Dia mundial do turismo 2018: As cidades mais tecnológicas do mundo

O próximo dia 27 de setembro tem um significado especial para todos os que estais a ler este artigo. Trata-se do Dia Mundial do Turismo, dedicado a todos aqueles que formam parte do setor. Um data que se celebra anualmente por todo o mundo. Uma ocasião única para conscencializar e fomentar o potencial do setor turístico.

Este ano, o Dia Mundial do Turismo (DMT) terá o seu foco nas oportunidades de inovação que proporcionam as tecnologias digitais no turismo. Novas tecnologias como a inteligência de datos, a inteligência artificial ou as plataformas digitais, entre outros.  Inovações que darão resposta ao desafio continuo que o setor turístico enfrenta.

As cidades mais tecnológicas do mundo

Para assinalar este dia, na Turijobs quisemos rever o TOP 5 das cidades mais tecnológicas do mundo.

1. São Francisco

A sede do Sillicon Valley ocupa a primeira posição considerada a cidade do futuro. Desde a sua cultura de startups até às grandes empresas de tecnologia como Google. Facebook ou Netflix, entre outras.

 

2. Nova Iorque

A zona de Manhattan é o centro financeiro do mundo, onde se encontra a tecnologia mais avançada. Integra, por exemplo, a rede de wi-fi LinkNYC em toda a cidade, uma rede gratuita com mais de 500 pontos de conexão.

ciudad tecnologica

3. Londres

Esta cidade conta com o maior número de startups do mundo e estima-se que nos próximos anos serão criados mais de 10 000 postos de trabalho relacionados com a tecnologia. No entanto, é a rede a rede de comboios Crossrail que posiciona a cidade londrina no ranking.

ciudades más tecnológicas4. Los Angeles

Trata-se da cidade que mais empregos gera no setor tecnológico dos Estados Unidos. Isto deve-se ao facto de que ano após ano são criadas novas oportunidades de nogócio.  Casa do Laboratório da Nasa e local da criação de empresas como Buzzmedia ou MySpace.

ciudades más tecnológicas

5. Taipéi

Taipéi caracteriza-se por ser o criador mundial de dispositivos tecnológicos. Destaca-se como uma cidade que aposta em hardware e produtos industriais. Aí, podemos encontrar grandes empresas como Asus e Acer.

ciudades más tecnológicas

E em Portugal?

Segundo um estudo realizado pelo site Bloomberg, Portugal ocupa a 30ª posição no top 50 dos países mais inovadores. Este ranking é medido com base nos critérios de I&D (Investigação e desenvolvimento), produtividade, tecnologia de ponta, quantidade de patentes, estudos realizados,  produção com valor acrescentado e eficiência do ensino superior.

No que respeita a cidades, Lisboa encontra-se no 26º lugar das cidades mais tecnológicas da Europa, segundo o estudo Understanding European Technology Clusters. Além disso, segundo o Wall Street Journal, medidas como a criação de incubadores de start-ups e a atração de eventos internacionais tornam Lisboa como uma das cidades europeias mais atrativas para instalar centros tecnológicos. Prova disto, é a escolha da cidade de Lisboa para o novo centro de serviços da Google.

cidades mais tecnológicas

Ler mais:

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *