Tudo que precisas de saber sobre uma carta de motivação

posted in: Candidatos | 0

Encontrar um emprego novo (ou mudar de emprego) é um processo complexo no qual há que dar atenção aos detalhes para demonstrar de forma profissional que o candidato tem as aptidões e qualidades necessárias para levar a cabo as suas tarefas com êxito.

Por isso, muitas empresas estão a usar modelos internacionais na hora de contratar novos funcionários. No passado, escrever o currículo perfeito poderia ser suficiente. No entanto, na atualidade a maioria das empresas prefere correr menos riscos já que está comprovado que uma boa seleção de pessoal oferece mais benefícios a médio e longo prazo para os interesses das empresas.

Para começar a tua pesquisa de emprego com êxito, para além de fazer um bom CV, também terás de aprender a fazer uma carta de motivação. Se nunca ouviste falar deste termo não te preocupes, pois vamos explicar o que é uma carta de motivação e como escrevê-la corretamente.

carta de motivación

O que é uma carta de motivação?

Ainda que tenha um nome bastante peculiar, o seu objetivo não é mostrar que estás muito motivado para fazer o trabalho que certa empresa oferece. Algumas pessoas confundem-na com carta de apresentação e ainda que tenham muitas semelhanças, há diferenças entre ambas.

Enquanto que numa carta de apresentação o objetivo principal é mostrar dados de experiência de trabalho, numa carta de motivação o objetivo é “motivar” de uma forma subtil a pessoa que recebe o teu documento para que considere o teu perfil para a fase de entrevistas pessoais. Por outras palavras, uma carta de motivação é mais criativa, engenhosa e comercial que uma de apresentação.

Lembra-te que não podes incluir uma carta de motivação e uma de apresentação com o teu CV; apenas podes escolher uma delas. Se não sabes qual a mais conveniente, pensa na tua experiência profissional, educação e conquistas, e compara toda esta informação com as responsabilidades do trabalho que queres conseguir; deste modo poderás ter uma melhor ideia sobre qual o formato mais vantajoso.

Conselhos para fazer uma carta de motivação

Antes de te explicar como escrever uma carta de motivação, deves ter em conta os seguintes aspetos:

  • Apresenta-te e dirige-te a UMA pessoa

Obviamente que terás de te apresentar formalmente neste documento ainda que os teus dados pessoais também estejam no CV. Deves indicar o nome e apelidos da pessoa (como o seu título, se for o caso, por exemplo Dr.). Se esta informação não aparece na oferta de emprego, revê o website da empresa ou liga diretamente à empresa para conseguir essa informação.

  • Evita a repetição da informação do CV

O currículo e a carta de motivação são dois documentos diferentes, logo o seu conteúdo também tem de ser diferente. Ainda assim, se existir algo que valha a pena voltar a referir deves fazê-lo para te destacares dos outros candidatos. Por exemplo, se fizeste um estágio no estrangeiro relacionado com o trabalho que queres ou se falas com fluidez mais de um idioma.

  • Estilo e design

Deves seguir sempre um estilo profissional com vocabulário adequado. Por muito divertidos que pareçam alguns coloquialismos, não os utilizes. Deves usar apenas palavras formais que utilizarias numa entrevista de trabalho.

Relativamente ao design, tem cuidado com os espaços entre parágrafos e a fonte de letra que usas. Não tentes chamar a atenção com uma letra demasiado diferente. Duas fontes de letra adequadas podem ser Calibri ou Times New Roman. Relativamente ao seu tamanho, nem demasiado grande nem demasiado pequeno, 12 é uma boa opção.

  • Revisão

Por último, revê o documento as vezes que achares necessário. Qualquer erro gramatical ou de design pode indicar a tua falta de interesse ou motivação. Para além disso, são erros muito fáceis de corrigir. Em caso de dúvida, pede ajuda a algum colega, amigo ou familiar.

Como escrever uma carta de motivação

1. Informação pessoal.

Ao começar este documento deves incluir o teu nome, apelidos e contacto (email e número de telemóvel).

2. Primeiro parágrafo

Breve, conciso e direto. Estas são as três palavras essenciais para este parágrafo. O recrutador não tem tempo a perder.

Começa por te apresentar, como tiveste conhecimento da empresa e o teu desejo de pertencer à empresa.

4. Segundo parágrafo.

Se o recrutador chegou até este parágrafo já tens meio caminho feito conseguir uma entrevista de trabalho. Aqui deves mostrar as tuas qualidades profissionais e/ou pessoais mais importantes. Lembra-te que não se trata de enumerar toda a tua experiência e aptidões (para isso tens o CV anexado).

5. Terceiro parágrafo.

Este é muito importante, logo deves escrevê-lo de forma elegante para “motivar” o entrevistador a conhecer-te.

6. Despedida e assinatura.

Despede-te formalmente e assina para concluir a tua carta de motivação.

Alguns recrutadores recomendam fazer uma pequena menção dos documentos anexados à carta para que sejam tidos em conta.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.