Fechar para férias: Que consequências tem para o seu negócio?

Com a chegada do pico do verão, muitas empresas do setor turístico tomam a decisão de permanecer abertas durante esta época. Decidem aproveitar o boom económico que gera o turismo ano após ano. No entanto, também são muitas as que optam por conceder à sua equipa uns dias de descanso e fechar para férias.

A interrupção da atividade da empresa significa uma série de consequências que podem afetar o bom funcionamento do negócio. Ainda que a priori possam parecer negativas, para muitas empresas esta interrupção é bastante positva. Não obstante, antes de decidir se deve fechar para férias, deve considerar o tipo de atividade e a mecânica da sua própria empresa.

Fique a saber como pode fechar para férias sem que isso afete a sua empresa:

1. Vantagens de fechar para férias

  • Desconexão do trabalho

Uns dias de descanso fará com que a sua equipa desconecte do trabalho, limpe a mente e volte com mais energia para enfrentar um novo ciclo de trabalho. Também será o momento perfeito para que você e os seus trabalhadores possam realizar aquelas atividades que não têm tempo de fazer ao longo do ano.

Estamos habituados a exigir demasiado de nós próprios e a realizar um esforço mental durante horas e horas. Para ser produtivo no escritório, é muito importante cuidar de si mesmo e disfrutar deste período do ano. A saúde é o mais importante e vários estudos demonstram que este período pode ser muito positivo, uma vez que podemos sair da rotina.

  • Tempo para si e para os seus

Além de aproveitar o período de férias para dedicar a si mesmo, também é um bom momento para passá-lo com amigos e família. Irá tirar o máximo partido do seu tempo de lazer e descanso.

Durante o ano, por tempo ou por distância, torna-se complicado ver certas pessoas do seu entorno. Agora será um bom momento para visitar os amigos ou avós que já não vê há meses. Ainda que cada um tenha os seus planos, é importante encontrar tempo para usufrir de tempo juntos. Cozinhar, andar de bicicleta, fazer uma excursão… Não se esqueça de disfrutar das pequenas coisas, como uma boa refeição em família ou uma ida ao cinema com os amigos.

  • Recarregar energias

Fechar para férias pode ser benéfico para os seus trabalhadores mas também para si e para o seu negócio. Um tempo de descanso permitirá aos trabalhadores recarregar as pilhas e voltar ao seu posto de trabalho com as energias renovadas. Poucos dias de desconexão absoluta, esquecendo de qualquer responsabilidade de trabalho, será o necessário para você e os seus funcionários voltarem ao trabalho de forma mais produtiva.

Pode aproveitar estes dias também para refletir sobre a situação atual da empresa e mudanças que poderia implementar. Organizar a mente também lhe permitirá desenvolver novas ideias. Tire o seu tempo e aproveite para procurar melhorias para o seu negócio.

  • Custos de funcionamento

Pode ser um dos principais fatores que lhe passam pela cabeça. Dependendo do tipo de negócio e o uso que tenha (ou não) de máquinas, a paragem pode significar mais ou menos gasto. Considere a opção de continuar a trabalhar, com os recursos mínimos necessários, se for esse o caso.

No entanto, fechar para férias significará uma poupança em gastos de funcionamento como a luz, água, gás ou ar condicionado.

cerrar por vacaciones

2. Desvantagens de fechar para férias

  • Perda de produtividade

O principal inconveniente de fechar para férias é a diminuição das vendas. O negócio ficará fechado por uns dias, logo será inevitável uma pequena diminuição nos proveitos económicos. Ainda assim, um período de descanso vai provocar um efeito de melhora na produtividade e resultados a longo prazo.

Para contrariar os efeitos negativos do momento, pode levar a cabo diferentes estratégias para recuperar as vendas. Uma das mais utilizadas são as promoções, que se podem levar a cabo antes e/ou depois desse período. As mais utilizadas são os descontos e os cupões de oferta com datas determinadas, que se poderá utilizar segundo as suas necessidades.

  • Oportunidade de conseguir novos clientes

O verão pode ser um período muito propício a conseguir novos clientes. Parte da concorrência também vai de férias, pelo que se gera uma oportunidade. Seria o momento ideal para satisfazer a procura de outras empresas que optaram por fechar para férias.

No entanto, se decide fechar para férias, deve reforçar a relação com a sua rede de contactos. O objetivo é que as empresas do nosso setor não nos “roubem” os nossos clientes durante a nossa ausência. Envie um email à sua base de dados informando sobre o fecho temporário da sua empresa. Comunique, também, nas redes sociais e crie um post no blog ou site da empresa.

Além disso, informe a google para que qualquer possível cliente saiba as datas das suas férias.


 

  • Depressão pós-férias

Chegam ao fim as férias e os trabalhadores devem voltar aos seus postos de trabalho, alguns deles com a famosa depressão pós-férias. Este é um transtorno que pode ocorrer após as férias e pode ocorrer sobre a forma de fadiga, tristeza, falta de sono, falta de apetite, falta de concentração,… Para combatê-lo, pode programar o regresso dos trabalhadores para que se adaptem ao seu posto de trabalho de novo.

Dependendo dos dias que os seus trabalhadores tenham de férias, a volta à rotina se tornará mais ou menos fácil e precisarão ou não de um tempo de adaptação. Ao ser geralmente um período curto, os benefícios estão assegurados. Mas quanto mais dias tenham de férias, as possibilidades de sofrer desta depressão pós-férias serão maiores.

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *