Como resolver com sucesso perguntas de lógica numa entrevista de trabalho

O processo de seleção varia significativamente de uma empresa para a outra. Isto é algo normal se tivermos em conta que as responsabilidades de um posto de trabalho podem ser completamente diferentes em relação a outro. Por exemplo, as funções desempenhadas por uma pessoa que trabalha na receção de um hotel de 5 estrelas não são as mesmas que as funções que desempenha alguém que trabalha numa empresa de contabilidade internacional. Por isso, o processo de seleção de cada empresa tem que se ajustar às características específicas de cada tipo de trabalho para poder eleger o melhor candidato.

Os recrutadores dos departamentos de recursos humanos utilizam diferentes estratégias para assegurar-se da fiabilidade do processo. Um desses métodos são as entrevistas.

Numa entrevista terás de passar por uma ou várias fases, e numa delas, certamente, terás de resolver da melhor maneira possível uma série de perguntas que demonstrem que tens a experiência e os conhecimentos necessários para trabalhar na empresa em questão. Um dos tipo de perguntas que te podem realizar são as perguntas de lógica, sabes o que são?

O que são as perguntas de lógica de uma entrevista?

Em primero lugar, tem em conta que este tipo de perguntas podem ser realizadas durante uma entrevista individual ou durante uma entrevista em que há vários candidatos ao mesmo tempo. O objetivo das perguntas de lógica é avaliar a tua criatividade e/ou perceber como resolves problemas específicos. Os recrutadores, além de, contar o tempo que demoras a responder, querem ver como te comportas numa situação de pressão, como se ajusta a tua resposta à pergunta e qual é a resposta mais adequada em comparação com os restantes candidatos, isto é, analisar que recursos tens e até onde chega a tua criatividade.

É certo que não são as perguntas favoritas da maioria das pessoas, mas quanto mais saibais sobre elas, melhor preparado(a) vais estar para a tua entrevista. A seguir mostramos-te algumas perguntas de lógica com as suas respetivas respostas divididas em dois tipos: as que  têm uma única resposta e aquelas que se podem responder de diferentes maneiras.

Perguntas de lógica com uma única resposta

Neste tipo de perguntas só há uma resposta válida, vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1:  Encontras um quarto com três interrutores e cada um regula três lâmpadas que não podes ver, uma vez que se encontram no quarto ao lado. O teu objetivo é averiguar que interrutor controla cada lâmpada. No ínicio todas as luzes estão apagadas e não se pode ver de um quarto para o outro. Apenas podes ir ao outro quarto uma vez. Que farias?

Resposta: deixo o interrutor 1 desligado, ligo o 2 por alguns minutos e desligo-o e deixo o 3 ligado . Depois vou para o quarto, e a lâmpada que está acesa é a número 3, a que está quente será a número 2 e a lâmpada que está fria será a que corresponde ao número 1.

 

Exemplo 2: Há três caixas, numa só há maçãs, noutra só laranjas e na última há maçãs e laranjas. O problema é que as etiquetas que marcam cada caixa estão incorretas. Apenas podes abrir uma única caixa e pegar numa peça de fruta. Como saberias o que há em cada caixa?

Resposta: primeiro aproximo-me da caixa que diz “maçãs e laranjas” e como sei que a etiqueta está incorreta, esta ou terá maçãs ou laranjas. Pego numa peça de fruta, e sai-me uma maçã e portanto ponho-lhe uma etiqueta que diga maçãs. Agora dirijo-me à caixa que tem a etiqueta “laranjas”, e uma que vez que etiqueta está incorreta e que não pode ser a caixa das maçãs, então tem de ser a caixa de maçãs e laranjas. A que resta será a caixa das laranjas.

 

Exemplo 3: Há uma moeda dentro de uma garrafa vazia que está fechada com uma rolha de cortiça. Como tirarias a moeda sem retirar a rolha ou quebrar a garrafa?

Resposta: Empurro a rolha para dentro da garrafa e agito-a até a moeda cair.

 

Perguntas de lógica com várias respostas

Neste tipo de perguntas pode haver várias respostas corretas, tudo depende da criatividade, originalidade e argumentação de cada candidato.

Exemplo 1: Como poderias pesar um avião sem nenhum tipo de balança?

Possível resposta: num barco de grandes dimensões ponho o avião em cima e faço uma marca para saber onde chega a água. Depois retiro o avião. De seguida, começo a pôr peso no barco até que se afunde até à marca que fiz. Então, o peso de todos os objetos que ponho será o peso do avião.

Exemplo 2: Há quatro pessoas adultas, duas crianças e um cão debaixo de um guarda-chuva e nenhum se molha. Por quê?

Possível resposta: porque não está a chover

Exemplo 3: Por que não se pode enterrar um homem que vive nos Estados Unidos em Portugal?

Possível resposta: não é possível enterrar uma pessoa que se encontra viva.

Exemplo 4: Onde poderias encontrar um oceano que não tem água?

Possível resposta: Num mapa

Exemplo 5: Michael J. Fox tem curto e Arnold Schwarzenegger tem comprido, mas nem Madonna nem o Papa usam. De que se trata?

Possível resposta: O apelido

Como responder a perguntas de lógica numa entrevista

Além de confiar nas tuas próprias capacidades, é muito importante que não entres em pânico, já que por muito difícil que te possa parecer a pergunta ao início, deves ser consciente que haverá sempre uma ou várias maneiras de responder, isto é, não é impossível responder a este tipo de perguntas. Se necessitas mais tempo para dar uma resposta adequada podes pedir ao entrevistador que a repita porque não a entendeste bem (assim ganhas um pouco mais de tempo) ou simplesmente demonstrar a tua honestidade e dizer que necessitas de alguns segundos para pensar numa resposta apropriada e coerente.

Se não entendes a pergunta na sua totalidade, faz as perguntas que sejam necessárias para que tenhas a certeza de que entendes toda a informação. Nas perguntas de lógica muitas vezes os detalhes mais pequenos são os mais importantes, pelo que nunca podes ficar com dúvidas antes de dar uma resposta.

Analisa a mais rápido que possas toda a informação, especialmente os dados que possam ser mais irrelevantes. Muitas vezes a chave para dar uma resposta adequada encontra-se nos dados mais insignificantes porque são os que passam por alto à maioria das pessoas (isto geralmente acontece nas perguntas de lógica com várias respostas possíveis).

Em muitas ocasiões a resposta que parece mais óbvia é a incorreta, portanto pensa bem qual vai ser a tua resposta final. Uma estratégia que podes seguir é analisar em voz alta os dados para depois dares uma resposta, além de ganhares um pouco de tempo, o recrutador também poderá analisar qual é o teu processo de análise para resolver uma situação complicada.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *