Turismo de eventos: que oportunidades laborais oferece?

Os eventos de grande escala organizados em todo o mundo oferecem inúmeras oportunidades de emprego interessantes, nomeadamente, para o setor de turismo. Eventos desportivos como o Mundial de Futebol ou eventos musicais como o Festival da Eurovisão geram, todos os anos, milhares de postos de trabalho nos países onde se realizam.

O boom de emprego que se gera nos eventos destacados surge devido ao volume de trabalho que estes implicam, mas também à chegada de turistas, nacionais e internacionais, que viajam para as cidades para assitir a estes eventos. Mesmo as localidades situadas ao redor e todo o país são beneficiadas pela chegada e estadia dos turistas, o que se torna a principal razão para esse aumento de trabalho.

Segundo o governo do Brasil, o último mundial de futebol, realizado naquele país, gerou quase um milhão de empregos e um impacto económico de 3 000 milhões de dólares na economia brasileira. Este ano, este evento terá lugar na Rússia e espera-se que os benefícios sejam ainda maiores. Outro grande evento que terá lugar este ano é o Festival da Eurovisão, na cidade de Lisboa. Na última edição, realizada na Ucrânia, 60 mil turistas visitaram o país e as autoridades ucranianas alegaram que os proveitos superaram os 35 milhões de euros.

Oportunidades de trabalho no setor de turismo

Este tipo de turismo, geralmente, proporciona contratos de trabalho temporários aos profissionais e sua duração varia de acordo com o evento. Como característica de destaque, tenha em conta que na maioria dos trabalhos ligados a estes eventos é essencial a fluência em outros idiomas, especialmente Inglês, além da fluência no idioma do país. Um dos setores que geram um maior número de ofertas de emprego é o setor de turismo, nomeadamente, nas áreas de restauração, hotelaria, transporte e atendimento ao cliente:

Restauração

O setor hoteleiro é o segmento de turismo que mais se beneficia e, os bares e restaurantes do país tem um maior número de postos de trabalho para oferecer. Alguns dos perfis mais procurados são chefes de cozinha, empregados de mesa, chefes de sala, profissionais para empresas de catering ou especialistas em segurança alimentar, entre outros. Destaque, também, para a figura do maître nos estabelecimentos de categoria superior, devido ao alto poder de aquisição do turista.

Hotelaria

A hotelaria é outra das principais áreas que gera mais postos de trabalhos com a organização deste tipo de eventos. Aqui podemos encontrar os trabalhos habituais de limpeza de quartos ou recepção, que exigem mais pessoal, além de outras figuras que proporcionam uma melhor experiência aos turistas. Profissionais como Customer Experience ou Guest Relations são cada vez mais procurados pelas empresas com o objetivo de proporcionar experiências únicas aos visitantes que se deslocam exclusivamente para a ocasião.

Transporte

Não só o transporte necessário para transportar os atletas, cantores e protagonistas dos eventos mas, também, para as pessoas que viajam para assitir aos eventos. Os perfis nesta área vão desde motoristas de transportes públicos e privados, motoristas de camião (para mover materiais necessários para a organização), ou mesmo perfis de organizador para garantir a boa execução das viagens que os turistas procuram.

Vendas e Atendimento ao Cliente

Finalmente, uma parte muito importante do emprego está na própria venda e promoção do evento e, também, no atendimento ao cliente antes, durante e depois do evento. Estas vagas acabam sendo as mais complexas, pois exigem um excelente domínio de idiomas, bem como, alguma experiência. Também aumenta a procura por agentes de reservas, guias turísticos e agências de viagens que, além do próprio evento, são responsáveis ​​pela gestão, venda e promoção da viagem turística no seu global.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *