Estudar e trabalhar ao mesmo tempo. É possível?

Definitivamente, sim!

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser uma experiência muito gratificante. Não só porque a tua economia sai beneficiada, mas também porque te ajuda a ser uma pessoa mais produtiva e independente. Só necessitas de uma boa gestão de tempo e alguns conselhos, que te damos a seguir. Tem em conta que a maturidade, a responsabilidade e o compromisso que mostras ao conciliar estas duas áreas são três características que as empresas consideram relevantes.

Como te beneficia trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

  • Melhoras o teu currículo: Trabalhar e estudar ao mesmo tempo irá converter o teu CV numa candidatura mais qualificada. Além de somares mais uma experiência e uma formação no teu currículo, acrescentarás “proatividade”, “trabalho sobre pressão” e “iniciativa”, conceitos que desde a Turijobs te asseguramos que não passarão despercebidos entre os recrutadores. Se queres destacar-te em maior medida nos processos de seleção, damos-te as chaves para que se fixem em ti aqui.
  • Podes receber cartas de recomendação: É, sem dúvida, um valor acrescentado, muito positivo na tua carreira profissional. Este documento, ou inclusive a recomendação verbal a outras empresas, podem levar-te ao teu primeiro emprego especializado ou fazer com que progridas na tua carreira profissional.
  • Reduz os gastos académicos: Em muitas ocasiões, estudar implica um grande esforço económico, em especial, as licenciaturas, mestrados e pós-graduações, e nem sempre se tem recursos económicos para lhes fazer frente. Com um trabalho a tempo parcial, o teu salário irá permitir-te cobrir, ou no mínimo amortizar, este gasto extra.

Não obstante, combinar estas duas tarefas pode ser muito tedioso e desgastante. Só tens de aprender a geri-lo. Como?

  • Organiza o teu tempo: Gere o teu tempo e energia. Prioriza o mais importante em cada momento e deixa para mais tarde (ou para o dia seguinte) o que pode esperar. Recorda que a tua saúde deve sempre estar em primeiro lugar, logo guarda tempo para comer bem, não abuses do café, faz exercício físico e descansa.
  • Define uma meta realista: Assume os projetos que achas que poderás conseguir e não aqueles que gostavas conseguir. Adia esse curso que gostarias de realizar ou dedica menos horas a outros projetos. Trata-se de manter uma produtividade razoável enquanto procuras os teus objetivos.
  • Escolhe bem os teus estudos: Procura um centro de estudos perto do teu local de residência, uma escola com horários flexíveis ou inclusive inscreve-te em cursos online. O setor turístico e hoteleiro oferece uma grande oferta formativa de qualidade, e em alguns dos quais podes, inclusive, interatuar com os teus colegas. Podes ver o que oferecemos na Turijobs aqui.
  • Procura um trabalho adequado: Marca as tuas prioridades na procura de emprego. Ainda que nem sempre poderás escolher as condições, o mais acertado será um trabalho a tempo parcial ou com horário flexível que te permita estudar.
  • Guarda tempo para as atividades de lazer: Não te esqueças dos teus tempos livres. Umas horas de distração durante a semana irão ajudar-te a recarregar energia e a enfrentar o teu trabalho e estudos. Com uma boa planificação, terás tempo para o trabalho, os estudos e ainda para as tuas atividades de lazer.

E um último conselho Turijobs:

Não te esqueças de memorizar: “Se os outros conseguem, eu também consigo”.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *