Os empregos na “nova normalidade”

posted in: Candidatos | 0

Aos poucos os negócios turísticos e hoteleiros vão abrindo as suas portas e não podemos esperar por voltar a poder disfrutar dos bares, restaurantes e das escapadinhas até aos nossos lugares favoritos.

Este tão esperado aumento da procura turística e hoteleira significa que a oferta laboral nesta indústria também será reativada, sendo que, se estás disponível para uma mudança ou estás à procura de um emprego agora é a melhor altura para seres proativo e inscreveres-te nas ofertas que estão a ser publicadas. Contamos aqui como e onde podes começar a procurar.

Quais os locais que estão à procura de talento

Evidentemente, o avanço no desconfinamento tem como consequência uma nova recuperação da atividade hoteleira e turística e da publicação de novas vagas. Agora é o momento ideal para estar atento a todas as ofertas publicadas.

As áreas mais procuradas atualmente em Portugal são Cozinha, Sala e Bar, e também Receção.

Os locais onde existe um maior número de ofertas são Lisboa, Porto, Setúbal e Coimbra.

Como encontrar emprego com o COVID-19?

Este foi um momento de uma incerteza muito grande. Foi algo novo para todos nós, e ainda que estejamos a ver os negócios a reabrir e estamos a experienciar já a “nova normalidade”, é certo que continua a existir insegurança quando se pensa no futuro a curto prazo.

É por este garantido grau de incerteza que, no momento em que optas por te inscreveres em ofertas, é importante destacar nas tuas principais aptidões os seguintes pontos:

  • Experiência: Procuram-se pessoas que possam começar o mais rapidamente possível e que possa entrar na dinâmica dos negócios. As circunstâncias mudam repentinamente, logo procuram pessoas que estejam preparadas desde o primeiro momento.
  • Versatilidade: ainda que os restaurantes estejam abertos, existe capacidade limitada, o que quer dizer que não se pode incorporar a equipa toda. Agora mais que nunca necessitam pessoas que possam desenvolver diversas funções que cubram todas as tarefas até que os negócios alcancem a sua atividade habitual e possam ter a equipa toda a trabalhar.
  • Proatividade: Tal como referido no ponto anterior, encontramo-nos num período em que todos somos fulcrais para o êxito e futuro do turismo e da hotelaria. Por isso mesmo, procuram-se pessoas que se envolvam e que proponha ideias para ajudar a potenciar os negócios.
  • Conhecimentos em segurança e higiene: Abrimos, mas com certas restrições e também com novas políticas ao nível de segurança e higiene para a prevenção dos contágios. Valorizam-se aquelas pessoas que durante o confinamento se formaram neste tema e podem ofrecer um serviço mantendo as medidas ditadas pelas autoridades sanitárias.

Medidas a ter em conta para prestar um bom serviço

  • Devem ser disponibilizados geis ou soluções desinfetantes e pedir aos clientes que os utilizem antes de entrar nos estabelecimentos.
  • Devem ser respeitadas as capacidades máximas dos locais, sendo aconselhado um máximo de 4 pessoas por 10 metros quadrados.
  • Devem ser assegurados entre os funcionários e os hóspedes um metro e meio de distância.
  • Os funcionários devem evitar saudações físicas com os clientes, respeitar a distância de segurança e evitar a partilha de objetos.
  • Caso não seja possível manter a distância de segurança, devem ser utilizadas máscaras.
Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.