Escritórios Pet Friendly: é uma boa ideia levar o animal de estimação para o trabalho?

Uma das últimas tendências do mundo empresarial são os escritórios pet friendly. Este conceito de negócio permite que os funcionários levam os seus animais de estimação para o trabalho. Uma boa ideia, não? Pode lhe parecer um disparate ou pode estar interessado em implementar esta nova filosofia na sua empresa. Desta forma, para que saiba se esta tendência pode ser adequada para a sua organização, mostramos-lhe os benefícios e incovenientes de levar o animal de estimação para o trabalho:

 

Benefícios

  • Satisfação: Que melhor sensação do que disfrutar da companhia do nosso animal de estimação no trabalho? A sua presença pode ser muito positiva para os seus donos, mas também para os demais colegas do escritório.
  • Redução do stress: Segundo diferentes estudos, a presença dos animais de estimação durante o horário de trabalho reduz o stress e sobe a moral da maioria dos empregados.
  • Ambiente agradável: Incorporar elementos da vida pessoal dos trabalhadores torna o dia-a-dia no escritório seja mais agradável para todos.
  • Impulsiona a criatividade: Este ambiente agradável, informal e mais ameno traduz-se numa maior criatividade entre todos os empregados.
  • Fomenta a produtividade: Ainda que possa parecer o contrário , levar o animal de estimação fomenta a produtividade dos trabalhadores. Todas as vantagens anteriormente descritas ajudam a que o empregado trabalhe mais feliz e, por isso, seja mais produtivo e leal à empresa.
  • Facilita a relação entre os empregados: A incorporação do animal de estimação no trabalho facilita a comunicação e a relação entre os trabalhdores. Trata-se, assim, de uma boa maneira de fomentar o trabalho de equipa.

E temos um animal de estimação mais feliz! Não podemos esquecer que os cães e gatos também saem beneficiados desta iniciativa empresarial.

Inconvenientes

  • Atitude dos trabalhadores: Há que ter em conta a opinião dos empregados da sua empresa sobre a incorporação dos animais de estimação no escritório. A maioria não gosta da ideia? Alguém tem medo dos animais? Então, talvez não seja a melhor opção para a sua empresa.
  • Alérgicos aos animais: Se no escritório da empresa há trabalhores que são alérgicos aos animais, descarta definitivamente essa opção.
  • Atitude dos animais: Por outro lado, há que ter em conta a personalidade dos animais que podem comparecer no escritório. Aqueles que tenham um bom comportamento não devem apresentar nenhum problema. No entanto, devem ser implementadas algumas regras de restrição para aqueles animais que têm um carácter complicado e podem interferir no trabalho.

Como implementar um escritório pet friendly?

Se decide finalmente apostar pela inovação e implementar a tendência de levar o animal de estimação para o trabalho, deve considerar algumas regras. O mais aconselhável é que cada empresa estabeleça algumas regras para garantir o bom funcionamento da empresa. Propomos-lhe algumas.

mascota al trabajo

Normas para levar o animal de estimação para o trabalho

  • O trabalhador será o único responsável pelo animal durante todo o horário de trabalho
  • O dono deve garantir que o animal cumpre com o seu calendário de vacinação e higiene básica.
  • Aqueles que considerem que o seu animal pode representar um problema no escritório, não o devem levar.
  • O proprietário do animal deve manter o animal afastado dos trabalhadores alérgicos.
  • Os animais devem permanecer afastados de qualquer computador, documentos, etc, de forma a não afetar o material de escritório.

Hotéis e restaurantes pet friendly

mascota al trabajo

Segundo um estudo realizado pela GFK, estima-se que 56% dos lares portugueses têm, pelo menos, um animal de estimação. Sendo os cães e os gatos os animais mais comuns.

Assim, hotéis, restaurantes, bares e cafés também se juntam ao movimento pet friendly. Impulsionados pela alta procura dos consumidores e influenciados pelo turismo com animais de estimação, estes estabelecimentos aceitem animais de estimação nos seus estabelecimentos.

De facto, muitos desses lugares vão mais além e oferecem inclusive serviços especiais para os animais. Desde áreas especiais para animais, veterinário disponível 24h, lojas com produtos de animais, menus especiais para animais, entre outros. Existem até empresas que dividem as suas instalações em duas partes (clientes com animais de estimação e clientes sem animais de estimação). Em qualquer caso, seja qual for o serviço, regras básicas de educação, respeito e coexistência também devem ser estabelecidas.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *