4 desafios para realizar antes dos 40 anos

posted in: Candidatos, No trabalho | 0

Os 40 aproximam-se, e é o momento em que tens o conhecimento necessário para ocupar cargos mais altos, as capacidades mais relevantes para o mercado de trabalho e experiência de trabalho mais que consolidada.  Estás a um só passo de alcançar o topo da tua carreira! Então, na Turijobs, queremos desafiar-te a realizar 4 desafios que farão com que alcances o sucesso absoluto na tua trajetória profissional:

retos antes de los 40

Desafio nº1: Supera o teu nível num idioma

O conhecimento de um idioma divide-se em diferentes níveis, segundo a capacidade que temos de nos expressar nele. Atualmente existem os níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O nível A1 implica conhecimentos básicos do idioma, enquanto que, o nível B2 significa que já somos capazes de expressar e manter uma conversa nesse idioma sem grande dificuldade.

Neste desafio, propomos-te superar o nível B2 e atingires o nível C1. Isto é, conseguir um nível avançado de uma língua estrageira. Se já possuis esse nível na língua inglesa, aposta noutro idioma procurado no mercado de trabalho, como o Francês ou o Espanhol. Como?

Ouve e lê esse idioma todos os dias, durante o trajeto para o trabalho ou em casa depois de regressares deste. Também podes realizar um curso de algo que gostes que seja lecionado nesse idioma. No entanto, uma das melhores formas de aprender e avançares num idioma é falares com pessoas nativas. Notarás a diferença!

Desafio nº2: Partilha o teu perfil profissional

Para impulsionar a tua carreira profissional, é muito importante partilhares o teu perfil profissional  através das redes sociais. Dedica especial importância ao teu perfil de Linkedin.  Se além disso queremos nos destacar como profissionais do setor, devemos ir mais além. Então, o nosso próximo desafio será trabalhar a nossa “impressão digital”.

Além de manter o perfil atualizado em todas as nossas redes sociais, devemos criar conteúdo de qualidade. Também podemos partilhar conteúdo de outras pessoas de referência no setor. No entanto, relembra que o conteúdo deve sempre fazer sentido.

Outra boa opção é desenvolver uma página web ou um blog pessoal. Esta será a melhor apresentação de quem és, o que ofereces, o que procuras e o que és capaz de fazer. Sem dúvida, uma ferramenta muito potente para te dares a conhecer.

O objetivo de trabalhar a presença online será a ampliação da tua rede de contactos de forma a denvolveres networking. Estar em contacto com outros profissionais do setor irá abrir-te novas portas e dar-te novas oportunidades.

retos antes de los 40

Desafio nº3: Negociar o teu contrato

Uma das tarefas mais complicadas que terás encontrado ao longo da tua trajetória profissional é a negociação do contrato de trabalho. Agora é a hora de te afirmares e aprender a negociar o contrato para alcançares o próximo objetivo: obter um salário melhor.

Para isso, é crucial que saibas qual é o salário médio da tua profissão na tua localidade e dependendo da tua trajetória, inflacioná-lo moderadamente.

Antes de negociar o teu contrato, deves estar ciente dos teus pontos fortes e de tudo o que conquistaste para a empresa. Sê racional e faz uma proposta segundo os critérios  anteriores. Seguidamente, expõe e defende a tua proposta, negociando com firmeza e certeza, mas também com certa flexibilidade. Não se trata de nos conformamos com o primeiro que nos oferece a empresa, mas sim conseguir uma melhora de acordo com os teus objetivos.

Tem em conta que também podes negociar outras variáveis do contrato, para além do salário. Alguns exemplos podem ser o subsídio de alimentação, o subsídio de transporte, a flexibilidade horária, etc. Seja qual for o teu propósito, nunca te esqueças das boas maneiras.

retos antes de los 40

Desafio nº4: Ser feliz no trabalho

Uma das principais tendências do mundo do trabalho é procurar empregos que nos façam sentir melhor, mais que ter um melhor salário. Ser feliz no trabalho comporta um  bem-estar pessoal maior e, em consequência, maior rendimento e sucesso profissional. Para isso, o último desafio será o mais benéfico para ti .

No entanto, nem sempre é fácil conseguir a felicidade no trabalho. Segundo um estudo de Harvard, existem 3 razões pelas quais os trabalhadores podem conseguir ser felizes nos seus postos de trabalho. Para começar, devem sentir-se valorizados no trabalho e sentir que estão a contribuir para os objetivos da empresa. Além disso, devem sentir-se seguros nos seus postos de trabalho e ter uma clara visão de futuro e progresso. Finalmente, devem sentir o apoio e confiança dos seus superiores e colegas de trabalho.

Paralelamente, podes aplicar diferentes técnicas para impulsionar a tua felicidade no trabalho. Começa o dia com bom humor, apanha algum ar fresco entre horas, relaciona-te com os teus colegas e cria um espaço de trabalho a teu gosto, entre outros.

Se não estás confortável com o teu trabalho atual ou estás à procura de uma melhora na tua vida profissional, talvez possas considerar uma mudança de emprego. Nunca é tarde demais!

 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *