Como escrever um currículo criativo

posted in: Candidatos | 0

Em inglês diz-se “reinvent the wheel”, ou seja, voltar a inventar a roda. O sentido desta expressão é que se algo funciona perfeitamente porque temos de mudar? Se aplicarmos este conceito ao processo de procura de emprego: porquê escrever um currículo criativo se os tradicionais funcionam bem? O objetivo de escrever um Curriculum Vitae criativo é chamar a atenção das equipas de Recursos Humanos para que te queiram entrevistar. Não se trata, portanto, de reinventar a roda, mas antes decorá-la de forma adequada.

Neste artigo apresentamos-te dicas e conselhos para fazeres um currículo original e até um modelo para um CV criativo.

currículum creativo

Conselhos para fazer um currículo original

Aprende bem a seguinte regra porque é essencial para escrever um currículo criativo: ter pensamento crítico e bom senso. Isto é o mais importante. Por exemplo, imagina que pretendes trabalhar num escritório de advogados e apresentas um currículo cheio de desenhinhos. Chamarás a atenção dos responsáveis de recursos humanos de certeza, mas da forma errada. Vê o que tens de ter em conta:

Uso de fotografias

Este é um tema controverso, já que enquanto alguns especialistas dizem que as fotografias fomentam a discriminação laboral, outros afirmam que dá um toque mais pessoal ao CV. É tudo uma questão de pontos de vista, o mais adequado é que sigas sempre a regra do Bom Senso e decidas se a sua adição melhorará as tuas probabilidades para passar à fase da entrevista pessoal. A fotografia deve ser profissional e o fundo não tem de ser necessariamente branco. Só não uses fotos das tuas férias na praia ou em festas com os teus amigos…

Uso de gráficos

Esta é uma tendência muito atual que se utiliza em certos setores. Por exemplo, pode-se incluir um gráfico circular com percentagens que indique o tempo que trabalhaste em cada empresa e um gráfico de barras que mostre as tuas responsabilidades em cada emprego. Obviamente, o design deste tipo de currículos é mais complexo e por isso demora mais tempo.

Fonte e cor

Estas duas ferramentas bem combinadas podem dar muito valor ao teu CV se conseguires encontrar o equilíbrio adequado. A fonte deve ser elegante e formal. O erro mais comum? Usar fontes demasiado infantis. No que toca à cor, podes usar uma ou duas cores, mas lembra-te que o teu currículo não deve ser um arco-íris de cores chamativas.

Tamanho da letra

Já ouviste dizer que o tamanho não importa? No caso da letra dos currículos isso não se aplica. A tua criatividade não será medida pelo tamanho da letra que uses, por isso não uses um demasiado grande nem demasiado pequeno.

Redes sociais

Podes incluir no teu CV links para plataformas como o LinkedIn, de forma a mostrar o teu lado profissional. Efectivamente, as empresas dão cada vez mais importância às redes sociais quando toca a contratar funcionários. Por isso mesmo, deves ter cuidado com aquilo que publicas e com quem o partilhas.

Infografias

As infografias são uma versão melhorada e mais atual dos gráficos que explicamos anteriormente. Para além disso, existem ferramentas grátis, como Visualize, que te ajudam a fazer as tuas infografias passo a passo para que as incluas no teu currículo.

Modelo para um Currículo Criativo

O teu CV deve ter uma estrutura onde apareça a seguinte informação:

Dados pessoais

Sem esta informação, não poderiam entrar em contacto contigo. Tens de incluir: nome e apelidos, email e contacto telefónico. Lembra-te que deves omitir qualquer informação pessoal que não seja relevante para o trabalho.

Experiência laboral

Este ponto é perfeito para incluir algum elemento criativo como gráficos ou infografias. Nesta secção deves incluir o nome da(s) empresa(s), o local e o(s) cargo(s) que desempenhaste. Também podes adicionar alguma conquista importante.

Formação académica

Podes tratar deste ponto da mesma forma que no anterior, mas é aconselhável que uses o mesmo estilo e design. Não te esqueças de colocar: nome do certificado, instituição educativa e duração dos estudos.

Idiomas e formação contínua

Para ser mais criativo e para que te destaques dos outros candidatos, indica os idiomas que dominas e também os cursos de formação realizados, preferivelmente ordenados cronologicamente do mais recente para o mais antigo.

Conquistas e interesses pessoais

Nesta secção não te deves esquecer de colocar qualquer dado relevante que demonstre que és um candidato a ter em conta. Por exemplo, podes incluir estágios (nacionais ou internacionais), programas de voluntariado, resultados desportivos, etc.

Referências

As cartas de referência ajudar-te-ão a alcançar o teu objetivo, na medida que terás pessoas de confiança a falar positivamente das tuas atitudes, habilidades, responsabilidades, conhecimentos e personalidade.

Lembra-te que na internet consegues encontrar muitos modelos de currículos criativos gratuitos desenhados especificamente para o setor em que queres trabalhar.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.