Que impacto teve o COVID-19 na animação turística?

posted in: Candidatos | 0

É realmente motivador ver como os negócios do sector turístico e hoteleiro vão retomando a sua actividade gradualmente. Cada área do sector enfrenta uma realidade própria e hoje temos o prazer de falar com Carmen Barrera, Directora de Recursos Humanos Acttiv, que nos explica de que forma a área da animação e do entretenimento volta a abrir as suas portas e se adapta a este novo contexto pós COVID-19.

Que tipos de actividade de animação poderão oferecer-se desde o momento em que os establecimiento hoteleiros retomem a sua activade?

Em geral poderão realizar-se grande parte das actividades que se levavam a cabo anteriormente, mas adaptando-as às novas circunstâncias. Encontramo-nos num novo contexto em que a segurança dos nossos hospedes se tornou a nossa prioridade, pelo que será muito importante respeitar as distâncias de segurança, assim como dar prioridade àquelas actividades que não requerem o uso partilhado de objetos e materiais.

Precisamente tendo em conta que devíamos estar preparados para abordar este novo cenário nas melhores condições possíveis, preparamos um “Manual de boas prácticas contra o COVID-19 para actividades de animação e entretenimento em establecimentos turístico”, com o qual podemos dar resposta a estas e outras perguntas que surgem, agora que estamos preparados para reabrir as portas.

Neste documento, disponível para descarregar em acttiv.es, explicamos as opções de animação e entretenimento que se poderão oferecer desde o momento em que os establecimentos hoteleiros recomecem a sua actividade, adaptando-as às particularidades de cada um deles e tendo em conta as medidas de segurança necessárias em cada caso. Tudo isto sem nunca perder de vista a alegria e a emoção, aspectos mais humanos que ajudarão para continuar a criar experiências para os hóspedes.

Que tipo de novas actividades surgiram com o COVID-19 e quais daquelas que já conhecíamos acha que terão uma maior procura em comparação com a etapa anterior à crise sanitária?

Entendemos que o novo contexto que enfrentamos requere novo conteúdo, assim como uma nova forma de planear a animação e o entretenimento.

Por isso, criamos e adaptamos até 140 actividades, com um total de mais de 800 actividades na nossa biblioteca de producto, que testamos num simulador de animação e entretenimento que pomos ao serviço dos establecimentos turísticos e dos profissionais da animação, facilitando assim o seu trabalho para criar programas adaptados a cada tipología de hóspede.

Para além disso, classificamos estas actividades em três categorias que entendemos que respondem ao novo contexto:

  • Hospitality: ações diretas de atenção ao hóspede
  • Join us: atividades de grupo realizadas em espaços com capacidade definida
  • Self entretainment: atividades individuais realizadas no contexto digital

No que diz respeito a que atividades já existentes terão uma maior procura, a priori é difícil estabelecer quais serão em comparação com a etapa anterior, mas se olhamos para trás para analizar a segunda vaga do El Observatorio da animação turística acttiv (primeiro estudo sobre animação turística realizado em Espanha), já o ano passado previmos a nova dimensão que cobrava o perfil do animador, convertendo-se numa guest experience que acompanha o hospede, garantido estadias únicas, cómodas e memoráveis. Este ano, como comentava, Hospitality  converteu-se numa das três categorias em que dividimos as nossas atividades.

Outra conclusão destacada pelo estudo foi o aumento de pessoas que disseram que se sentiam mais identificados com animação pasiva. A nossa resposta foi criar a categoria de atividades Self Entretainment.

Por outro lado, e graças à digitalização dos programas de animação, vamos poder fazer um seguimento das actividades que mais se repetem nos distintos segmentos de idade, o que nos permitirá conhecer em tempo real quais são as mais procuradas e ir adaptando os programas a cada momento.

Que medidas tiveram que tomar na Acttiv para adaptar-se a este novo contexto, não só de higiene e segurança, mas também como empresa?

É incontestável que o COVID-19 fez com tivessemos que adaptar as atividades de animação ao novo contexto e à nova normalidade, mas ter um Departamento de Prevenção de Riscos e Qualidade próprio foi crucial para detectar, avaliar e implementar as medidas necessárias para fazer frente aos novos riscos que iam aparecendo e aqueles que aparecerão.

O compromiso, a preocupação, a participação e implicação de todos os departamentos, desde a fase de desenho do manual de boas práticas até à implementação e gestão das novas atividades, é um elemento que nos diferencia em relação ao resto das empresas que se dedicam à animação turística.

Para além disso, sentimo-nos muito satisfeitos porque estamos a dar continuidade ao processo de transformação digital no qual estamos involvidos há alguns anos, e no qual pomos as novas tecnologías ao serviço da animação. Há duas temporadas lançamos o nosso sistema de gestão digital de programa de animação que agora já evoluiu, tornando-se no simulador de animação e entretenimento que comentava antes, e que nos permite personalizar o programa de atividades a cada estabelecimento, e facilitar o trabalho dos profissionais da animação.

Entendemos que temos a oportunidade de dirigir-nos ao hospede na primeira pessoa, oferecendo respostas às suas preferencias e necesidades de animação e entretenimento, fomentando a deslocalização de espaços, assim como sistemas de gestão de reserva de actividades, crucial para controlar a capacidade, monitorizar dados em tempo real e informar o usuario das actividades disponíveis, sempre de forma personalizada.

São necessários cursos ou certificados para poder retomar esta atividade e cumprir esas medidas de segurança e higiene?

Para nós a formação sempre foi importante em qualquer serviço que oferecemos, tanto a nível de segurança como de qualidade, independentemente da emissão, ou não, de um certificado. Mas é evidente que a emissão de um certificado é a garantia de que essa formação se realizou de forma efectiva.

No que se refere ao COVID-19, acreditamos que é imprescindível que os trabalhadores contem com os conhecimentos, ferramentas e sensibilização necessários para levar a cabo as ativdades de forma segura. Isto é precisamente o que proporciona a formação e informação que todos os animadores Acttiv recebem antes de começar a trabalhar, para além da formação própria dos processos de qualidade que nos caracteriza e com a qual contam também os nossos animadores.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.