Cortar presunto, um trabalho com muita arte

O presunto é um dos produtos mais famosos da gastronomia espanhola e não há um local de tapas onde o presunto não esteja presente! A nível internacional, é um dos pratos mais característicos e dos mais valorizados: com um sabor e cheiro intenso, fizeram com que esta iguaria se transformasse numa das “maravilhas” espanholas mais valorizadas a nível internacional. Mas os presuntos são todos muito diferentes e não é igual uma fatia de 3 de grossura a uma fatia mais fina, com pão e azeite virgem, não é verdade? Se comermos presunto temos de comer um de boa qualidade e saber como comê-lo. Neste momento entra em cena a pessoa que corta o presunto, pois essa pessoa é nada mais que um génio e transforma o ato de cortar presunto numa arte.

O que há de especial na pessoa que corta o presunto

A pessoa que corta o presunto funciona como um embaixador do produto e que lhe acrescenta um valor significativo pois é uma imagem de qualidade e venda. Estes profissionais são especialistas no corte, nas características, sabor e aromas, tirando o máximo proveito das suas características naturais.

Quais são os passos para cortar presunto?

As fatias devem ser iguais e não devem ter mais de 8 cm de largura e é muito importante que sejam finas. Se as fatias são muito grossas o presunto não será tão suave e consequentemente quem está a degustar esta iguaria não poderá tirar proveio do aroma e sabor. Para que se corte deste modo, não podemos utilizar qualquer faca, nem qualquer mão, pois é necessário termos as ferramentas adequadas e dominar a faca para que se possa tirar o maior partido do presunto.

Para além disso, é muito importante saber como apresentá-lo, uma vez que o primeiro sentido que despertamos quando vemos um presunto é a visão.

O que deves fazer para ser um profissional de excelência nesta área?

Os utensílios adequados

O material que utilizes quando cortas o presunto vai influencia intimamente o sabor, por isso deves escolher uma faca que faça um corte profissional. A folha deve ser cortada entre 25 e 30 cm. Recomendamos que as folhas sejam um pouco aveludadas, pois estas irão evitar que as fatias de presunto se colem e é igualmente fundamental que estas não seja inoxidável para garantir uma maior higiene.

Para lém desta faca também costumam utilizar um aoutra faca e um utensilio para retirar os osos, pois assim podem aproveitar ao maximo o presunto e chegar a alguns locales mais dificeis.

Outros dos utensílios fundamentais para cortar o presunto é uma pinça para pegar nas fatias e um muito bom profissional para poder utilizar tudo e para que o resultado seja o melhor!

Fuente: Castro y González.

Networking na área do preseunto

É muito importante criar uma relação com as pessoas da área do presunto, pois, podes aprender técnicas e abrir mais portas para encontrares oportunidades profissionais. Mesmo que aprendas com os melhores profissionais da área, é importante que marques a tua marca pessoal para que te diferencies e destaques dos outros.

Procura informação

Como em todas as profissões não é suficiente ter uma enorme paixão pelo sector, pois, a parte técnica e o produto destacam: tipo de cortes, ferramentas a utilizar, a origem e as propriedades do presunto.

Conhece tudo sobre a cultura do presunto, uma vez que um bom corte não é apenas uma boa faca e a destreza com que o cortas, mas também o conhecimento do produto que tens e como fazê-lo bem. Tal como uma pessoa que trabalha numa adega e produz vinho, o profissional do presunto deve saber como é que o porco foi criado, como é que o presunto foi tratado, entre outros. De qualquer modo, todos estes conhecimentos são importantes para poder comunicar corretamente ao publico as propriedades do presunti e o modo como este deve ser consumido. Todos estes detalhes posicionam os profissionais de um modo distinto, marcando a diferença no setor.

Experiência

Como em todos os trabalhos, aprendemos com a prática. Cortar, cortar e cortar, praticando com vontade e com paixão, pode ser o modo necessário para alcançar a fatia de presunto perfeita.

Concursos

E que tal participares em concursos? É sem dúvida uma oportunidade para te dares a conhecer, ganhares prática, divulgares o teu trabalho e ainda conheceres grandes referências na área.

Quais são as falhas que se pode cometer no acto de cortar persunto?

  1. Colocar a mão à frente da faca, nesta posição corres o risco que a faca deslize pela gordura do presunto e te cortes!
  2. Não usar o material adequado para cortar o presunto.
  3. Abrir o presunto pelo lado correto, uma vez que este depende da secagem que sofreu anterior. A parte do meio do presunto deve se consumir primeiro se soubermos que o presunto se vai consumir rapidamente.
  4. Retirar a parte branca las fatias, pois faz com que o presunto perca qualidade e não é para a nossa saúde.
  5. Consumir o presunto frio, a uma temperatura de mais ou menos 24 graus.

Qual a diferença entre um profissional e um apaixonado por presunto?

Um apaixonado pode ser qualquer pessoa que tenha interesse e habilidade no corte do presunto, e que o momento de comer presunto seja um momento de convívio e partilha com a sua família. O profissional é uma pessoa com anos de experiência , técnica de corte, cultura sobre o presunto , e claramente que transforma esta arte de cortar na sua profissão.

Como é que se escolhe um bom presunto?

O presunto analisa-se tendo em conta a cor, o cheiro e a textura.

  1. Vigia a etiqueta do presunto, uma vez que esta especifica a sua denominação e os meses de cura, que tem de ser superior a 7 meses.
  2. O próprio presunto deve estar coberto por uma camada de gordura, uma vez que dá sabor à carne, de cor branca amarelada que já indica previamente que não está oxidado e sem gretas no exterior, uma vez que as gretas são sinais de que esta ressequido.

Clica aqui para veres outras oportunidades de trabalho em Turijobs.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *