Chief Happiness Officer (CHO), responsável pela felicidade da equipa.

posted in: Candidatos | 0

Há já alguns anos que se fala da importância da felicidade no trabalho. O bem-estar organizacional foi, é, e será um fator determinante na produtividade e eficiência das equipas de trabalho e, além disso, tem também um impacto direto no cumprimento dos objetivos. Essa relevância, que vem ganhando peso ao longo dos anos, tem motivado as empresas a procurar fórmulas inovadoras para cuidar dos seus funcionários.

Na Turijobs estamos orgulhosos de contar com esta nova função, a de CHO (Chief Happinnes Officer) e ter essa felicidade que precisamos nas manhãs de segunda-feira, nos dias cinzentos ou apenas para terminar o dia de trabalho, irmos para casa mais felizes a pensar se vamos encontrar alguma surpresa quando voltarmos ao trabalho no dia seguinte.

Hoje entrevistamos a nossa amada CHO, Paula de Bueren, que nos fala sobre a sua experiência para nos ajudar a entender melhor esta posição recente.

Qual é exatamente o teu papel como Chief Happiness Officer?

Estar encarregada da felicidade na Turijobs consiste principalmente em assegurar que meus colegas de trabalho estejam confortáveis e à vontade as 8h que passam no escritório. Ou seja, que o seu dia-a-dia na empresa seja tão agradável quanto possível. Que de segunda a quarta-feira, tenham o mesmo desejo de vir trabalhar como às quintas e sextas-feiras hehe.

Como surgiu esta iniciativa na Turijobs?

Esta iniciativa iniciou-se em janeiro deste ano e surgiu dos departamentos de Recursos Humanos e Marketing. Acreditamos que ambos os departamentos tendem a estar muito  envolvidos no que toca ao ambiente de trabalho das empresas.

A partir desse momento decidimos criar o departamento de “Felicidade no Trabalho” e ter dois funcionários envolvidos neste novo projeto interdepartamental. Neste caso, somos a minha colega de RH e eu (marketing) que formamos a equipa CHO e combinamos estas tarefas com as nossas outras responsabilidades.

Que tipo de ações levas a cabo como CHO?

A partir do CHO realizamos diferentes tipos de iniciativas, como por exemplo, atividades de team building por trimestre, celebração de dias importantes, gestão dos espaços do nosso escritório (criamos um espaço para descansar e para nos sentirmos como se estivéssemos no sofá de nossa casa a trabalhar), semanalmente fazemos uma newsletter para informar o que aconteceu durante a semana, e muitas outras coisas. A ideia é criar um ambiente melhor no nosso escritório.

Em breve vamos cumprir o nosso primeiro ano com este projeto, por isso ainda temos muito para explorar de forma a encontrar as chaves para a felicidade no trabalho.

“Gosto que os meus colegas estejam confortáveis no trabalho”

Que impacto tem o teu trabalho na Turijobs?

Como já disse antes, iniciamos esta iniciativa há muito pouco tempo e esperamos que o impacto seja cada vez maior. Mas do que estamos mais orgulhosos é ter contribuído para reduzir a rotatividade de pessoal (assumimos que o nosso trabalho tem feito algum efeito eheh).

O ambiente de trabalho é cada vez mais positivo e melhorou-se a produtividade e a comunicação entre os departamentos. Estamos mais unidos que nunca!

“Teamwork makes de dream work”

Que desafios encontraste nesta função?

O principal desafio é que a equipa entenda o que estamos a fazer. É verdade que a grande maioria aprecia tudo o que é organizado a partir do CHO, mas ainda não se entende completamente que, tanto a minha parceira como eu, temos também outros papéis. Temos as nossas funções principais e além disso tentamos unir a equipa. É um esforço extra que fazemos para melhorar o ambiente de trabalho no escritório.

Não ficamos desmotivados porque ouvimos os risos e vemos a união que está cada vez mais presente na #turiteam.

Quão envolvida está a direção da empresa nesta iniciativa?

É muito importante que as empresas cuidem dos seus funcionários. Nem todos os diretores estão a favor deste tipo de funções ou não veem o benefício direto no negócio, mas está provado que ter um bom ambiente de trabalho melhora o desempenho dos funcionários. Na verdade, é tão importante que a OMS reconheceu o “desgaste profissional” como uma doença.

Na Turijobs decidimos fazer um teste de 1 ano para depois avaliar os resultados. Felizmente, no próximo ano vamos continuar a ser CHO e continuaremos a melhorar a felicidade no escritório.

Nasce-se ou faz-se um CHO?

Nasce-se ou faz-se? É uma boa pergunta. Eu acho que é um pouco de ambos e tem muito a ver com a personalidade de cada um. Por um lado, tens que realmente gostar de organizar as coisas, ter ideias novas, ser empático com o resto dos colegas. E, por outro lado, tens também que entender a empresa, alinhar-te com o que a empresa quer e com o cumprimento dos objetivos. Então, sim nasce-se, mas há habilidades que podem ser melhoradas.

Achas que no futuro o papel do CHO será comum nas equipas?

Claro que sim. Ao longo do tempo ter uma pessoa encarregada pela felicidade no trabalho vai ter cada vez mais importância e peso dentro das organizações.

Hoje em dia, existem vários exemplos de empresas de referência que cuidam muito bem dos seus funcionários. Todos nós já ouvimos falar sobre os escritórios e benefícios da Google, Facebook, Airbnb etc. No entanto, em Espanha ainda estamos na fase de aprendizagem, mas acredito que em 2 ou 3 anos muitas empresas terão um CHO nas suas equipas.

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *