8 dicas para controlar os nervos numa entrevista de trabalho

Estamos convencidos que conheces essa sensação que surge no teu estômago, aquele fervilhar que te avisa que estás prestes a enfrentar algo que te deixa nervoso(a), uma sensação que te aparece quando tens de enfrentar uma apresentação oral , falar um idioma que não dominas ou realizar uma entrevista de trabalho.

Por muita preparação que realizemos ou por muitas entrevistas que tenhamos feito ao longo da nossa carreira profissional, todos ficamos em estado de alerta quando temos que enfrentar uma, e raramente nos sentimos relaxados. Longe do que pode parecer, sentires-te nervoso não é algo negativo, apenas um sintoma de que estás interessado e focado no teu objetivo: conseguir o emprego.

No entanto, os nervos não devem passar disto, uma sensação no nosso interior, sem deixar que estes nos controlem. Gaguejar, tocar no cabelo, suar excessivamente ou não olhar para o recrutador são algumas das respostas mais comuns aos nervos.

E se dissermos que existem truques que impedem que os nervos nos controlem, ao mesmo tempo que, melhoram o nosso potencial na entrevista de trabalho?

Antes da entrevista

  • Faz exercício físico: Dependendo da tua personalidade, saberás que os exercícios de meditação, como o yoga, podem te ajudar a relaxar. Pode ser que prefiras exercícios mais movidos, como o running, para libertar a tensão. Se tens tempo, faz inclusive no mesmo dia da entrevista.
  • Ensaia possíveis respostas: Porque te devem escolher, que qualidades diferentes lhes podes oferecer ou que defeitos tens que poderias melhorar. Não te esqueças de rever as perguntas mais difíceis que poderias encontrar.
  • Mudar a perceção da entrevista: Se, por um lado tu queres conseguir o emprego,  por outro o recrutador quer encontrar o trabalhador que precisa para a sua equipa. Ambos têm muito a ganhar, pensa dessa forma. Prepara as tuas forças para convencê-lo.

Durante a entrevista

Chegou o dia em que vais realizar essa entrevista de trabalho para a qual tens estado a preparar-te. Depois de dias ou inclusive semanas de preparação, hoje é o dia em que deves mostrar tudo o que aprendeste e concretizar o objetivo de conquistar esse emprego.

  • Utiliza toda a informação que sabes sobre eles: Agora é o momento do tudo ou nada. Demonstra o que conheces sobre a empresa ao detalhe, o que procuram, como trabalham e podes também mensionar algum projeto que tenham realizado recentemente. Não te esqueças da importância da comunicação não verbal.
  • Mantém uma atitude positiva: Mostra-te sorridente, seguro e tranquilo, ainda que na realidade não estejas. Dessa forma, demonstarás valor e segurança, e esses atributos não serão neglicenciados pelo entrevistador.  Tu tens valor enquanto profissional, tens as qualidades que requer a empresa, logo mostra o que vales.
  • E se ficas em branco? Procura não ficar calado em nenhuma pergunta. Uma boa técnica para contrariar o temido silêncio é responder “esta é uma boa pergunta” ou “nunca tinha pensado nisso”, enquanto aproveitas para pensar no que podes responder.

Depois da entrevista

E agora? Estamos convencidos que deste o melhor de ti, logo congratula-te pelo trabalho feito. Chegados a este ponto, muitos dos entrevistados relaxam instantaneamente e num ápice os nervos desaparecem. No entanto, se for um trabalho muito interessante para ti, com certeza que os nervos vão continuar à flor da pele. Será que o entrevistador gostou do meu perfil? Ou será que não? Como terão sido os restantes candidatos?

Uma das atitudes mais comuns é pensar que está tudo feito e que só devemos esperar. Errado! Se realmente te interessa esse posto de trabalho, ainda tens muito por fazer. Vejamos alguns exemplos:

  • Põe-te em contacto com a entrevistador: Para algo servem as redes sociais, verdade? Então, procura-o no Linkedin, por exemplo, e recorda-o da tua candidatura, refere algum detalhe relevante que te passou por alto durante a entrevista ou partilha um artigo que possa ser do seu interesse.
  • A importância de pensar positivo: Parece um tópico, mas é essencial para conseguir um objetivo. Depois da atitude que tiveste antes, durante e depois da entrevista de trabalho, sabemos que deste o melhor de ti. Agora sim, só te resta esperar. Fingers Crossed!

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *