Aumenta as possibilidades com um CV em inglês

Há alguns dias atrás falamos de como escrever um bom CV para otimizar a procura de emprego. Uma boa estrutura e selecção de conteúdo relevante eram os principais aspectos a ter em conta para a sua criação  (podes relembrar aqui). Mas o que acontece se queremos optar por uma empresa internacional ou mesmo tentar a nossa sorte no estrangeiro?

O setor turístico é um setor que se caracetriza pelo contacto constante com empresas, profissionais e clientes de diferentes nacionalidades, como tal a língua inglesa converte-se num requisito imprescindível para trabalhar nele.

Não obstante, tanto realizes a procura de emprego no estrangeiro ou no teu país, um CV  em inglês aumenta as tuas possibilidades laborais. Como? Continua a ler:

 

Aumenta as tuas possibilidades em Portugal

Embora o teu objetivo não seja formar parte de uma empresa internacional, criar um currículo em inglês pode resultar muito útil. Perante a grande competência laboral que existe no setor turístico, devemos aproveitar todas as possibilidades que nos oferece este documento, que serve como o primeiro ponto de contacto com a empresa, e uma das melhores opções é escrevê-lo no idioma internacional.

Além de te destacares entre os todos os candidatos, servirá como exemplo prático do teu domínio do idoma e permitirá expandir as tuas opções laborais. Utilizar o idioma internacional também fará com que demonstres que estás preparado para enfrentar equipas multiculturais e clientes internacionais. Um profissional todo-o-terreno preparado e predisposto a tudo.

Aumenta as tuas possibilidades no estrangeiro

Um CV em inglês será essencial se o teu objetivo é trabalhar num país de língua oficial inglesa. Tem em conta, que não se trata unicamente de traduzir o teu CV, mas também de adaptar o seu formato ao país onde aspiras trabalhar.  Na maioria dos países, o CV apresenta-se sem fotografia e numa só página. Embora esta prática seja pouco usual em Portugal, a maioria dos países utilizam este protótipo, logo deves reduzir o conteúdo do teu CV atual para captar a atenção do departamento de Recursos Humanos.

A Comissão Europeia e o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional põem à disposição dos cidadãos europeus uma série de templates na sua página web, pensados especialmente para aqueles que desejam ir para o estrangeiro. Lembra-te que, embora o  conteúdo seja essencial, não deves subestimar o desenho do teu CV!

 

Como redatar um CV em inglês?

Seja qual for o teu objetivo, para tirar o máximo deste novo documento, na Turijobs damos-te alguns conselhos para que acertes em cheio na sua estrutura e redação:

Perfil Profissional: Começa o teu CV com uma pequena introdução sobre ti enquanto profissional. Deves aproveitar esta secção para captar a atenção do recrutador e dar-lhe a informação que ele espera. Destaca o mais importante da tua carreira e contextualiza-os. Por exemplo, se o teu objetivo é trabalhar numa empresa no Reino Unido, podes apresentar brevemente a tua expriência no setor, destacando os teus trabalhos com clientes internacionais e dando importância à estância de 3 meses que realizaste nos Estados Unidos para profundizar o idioma.

 

Experiência: A experiência que tens no setor vai ser outro dos aspetos primordiais para o recrutador. Inclui as experiências que se ajustam ao posto de trabalho. No entanto, se trabalhaste noutros setores onde o idioma oficial é inglês, é o momento de inclui-lo. Destaca se trabalhaste com clientes internacionais, se a tua equipa era multicultural ou se trabalhaste em algum projeto em inglês. Em determinados países, também é habitual incluir referências, logo utiliza-as a teu favor.

 

Educação: Destaca a formação mais relevante para o posto, excluindo a formação básica, e adicionando os reconhecimentos que obtiveste ao longo da tua trajetória escolar. Mesmo que não tenhas obtido bolsas de estudo ou prémios de mérito e excelência, podes destacar o resultado de alguns cursos ou ressaltar um projeto específico que possa captar a atenção da empresa. Por exemplo, podes destacar esse trabalho que realizaste em inglês e o resultado que obtiveste.

 

Capacidades: Muito importante! Inclui todos os idiomas que conheces, o nível que tens de cada um de eles e anexa o certificado, se o tens. Uma pequena anotação que exemplifique a tua capacidade nesse idioma acrescentará pontos ao teu CV, por exemplo, uma temporada no Reino Unido.  Adiciona também os programas ou ferramentas especializadas que dominas, segundo a tua profissão, e coloca as qualidades que fazem de ti o candidato perfeito.

 

Outras informações: Realizaste voluntariado internacional? Formas parte de uma organização, equipa ou associação? Desenvolveste um projeto por iniciativa própria? Nesta secção, é o momento de destacar todas aquelas atividades que realizaste e podem servir como exemplo das tuas qualidades: responsável, organizado, com iniciativa ou que sabes trabalhar em equipa. Tudo vale! Não te esqueças de adicionar a informação básica, como licença para conduzir, a tua disponibilidade para incorporar a empresa ou qualquer outra informação que consideres relevante para o posto. Recorda que se o teu objetivo é trabalhar no estrangeiro, deves dar prioridade aquelas atividades que tenhas desenvolvido noutros países, incluindo naquele a que aspiras.

 

Por último…

Tem em conta as regras gramáticais e os estilos linguísticos. Nos CVs em inglês, abunda a voz pasiva e as orações subordinadas. No entanto, é melhor evitar frases complexas, porque o objetivo do CV é apresentar a informação de forma breve e concisa. Desta forma, as possibilidades de ser lido serão maiores.

Ninguém tem um nível perfeito de ingês, inclusive os nativos podem cometer um ou outro erro de ortografía. Ainda assim, trata-se de mostrar o CV com o máximo profissionalismo possível, como tal apoia-te em tradutores ou sites de tradução como Linguee ou WordReference para encontrar expressões concretas para diferentes contextos.

 

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *