A boa gestão de talento pelas equipas de RH: a importância de uma equipa unida para sair com força da crise

posted in: Candidatos | 0

Pouco a pouco e de forma gradual os negócios de turismo e hotelaría vão retomando a sua atividade e os empregados vão sendo reincorporados. Mas estão realmente preparados para a reincorporação? E mais importante, como podem os profissionais de recursos humanos agilizar a sua volta ao trabalho?

Sentir que fazem parte de uma equipa, que as suas opiniões são tidas em conta e que o seu trabalho é valorizado são algumas das coisas que motivam os empregados. Contudo, devido à situação actual de incerteza, a motivação é precisamente o que lhes falta a muitos deles/as. É com especial foco neste aspecto que o bom trabalho de Recursos Humanos é crucial para garantir que os trabalhadores se sentem realizados na empresa e continuam comprometidos com a mesma. Agora mais que nunca, os profissionais de recursos humanos devem manter uma equipa forta, unida e motivada que esteja preparada para a “nova normalidade”.

Gestión del talento

Investimos grande parte do nosso tempo no trabalho e a maneira como nos sentimos no âmbito laboral tem um grande impacto na nossa vida. Não se trata apenas de uma fonte de rendimentos, mas mais que isso, afecta a nossa satisfação, sentimento de reconhecimento e inclusivamente a nossa vida social: fazemos cerca de 70% dos nossos contactos (sociais) no âmbito laboral.

Quem já voltou ao trabalho talvez se tenha dado conta que, devido às circunstâncias actuais, a dinâmica mudou e não se trabalha como antes. Devido a estas alterações, é muito importante prestar atenção à equipa e às seguintes áreas para manter e impulsionar a satisfação e motivação dos empregados:

A função do trabalhador:

As pessoas querem sentir-se parte da equipa e, sobretudo, sentir que o seu posto/função é relevante e tem um impacto positivo do mesmo. É importante reconhecer o trabalho do empregado e elogiar os seus feitos uma vez que, se não se sentem necessários, terão dúvidas sobre o significado da sua posição e a sua lealdade e comprometimento para com a empresa pode ressentir-se, o que pode levar à fuga de talento.

O nosso conselho para os responsáveis de recursos humanos é rever e assignar novos projectos aos empregados, com processos definidos e prazos de entrega concretos e, sobretudo, reconhcer e elogiar o empregado quando alcança os objetivos estipulados.

A equipa e as relações sociais na empresa

Gostamos de estar em contacto com os nossos companheiros, almoçar juntos, ir tomar um café na pausa da manhã, etc. Neste momento isso não está a ser tão comum, uma vez que muito profissionais ainda estão em regime de teletrabalho, algo que pode levar a que exista um distanciamento entre os empregados e que as relações se ressintam, inclusivamente com os gestores.

A tarefa dos profissionais de Recursos Humanos é fazer que os gestores mantenham o contacto com os empregados várias vezes à semana, para ver como estão a desenvolver os projectos mas também para fazer um seguimento de como se sentem ou se há áreas nas quais o empregado precise de apoio. As reuniões regulares de equipa ajudam a não perder o contacto e a seguir, apesar de tudo, como uma equipa forte e unida.

O nosso conselho para os responsáveis de Recursos Humanos: fazer chamadas regulares e proactivas com os empregados para entender como percebem a situação actual e como se sentem. É importante manter a comunicação, uma vez que isso ajudará a manter uma equipa forta e preparada para quando toda a actividade volte ao normal.  Se se deixa que os empregados estejam ainda a processar a crise, com o facto de terem perdido contacto com os seus colegas, etc. será mais díficil voltar à diâmica e ao ritmo habitual de trabalho.

Salário

O nosso salário é o que nos permite ser economicamente independentes e é um dos principais inventivos no nosso trabalho. Durante esta crise, muitos empregados tiveram que prescindir de parte do seu salário, com o consequente impacto na sua vida pessoal.

Agora mais que nunca, os responsáveis de recursos humanos devem ser transparentes e honestos com os empregados. É importante levar a compreender o motivo dessas variações no salário, explicar as razões, o processo e uma expectativa da duração desta alteração. Ser honesto e estar acessível para o empregado quando ele(a) tem alguma dúvida é crucial para manter essa lealdade e confiança na empesa.

A missão e visão

Sentir-se identificado com a missão e visão da empresa e o trabalho que se realiza é crucial. Sentir-se identificado com a razão de ser da empresa e o significado do seu trabalho é o que mantem um empregado unido e comprometido com uma empresa. Esta lealdade pode ver-se deteriorada se o empregado sente que a empresa está sem rumo, que quase não tem tarefas, que o seu trabalho é limitado, que não está integrado em projetos com futuro e que as suas conquistas não são reconhecidas, por mais pequenas que sejam.

Estas são algumas ideias para manter a motivação da tua equipa durante e depois da crise:

  1. Mantém conversas regulares com os empregados: Cada empregado debe sentir que é considerado e que não se esqueceram dele(a).
  2. Começa alguma actividade de equipa: Online também se podem fazer jogos, cafés virtuais, partilhar anedotas ou música… Todas essas actividades permitem manter uma equipa unida.
  3. Tem atenção ao estado anímico dos empregados, o trabalho não é tudo: Como se sentem os empregado sobre esta nova dinâmica de trabalho? Podem disfrutar do seu tempo livre como antes? Sentem-se inseguros?
  4. Máxima transparência: Todas as informações importantes relativas à empresa devem chegar a todos os empregados de forma rápida e simultânea. Não queremos nem rumores nem que ninguem sinta que não lhe enviaram informação por razões estranhas. Um feed de notícias, um email semanal com as últimas novidades ou um boletim informativo podem ser utilizados para manter todos informados.
  5. Comunica a estratégia e o modelo de gestão: Dever ser acessível para todos os membros da equipa e ser explicada de forma compreensível. Isto vai gerar segurança e confiança entre os empregados.
  6. Propôe uma hora de consultas sobre problemas organizacionais e/ou pessoais. É muito importante que os empregados tenham um espaço seguro e de confiança onde possam discutir as suas dúvidas ou partilhar informação pessoal que possa afectar a suas relações laborais ou o seu trabalho em si.
  7. Oferece material formativo aos empregados: Para superar qualquer crise e situação complexa é importante estar preparados, e para isso não há nada melhor que manter uma formação constante sobre os temas mais recentes.

Tarefas dos responsáveis de RH com os directores da empresa

Em todo este processo não se pode esquecer a camada directiva da empresa:

  1. Manter o diálogo com os directores da empresa, questionando-lhes sobre o seu trabalho de gestão
  2. Elabora um plano de gestão durante a crise e depois. Este debe ser comunicado aos empregados pelo gestor.
  3. O apoio e a assistência dos directores para que as equipas funcionem bem graças a uma boa liderança, acessível e transparente.
  4. Apoiar os directores e gestores nos momentos de crise e stress.
  5. Planear e discutir os objetivos e directrizes, especialmente no que diz respeito aos recursos humanos, com os directores e gestores.
  6. Reconhecer o trabalho a todos os níveis.

De certeza que te dá a sensação de que implementar todas estas ideias requere muito esforço, mas damos-te a certeza de que valem a pena. Implementar estas pequenas alterações e dinâmicas ajudará a empresa a sair da crise com uma equipa forta, unida e motivada.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.