Porque é que o Employer Branding é importante?

posted in: Candidatos | 0

Hoje em dia as empresas atraem talento não apenas pelas características do posto ou pelo salário, mas também com a sua cultura, os seus valores e a sua identidade corporativa, etc… É por isso muito imporante para captar talento que uma empresa seja percebida como um grande lugar para trabalhar, um lugar que cuida dos seus empregados e que lhes acrescenta valor, e esse é o papel… do Employer Branding. A tua marca está a atrair talento? Neste artigo contamos-te porque é importante o Employer Branding.

A Guerra pelo melhor talento

O Employer Branding é a reputação que a sua empresa tem ou a imagem que projecta no mercado. Porque é que é importante o Employer Branding? Ter um forte Employer Branding ajudar-te-á a atrair e fidelizar o melhor talento, pois a empresa será considerada uma boa organização onde trabalhar.

Hoje em dia os profissionais são os reis, e encontrar e atrair talento qualificado torna-se cada vez mais complicado. É por essa razão que se deve trabalhar muito bem o conceito de employer branding para ser a “empresa elegida”, tendo cuidado com reputação e imagem internamente entre os actuais empregados, que são também eles promotores da tua marca, e também externamente – através das redes sociais e outros canais, para gerar uma boa imagem e reputação de marca.

Como fomentar um employer branding positivo?

Estejas ou não a trabalhar ativamente o teu Employer Branding, este existe. Os teus actuais e potenciais empregados têm uma percepção da tua marca, seja através daquilo que comunicas ou não nas tuas redes sociais, opiniões de trabalhadores em determinados forums, etc. É por isso que é importante concentrar os nossos esforços em como nos vemos como employer brand, e criar uma estratégia para evitar que se monte uma imagem errada ou negativa do que significa trabalhar na tua empresa, criando um impacto negativo na retenção ou captação de talento. Para começar a trabalhar neste aspecto devem-se seguir os seguintes passos:

  • Conheces a tua empresa?

O primeiro passo antes de dizer ao mundo aquilo que te faz único é precisamente saber… Que é que te faz único e diferente da concorrência? É o meomento de fazer uma auto-análise e responder a perguntas sobre como te vêm os teus empregados, o que é que os motiva a ficarem ou o que é que não gostam na tua empresa, etc…

  • Como queremos ser vistos?

Uma vez tenhamos esse ponto coberto – saber quem somos enquanto empresa, é o momento de determinar como queremos ser e ser vistos. Faz um plano de ações concretas a implementar dentro da tua equipa, para que se viva esta employer brand que queres ser, e outras destinadas a captar potenciais candidatos, transmitindo essa imagem de employer brand externamente.

Esta estratégia deve ser revista, analizada e levada a cabo de forma contínua, já que do mesmo modo que as equipas e a empresa evoluiem, é importante que o faça também o employer branding.

O empregado é o mais importante e é o embaixador da tua marca

É importante começar a fomentar o Employer Branding desde dentro, transmitindo-o aos teus empregados e fazendo que também eles representem a tua employer brand. A tua equipa é o principal embaixador da tua marca, pelo que… Cuida dela! Essa imagem positiva apenas se consegue mediante a satisfação real dos teus empregados. Para além disso, o futuro talento quer ver como é realmente trabalhar na tua empresa, o dia-a-dia do empregado, pelo que valoziram muito mais a referência de um empregado actual do que a imagem que revelas tu como empresa.

Que ações levar a cabo? A conciliação, um contexto laboral equilibrado, a promoção profissional, o reconhecimento, são alguns exemplos, entre outros, de como conseguir a satisfação do empregado e, como consequência, as que criarão uma imagem empregadora positiva, de uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus trabalhadores.

Ouve os teus empregados

Seguindo o ponto anterior, quando fores determinar quais os benefícios a oferecer aos empregados, é imporante antes de mais ouvi-los, já que as suas motivações e interesses podem variar de um perfil ou geração para a outra. Por exemplo, alguém mais jovem pode estar à procura de aprendizagem e crescimento e um perfil com família pode estar mais focado em conciliação e segurança.

Cuida da tua presença online

Cuida da tua presença online através das redes sociais ou páginas de opiniões tal como a Glassdoor. Cuida da imagem, cria conteúdo que mostra como é fazer parte da equipa, os seus valores, a cultura, etc… e ouve e mantem conversas constructivas com os candidatos que interagem com a tua maca. Hoje em dia é muito habitual que um profissional dê uma vista de olhos nos teus perfis online antes de entrar num processo de seleção, e é fácil entender se quem tu dizes ser enquanto empresa é, realmente, verdadeiro ou não. O que é que se comenta sobre ti na internet? Lembra-te do ponto anterior: o empregado é também o teu embaixador! Tem cuidado e actua de acordo com aquilo que dizes.

Desenha uma página atractiva

Alinhado com o ponto anterior, é importante ter uma página web ou página corporativa com um desenho bem cuidado, que represente a tua marca e onde se transmitam os teus valores, missão e cultura empresarial.

Dentro da Turijobs tens a opção de criar a tua própria página corporativa, um espaço específico para a tua marca empregadora, onde podes contar aos candidatos tudo sobre a tua empresa e atrair o melhor talento. Neste espaço podes adicionar as tuas ofertas de emprego juntamente com a descrição e imagens da empresa, valores, missão e visão, opiniões de empregados, benefícios e muito mais. Podes dar uma vista de olhos à página corporativa da Turijobs para teres uma referência.

TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE

Transparência e honestidade, dentro e fora da equipa. O Employer Branding não deve vender uma promessa vazia mas sim uma realidade dentro da empresa, caso contrário o impacto pode ser muito mais negativo, criando um mau ambiente de trabalho, desconfiança, críticas e fuga de talento.

Faz com que a tua equipa seja incluída no desenvolvimento do Employer branding

Faz com que todos participem no desenvolvimento do Employer Branding, ouve as propostas de valor da tua equipa, motiva-os a partilhar as suas ideais e mantem sempre uma comunicação ativa com eles para retroalimentar a tua estratégia.

BENEFÍCIOS DO EMPLOYER BRANDING

Realmente, estimar a satisfação do trabalhador não se trata apenas de um trabalho de imagem ou publicidade. Se ainda não é claro o quão importante é o Employer Branding, apresentamos-te de seguida alguns benefícios:

  • Cria um ambiente de trabalho positivo.
  • Melhora a integração, rendimento e productividade da equipa.
  • Aumenta a motivação dos empregados
  • Aumento o compromisso dos empregados para com a empresa.
  • Aumenta a fidelização dos empregados, reduzindo assim a fuga de talento e, consequentemente, reduzindo os custos de recrutamento e seleção.
  • Aumenta a felicidade do trabalhador, e sabendo que a equipa é o mais importante de uma empresa, a sua felicidade deve ser o foco central.
  • E tudo isso cria o valor diferencial da tua empresa, fazêndo-a mais competitiva face à sua concorrência.

A fuga de talento vai ser um grande problema para as empresas depois da pandemia. A fuga de talento cria grandes perdas para uma empresa, dados todos os conhecimentos que cada trabalhador que sai leva consigo, o tempo que o respetivo posto fica desocupado e o investimento que se deve fazer para captar talento qualificado, prepará-lo e retê-lo. Segundo os resultados do nosso último questionário sobre o Impacto do COVID-19 no sector turístico e hoteleiro, perante a falta de oportunidades, a grande parte do talento do setor procura alternativas, com 75% em procura ativa de trabalho. Face a estas circunstâncias, priorizar o bem estar dos empregados e o Employer Branding é crucial para, quando o mercado se reactive, eles queiram fazer parte da tua empresa em vez da concorrência.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.