se tens de trabalhar sozinho ou em equipa. Também não deves estar calado o tempo todo, ser introvertido não é uma qualidade que as empresa normalmente apreciem. Procura o equilibrio, sem ser o tímido do grupo nem aquele(a) que quer saber tudo.

Entrevistas pessoais ou à distância?

Na atualidade vivemos numa sociedade multicultural que implica um maior movimento laboral. Por isso, agora é muito fácil procurar trabalho à distância, noutro país ou região. Obviamente neste tipo de situações, realizar uma entrevista pessoal não é conveniente, nem aos recrutadores, nem aos candidatos, pelos gastos que implica, pelo que é comum realizar uma videoconferência.

Muitas pessoas sentem-se mais tranquilas numa entrevista à distância (por exemplo, através do Skype) que numa entrevista cara-a-cara. Relembra que numa entrevista à distância perde-se muito do que diz a nossa linguagem corporal, assim concentra-te em responder adequadamente ao que te perguntam, sem hesitações ou desvios.

Tipos de entrevista de trabalho

Agora que já conhecemos diferentes situações para uma entrevista de seleção de pessoal, vamos analisar os diferentes tipos de entrevista de trabalho segundo a sua estrutura:

  • Entrevista estruturada

Neste tipo de entrevista de trabalho nada é deixado ao acaso. Pode ser conduzida por um ou vários recrutadores e, tanto as perguntas como o momento em que se fazem, estão totalmente estruturadas. O objetivo é oferecer a todos os candidatos as mesmas condições para poder ver como responde cada candidato na mesma situação. É comum utilizar-se em empresas medianas e grandes que, normalmente, têm um departamento de recursos humanos.

  • Entrevista não estruturada

Esta entrevista é o oposto da anterior. O entrevistador reúne-se com o candidato com a ideia clara do que necessita, mas sem um guia de perguntas para todos os candidatos; as perguntas vão surgindo segundo as dúvidas que o recrutador tenha para assegurar-se das capacidades de cada aspirante. Estas entrevistas, geralmente, são realizadas em empresas pequenas ou familiares sem um departamento de recursos humanos.

  • Entrevista semiestruturada

Este tipo de entrevista é uma combinação das anteriores. O recrutador tem umas perguntas fixas que realiza a cada candidato, mas também faz outro tipo de perguntas para estar seguro que reúne toda a informação necessária. Segundo muitos especialistas é uma das que melhor funciona.

  • Entrevista de Stress

Esta entrevista é uma das mais exigentes, já que os candidatos além de demonstrar que têm os conhecimentos necessários que implica o posto de trabalho a que aspiram, também devem expor as habilidades necessárias para lidar com situações de stress, como ter de atender pessoalmente ou pelo telefone um cliente muito exaltado.

  • Entrevista de resolução de casos

Nestas entrevistas procuram ver os resultados que um candidato pode oferecer. O aspirante é posto à prova com um caso real da empresa e é-lhe pedido uma solução num tempo determinado. O sucesso da entrevista dependerá da rapidez de resposta e da eficiência da solução.

Por último, relembra que a preparação é fundamental para poder ter sucesso em todas as entrevistas de trabalho. Confia nas tuas possibilidades e  conseguirás aquilo a que te propões. Assim, se pensas que te discriminam pela tua idade, país de procedência, estado civil, género, orientações políticas, religiosas ou ideológicas, realiza a reclamação correspondente.

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *