Como encontrar estágios num hotel?

posted in: Candidatos | 0

O turismo é a indústria que mais peso tem sobre o PIB nacional e é a que cria um maior número de postos de trabalho. Se estás a estudar turismo, talvez queiras começar a ganhar experiência a trabalhar numa empresa do setor, especialmente para experimentar diferentes postos e valorizar a saída que mais te possa interessar quando terminares os teus estudos. Um modo de o fazer é através de um contrato de estágio, e uma das áreas que permite uma aprendizagem mais completa é a hoteleira, onde podes aceder à diversidade de postos, desde cozinha, receção, sala ou eventos, tendo assim uma visão muito ampla sobre o funcionamento do negócio.

O estágio é uma excelente via para aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante os teus estudos e desenvolver capacidades que te abram as portas a um posto fixo ao terminar da carreira. Nesta etapa poderás conhecer o negócio a partir de dentro e entender como funcionam os diferentes departamentos e se for o caso de estágios rotativos, pôr à prova as tuas habilidades e assim poder decidir se é uma indústria que gostes e se é aquela a que te queres dedicar. Só experimentando é que poderás saber!

Quais as vantagens de estagiar num hotel?

Fazer um estágio é uma excelente oportunidade para ganhar habilidades profissionais e para que te possas preparar para um posto fixo ao terminar da tua carreira. Entre muitas outras vantagens, as principais são as seguintes:

–  Trabalhar no setor permite-te aplicar os teus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolver habilidades práticas e ganhar um novo conhecimento operativo sobre os diferentes departamentos do hotel.

–  O estágio vai te permitir fazer contactos na indústria com os quais poderás aprender, e nos quais te poderás apoiar na hora de encontrar o teu primeiro emprego e aqueles a quem poderás pedir referências.

–  Melhorar o teu CV com nova experiência que te abrirá portas a novos postos de trabalho.

–  Possibilidade de ser contratado pela empresa, uma vez que termine o estágio ou quando exista uma vaga aberta, se tiveres cumprido com as expectativas e te adeques à cultura da empresa.

Acima de tudo, a vantagem principal é ter uma experiência enriquecedora que complemente os teus conhecimentos teóricos e te oriente profissionalmente na hora de escolher uma especialidade. Os estágios são uma excelente forma de aceder ao mercado laboral.

Porque é que estagiar num hotel tem futuro?

É um setor muito diverso: O setor hoteleiro oferece uma grande diversidade de papéis, desde gestão de eventos, marketing, receção, etc. Podes encontrar uma grande variedade de saídas e explorar diferentes interesses para ver quais são os teus pontos fortes e aqueles em que tens um maior interesse.

  • Dias de trabalho parciais, completos ou apenas aos fins de semana. Os hotéis oferencem variedade nos turnos de trabalho e podes escolher os que mais se adequam aos teus estudos ou compromissos pessoais.
  • Oferece turnos rotativos com dias livres. Não ter um horário fixo permite-te organizar a tua semana do modo que mais te convém.
  • Às vezes não te dão apenas uma compensação económica, como também te oferecem alojamento.
  • Possibilidade de trabalhar no extrangeiro. Trabalhar na área hoteleira é uma profissão transferível a qualquer lugar no mundo. O único requisito indispensável é dominar línguas, pelo menos aquela do local onde vás trabalhar e o inglês como língua internacional. É um trabalho que te permite viajar e descobrir diferentes sítios e culturas por todo o mundo.
  • É um setor em crescimento que exige sempre pessoal, especialmente em épocas altas como natal ou verão.

Quais são as melhores opções de estágios em hotéis?

Como comentei anteriormente, as possibilidades laborais são muitas, podendo trabalhar em áreas de marketing, gestão, limpeza, receção, etc. Aqui mencionamos as áreas que mais ofertas de trabalho geram:

  • Rececionista de hotel é uma das posições com mais ofertas de trabalho e uma posição na qual é impossível te aborreceres. Entre as tuas funções estarão dar a boas vindas a hóspedes, aconselhá-los sobre os serviços do hotel, fazer check-in e check-out, atenção ao cliente, fazer reservas e cancelamentos, oferecer informação turística, etc.

Se falas línguas diferentes e tens flexibilidade horária (quer seja no turno diurno ou noturno), esta é uma boa opção para começar.  Aqui contamos-te tudo o que precisas de saber para trabalhar como rececionista de hotel.

  • Cozinha é outra das áreas que mais emprego gera. Podes começar como ajudante de cozinha sob a supervisão de chefs ou cozinheiros, ajudando na execução dos pratos e aprendendo sobre todas as normas, políticas e regulamentos na cozinha.
  • Sala também é outra área onde podes encontrar um grande número de oportunidades. Num estabelecimento não só é importante a qualidade do produto como também a do serviço. Os encarregados de sala têm a responsabilidade de fazer com que tudo atenda aos mais altos padrões e com que o serviço seja excelente. Eles são responsáveis por satisfazer as necessidades dos hóspedes, controlar inventários, assegurar que as normas e políticas de higiene e saúde estão a ser cumpridas, gerir a equipa de empregados de mesa e de cozinheiros para que cumpram com as suas responsabilidades, etc.

Em que zona é mais fácil encontrar estágios?

As cidades com maior afluência de turistas são as que maior número de vagas oferecem. As Ilhas Balneares estão no centro das cidades que mais emprego produzem, seguidas de Barcelona e Madrid.

Quais as capacidades mais procuradas para conseguir o primeiro emprego?

Acima de tudo, o candidato perfeito para as empresas é aquele comprometido, com iniciativa e entusiasmo. Sendo estágio, as empresas entendem que ainda não adquiriste experiência. É principalmente uma atitude positiva e a vontade de aprender que mais valorizam.

Outras capacidades que têm em conta são as seguintes:

  • Habilidades comunicativas.
  • Capacidade de trabalhar em equipa.
  • Capacidade de trabalhar sob pressão e resolver conflitos.
  • Pessoa sociável, atenta e com vocação de atenção ao cliente.
  • Domínio de línguas, pelo menos a local e o inglês como língua internacional.

Como encontrar um estágio num hotel?

  • Faz um CV específico para a posição a que te estás a candidatar, no qual destaques as capacidades que coincidem com as que o cargo requere.
  • Pede referências, já que ter recomendações de professores ou profissionais com os quais tenhas trabalhado aumentará as tuas possibilidades de entrevistas.
  • Assegura-te que pesquisas nos locais adequados, neste caso, em portais especializados no setor turístico e hoteleiro como Turijobs.

Na Turijobs criamos um espaço desenhado para conectar estudantes que procuram práticas com empresas líderes do setor da hotelaria. Entre outras empresas, poderás encontrar prácticas em Selenta Group ou Meliá. Acede ao espaço turiprácticas e começa hoje a tua aventura profissional.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.