Como fazer um plano de negócio para 2021 à prova de incertezas

posted in: Candidatos | 0

Este ano vivemos alterações que nunca podiamos ter imaginado quando se preparava o plano de negócios para 2020. E mesmo que soubessemos o que esperar, teria sido muito complicado formular uma linha de negócio coerente e precisa tendo em conta que os últimos trimestres estiveram repletos de voltas de 180º repentinas. Se houve alguma coisa que aprendemos estes meses foi a trabalhar lado a lado com a incerteza, a planear a curto prazo e a fazê-lo de forma flexível e ágil, a ser criativos com os recursos disponíveis, e são precisamente estes os pontos que nos deveriam guiar para a definição de uma estratégia de negócio para 2021. Neste artículo vamos apresentar alguns pontos-chave para fazer um plano de negócios para 2021 à prova de incertezas.

Planear para o sucesso

Nada de Improvisações

Nada de improvisações… Apesar de que 2021 continuará a ser um ano marcado por incertezas e de que possa ser um ano bastante volátil, é muito importante reger-se por algumas linhas de ação e evitar a improvisação. E aqui podemos recorrer à famosa frase de Benjamin Franklin, “Se não planeias, estás a planear para falhar”. Em tempos de mudanças também é importante ter um plano em vez de deixar o destino do seu negócio nas mãos da sorte. Isto não quer dizer que, posteriormente, o plano não tenha que se adaptar às circunstâncias, mas ter um plano e certas acções de reação de acordo com potenciais situações fará com que estejamos melhor preparados e com que se cometam menos erros.

Pense a curto prazo

Pense a curto prazo, adaptado o plano aos novos cenários que se vão apresentando. Claro, no seu plano de 2021 não terá que alterar o core nem o objetivo principal do seu negócio, mas sim especificar as diferentes ações concretas e estratégicas planeadas para alcançá-lo.

Tenha em conta diferentes cenários futuros

Para fazer um plano de negócios para 2021 à prova de incertezas é necessário pensar a curto prazo mas… Imaginando sempre diferentes cenários futuros. Por exemplo, ponha em cima da mesa o cenário no qual as limitações de número de pessoas nos restaurantes venham a ser flexibilizadas quando se aproxime o verão, assim como que se venham a permitir turistas, mas, por outro lado, considere também um cenário no qual as restrições se mantêm tal e qual como estão hoje. Como planeamos para cada um dos dois cenários?

Estableça objetivos SMART

Lembre-se que os objetivos que defina devem ser SMART, ou seja, específicos, medíveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Dividir os objetivos em pequenas ações a curto prazo que sejam facilmente medíveis e adaptáveis às mudanças que se venham a produzir ao longo do ano ajudar-nos-á a ir monitorizando e analizando os resultados com suficiente frequência para detetar qualquer impacto negativo no negócio e a posteriori reorientar a estratégia.

Dados, dados e mais dados

Os dados são o mais importante, e a sua análise constante perimitirá reagir a tempo perante situações de incerteza. Esta análise ajudará a perceber as tendências, tomar decisões de forma segura e, consequentemente, destacar-se e ser mais competitivo. E este é o ponto de partida para o seguinte ponto…

O cliente sempre no centro

O cliente deve ser sempre o centro das nossas estratégias: Oiça o seu cliente e mantenha-se junto a ele para captar novas oportunidades de negócio com base nos seus novos comportamentos ou necessidades.

Foque-se naquilo que pode alcançar

Focar-se nas soluções que estão ao seu alcance. Aquilo que realmente podemos alterar deve ser o foco dos nossos esforços. Tendemos muitas vezes a querer lutar contra coisas que estão fora do nosso alcance, factores exeternos sobre os quais não temos influência, o que nos leva a esgotar os nossos recursos e energia sem propósito. Por exemplo, se as limitações dos espaços impostas são muito rigorsas, restruture o seu restaurante para poder oferecer serviços de delivery.

Inove e seja criativo

As soluções tradicionais como a mera redução de custos não irá ser suficiente. Deve inovar na solução que oferece ao seu cliente e ser criativo para conectar com ele. Explore os canais digitais de forma diferente, lance promoções nas redes sociais, incentive-os a partilher fotos dos seus pratos com algum hashtag divertido que represente a sua marca, ou proporcione outros métodos de aquisição dos seus produtos, como por exemplo comprar agora e desfrute mais tarde. Este é o momento certo para experimentar coisas novas e sair da sua zona de conforto!

Esperamos que estes conselhos o ajudem no planeamento do seu negócio para o próximo ano que se avizinha. Será sem dúvida um ano ainda cheio de incertezas e de dúvidas, mas se estamos devidamente preparados, pode ser um ano cheio de boas surpresas e de recuperação.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.