“O lugar é teu”: supera com sucesso a última fase do processo de seleção

Parabéns! Estás a um passo de conseguir o posto de trabalho que tanto desejas. Um passo que será decisivo para poder ouvir a tão esperada frase “o lugar é teu”.

Se chegaste até aqui,  significa que a empresa considerou a tua trajetória profissional interessante e de grande valor. Embora já tenhas parte do caminho feito, não te relaxes. Recorda que a todo o momento estarás a ser avaliado e deverás apostar tudo na última fase: a entrevista final.  Tem sempre presente as motivações que te levaram a querer trabalhar nesta empresa e mostra-te proativo em todos os momentos: a atitude é no que mais se concentram as empresas.

Assim, deverás ter em conta 3 aspetos essenciais que te ajudarão a superar com sucesso a última fase do processo de selecção:

  • Investiga a empresa:

Analisa a sua página web, a cultura da empresa, a sua missão e visão ou os comentários e opiniões que aparecem na Internet. O objectivo é conhecer ao detalhe a empresa para saber o que esta procura mas, também, para preparar a pergunta que pode ser decisiva: “O que sabes sobre a nossa empresa?”. Outro aspeto que pode jogar a teu favor é procurar o possível recrutador no LinkedIn ou Twitter, estudar o seu perfil e o tipo de conteúdo que publica, e aproveita para te apresentares e interagir com ele.

  • Demonstra o teus êxitos:

Uma vez que saibas os pontos nos quais te destacas, em relação aos restantes candidatos, dedica tempo a recapitular os trabalhos e caracetrísticas que mais se destacam na tua trajetória profissional. Tudo vale: desde um projecto na universidade que foi premiado, até um projecto que desenvolveste na tua última empresa que foi um notório sucesso. Não te fiques pela enumeração das tuas realizações, mostra-as com exemplos e, se puder ser, leva uma cópia ou utiliza um suporte digital para visualizar-lo em direto.

  • Trabalha a relação humana:

Ganha a confiança do entrevistador mostrando-lhe como seria trabalhar contigo no dia-a-dia. Demonstra que sabes como se estrutura a empresa, os projetos que está a realizar e toda a informação que reuniste com a tua “investigação”. Mostra segurança em todos os momentos, mesmo que o entrevistador esteja relutante, mas evita excessos de confiança. Sê natural, ouve, usa vocabulário correto e comporta-te como gostarias que o teu futuro trabalhador se comportasse.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

  1. Maria do Rosário Fontes

    Obrigada pelas dicas pois são realmente importantes para todos e para pessoas como eu que já estou na casa dos 60 e gosto de trabalhar e abarcar projectos e marcar a diferença . Só com uma entrevista é que alguém me aceitará como colaboradora pois estou ainda bem actualizada e apta aos mercados de hoje em dia. Rapidez, eficiência, arte de bem receber. A idade trás sabedoria, disponibilidade, facilidade em gerir situações face às pessoas mais novas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *