6 vantagens de trabalhar no verão

Nem todas as pessoas gostam ou podem disfrutar das suas férias em pleno verão, especialmente no setor turístico e hoteleiro. São muitas as pessoas que têm de trabalhar no verão enquanto outros disfrutam do sol, da praia e das festas nos bares de praia.

Se por um lado os bares, restaurantes e hotéis vivem o seu melhor momento, por outro o fluxo de trabalho de muitas empresas diminui. Assim, desde o ponto de vista do trabalhador, esta pode ser uma boa época para ti. Podes ter a oportunidade de trabalhar com mais flexibilidade, aprender novas funções ou inclusive ganhar um dinheiro extra.

Além disso, o tempo de deslocação para o trabalho será menor, então talvez possas estender um pouco aqueles “5 minutos a mais” na cama, certo? Descobre estas e outras vantagens se este ano tens que trabalhar no verão:

1. Flexibilidade de trabalho

Certamente os teus chefes foram de férias, e parte dos teus colegas também. As tuas reuniões e alguns projetos foram adiados. Não tens datas de entrega nem prazos para terminar as tuas tarefas. Parece que a liberdade absoluta reina no escritório.

Isto não significa que não tenhas que trabalhar. Nem muito menos! Simplesmente tens a oportunidade de trabalhar com mais flexibilidade, com mais tranquilidade, sem pressões nem distrações. Possivelmente agora também tens a oportunidade de deixar o fato e gravata em casa e ir para o trabalho de forma mais informal. Se não tiveres nenhuma reunião com um cliente, por que não?

Ao ter menos obrigações, também tens diante de ti a opção de experimentar novas ideias e projetos, que em outros momentos não se podem realizar pela alta intensidade de trabalho. Que aconteceria se desenvolvesses essas ideias? Não tens nada a perder, mas muito a ganhar.

2. Dinheiro extra (possivelmente)

Com a “fuga” das férias, é provável que durante esse mês necessites subtituir algum colega, trabalhar em novos projetos dos quais nunca participaste ou aprender novas tarefas.

É uma boa ocasião para ampliar os teus conhecimentos, mas também obter um dinheiro extra, uma vez que, possivelmente terás de cobrir o lugar de colegas com horários de trabalho diferentes dos teus. Algo muito recorrente se te encontras no setor de turismo e hotelaria.

És um estagiário ou um profissional muito júnior? Então agora certamente terás a oportunidade para sair das tarefas mais básicas e rotineiras e realizar as tarefas  mais seniores, descobrir novas ferramentas e trabalho e novas funções. Todo um mundo cheio de novos conhecimentos. A tua vontade de aprender e o teu entusiasmo farão com que conheças em promenor a empresa e o setor onde trabalhas.

3. O melhor horário de trabalho

Trabalhar no verão permite-te disfrutar do melhor horário de trabalho de todo o ano. Pela manhã, aproveita o pouco tempo em que ainda não está muito calor. Durante o dia, o escritório certamente tem ar condicionado, o que te permite combater a onda de calor. E quando saíres, o sol ainda está alto e podes aproveitar para ir à piscina, praia, esplanadas… Tens mil e uma opções para escolher e algumas horas de sol pela frente para disfrutar. Em Portugal, a noite não cai antes das 21.00h,  por isso aproveita!

4. Momento para organizar 

O verão é uma época do ano maravilhosa porque se respira um ambiente muito mais tranquilo. A falta de muitos dos teus colegas, clientes e projetos faz com que disponhas de mais “tempo livre”. Tempo que podes utilizar para organizar e planificar o próximo ano de trabalho.

É um bom momento para finalizar as tarefas que tinhas deixado pendente nos últimos meses e planificar as seguintes. Trabalhar no verão também é uma boa ocasião para organizar o teu espaço de trabalho e eliminar os documentos que já não são necessários.  Por último, poderás deixar tudo pronto para quando chegue o boom de trabalho de novo. Todas essas tarefas que estavam em espera e nunca tinhas tempo para fazer. Agora já não há desculpa, tens diante de ti dois meses para fazê-lo.

5. A cidade volta a ser tua

Definitivamente, tens a cidade só para ti (ou quase). Nos meses de verão, as cidades, geralmente, ficam mais sossegadas e podes disfrutar da tua cidade sem aglomerações de pessoas, passear com facilidade sem estar aos encontrões e deslocar de um ponto a outro mais facilmente. Disfrutar da tua cidade será um prazer!

Encontrarás menos pessoas a deslocar-se, em especial à primeira hora da manhã, o que te permitirá uma mobilidade mais eficiente. As tuas viagens até e desde o trabalho serão mais cómodas e rápidas. Desta forma, certamente, também serás mais pontual, já que o trânsito nas ruas dentro das cidades é notoriamente menos. Se, no teu caso, utilizas transporte próprio para te deslocares, notarás que o trajeto casa-trabalho e trabalho-casa será mais rápido, o que te permitirá economizar algum dinheiro em combustível. Além disso, certamente encontrarás um lugar para estacionar, o que provavelmente não acontece no resto do ano.

Uma vez fora do trabalho, dependendo da tua localidade, poderás disfrutar da calma das ruas, parques, esplanadas, museus, cinemas… E todas as atividades de lazer locais que oferecem alguns concelhos, como cinemas de verão, feiras ou mercados.

trabajar en verano

6. Poupa em viagens e lazer

Por esta altura, saberás que uma viagem em plena época de verão é sinónimo de um gasto extraordinário elevado, especialmente em cidades costeiras ou muito turísticas. Geralmente, até meados de Setembro, quando termina a época alta de verão e os preços dos voos, hotéis e alugueres de veículos baixam.

Está claro que se trabalhares durante o verão poderás poupar algum dinheiro e gozar do período de férias quando os preços são mais baixos. Desta forma, além de disfrutares das mesmas férias a um preço mais económico, tens mais opções de voos e hóteis, bem como, mais tempo para organizar. Se o teu objetivo é gozar do teu período de férias fora da época de verão, também poderás aproveitar países onde onde o verão está em pleno auge, como Tailândia, Argentina ou Marrocos, entre outros.

Não encontrarás tanta aglomeração turística e a tua viagem será muito mais relaxada. Poderás ver todas as atrações turísticas sem filas e disfrutar das suas lojas, bares e restuarantes sem ter de esperar.

Relembra todas as questões que necessitas de saber para pedir as tuas férias.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *