Como conseguir trabalho depois dos 50 anos?

posted in: Candidatos, Procurar emprego | 0

Procurar trabalho pode ser uma tarefa tediosa. Mas se, além disso, tens mais de 50 anos, o processo pode ser ainda mais frustante. Segundo o mais recente relatório do INE, o número de desempregados com 45 ou mais anos é de 126,2 mil pessoas. Este valor que corresponde a cerca de 35,9% da população desempregada.

Este dado faz com que os profissionais se preguntem se é possível encontrar trabalho a partir dos 50 anos. A resposta é sim. Alcançar este objetivo com sucesso dependerá  do tipo de pesquisa que façamos e dos métodos que utilizemos.

Por isso, na Turijobs incentivamos-te a que leias este pequeno manual de como podes conseguir trabalho depois dos 50 anos.

conseguir trabajo después de los 50 años

O valor da idade

Nos dias de hoje, é mais que óbvio que uma pessoa com 50 ou mais anos é tão ou mais válida para trabalhar que uma pessoa de 25 anos. Por um lado, a vasta experiência aporta capacidades e rapidez para executar as tarefas. Além disso, a maturidade faz com que seja mais simples tomar decisões e resolver problemas ou questões que este poderá ter enfrentado anteriormente.

Por outro lado, longe do que possa parecer, os profissionais com mais de 50 anos têm um menor absentismo laboral. A paternidade ou maternidade ficou para trás, assim que as faltas no trabalho por motivos familiares não serão tão frequentes.

Os trabalhos mais oferecidos

Em alguns setores existe uma clara procura de trabalhadores com idade igual ou superior a 50 anos. Esses setores são as vendas, a atenção ao cliente, a manutenção, o transporte ou o turismo e a hotelaria. Se tens experiência neste último, este é o momento perfeito para aproveitares a tua anterior trajetória e começar a procurar o próximo emprego.

Muitos negócios turísticos e hoteleiros procuram profissionais com idade superior a 50 anos, especialmente os postos de trabalho com mais responsabilidade. Assim, poderás encontrar trabalho como diretor(a) de hotel, chefe de cozinha, chefe de sala, revenue manager, etc.

Potencia a experiência no teu CV

É o momento de atualizar o CV e destacar a tua larga experiência. No entanto, há que ter em conta que um CV, para ser eficaz, não deve superar as duas páginas.

Desta forma, esquece as tuas primeiras experiências ou aquelas que aportem pouco valor e concentra-te nos teus últimos trabalhos. Acrescenta os projetos realizados, as tarefas que exigiram mais responsabilidade e os objetivos alcançados. Não te esqueças de incluir as competências adquiridas ao longo da tua carreira profissional.

Faz um pesquisa seletiva

Fazer uma pesquisa adequada pode ser fundamental para conseguir trabalho depois dos 50. Por exemplo, na Turijobs podes segmentar as ofertas de emprego segundo os anos de experiência que estas solicitam, ou seja, podes filtrar a tua pesquisa através de intervalos de tempo como experiência entre 5 e 10 anos, experiência entre 10 e 15 anos, etc. Desta forma, encontrarás mais facilmente oportunidades laborais que se encaixam no teu perfil.

Outra forma de realizar uma pesquisa eficaz passa por segmentá-la a empresas cujo consumidor final sejam adultos. Este tipo de empresas estarão mais abertas à contratação de pessoas com mais de 50 anos, uma vez que, estas sabem que poderás aportar informação relevante.

conseguir trabajo después de los 50 años

Ativa a tua presença na internet

Para demonstrar que estás em cima das tendência, é importante que marques a tua presença nas redes sociais. Hoje em dia, é praticamente obrigatório que tenhas uma conta de Linkedin, a rede profissional por excelência. Além de incorporar o teu CV, podes escrever artigos, opinar e partillhar conteúdos. Assim, se o recrutador te procurar nesta rede (muito provável) e vir a tua atividade (de qualidade), será um ponto a favor na tua candidatura.

Outra ferramenta que te recomendamos utilizar é um blog ou uma página web pessoal. Será o teu principal canal para mostrares a tua a marca pessoal e partilhares a tua experiência profissional com o mundo.

Tem em conta que todas as ações que desenvolveres no mundo 2.0 serão eficazes para conhecer novos profissionais e adicioná-los à tua rede de contactos atual.

Durante a entrevista demonstra que vontade não te falta.

Uma das perceções mais recorrentes por parte dos entrevistadores, é que as pessoas com mais de 50 anos não podem seguir alguns trabalhos. Têm a ideia de que não são capazes de realizar diferentes projetos ao mesmo tempo ou que não terão a capacidade de aprender novas metodologias de trabalho.

Portanto, durante a entrevista deverás derrubar esses estereótipos e demonstrar que és o profissional que estão à procura. Demonstra que és capaz de enfrentar qualquer desafio, através da tua experiência, e argumenta com a tua vontade de aprender constantemente.

Converte a tua vasta experiência na tua melhor qualidade!

 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *