Menú de Contenidos
Em Portugal, o governo implementou medidas estrictas com o objetivo de controlar o elevado número de contágios de COVID-19, as quais têm consequências no nosso dia-a-dia mas também e fundamentalmente a nível dos negócios. E a restauração foi, sem dúvida, um dos sectores mais afectados.
Hoje queremos apresentar-lhe diferentes ferramentas digitais que o ajudarão a manter as vendas e a estimular a comunicação com os clientes ao longo deste contexto em que tanto as lotações permitidas como os horários de serviço estão restrigindos.

Ainda que suponha um modelo de negócio diferente, a internet oferce-nos boas opções para complementar as vendas físicas, para manter o contacto com os nossos clientes e potenciais clientes e promover o nosso negócio desde uma prespectiva diferente.
Estas são algumas das ferramentas e estratégias que pode implementar para ajudar a promover eficazmente o seu restaurante nesta época.
Whatsapp for Business
Whatsapp for business é a ferramenta de mensagens instantâneas para pequenas e médias empresas. Com esta aplicação poderá estar em contacto com os seus clientes, divulgar informação sobre o seu serviço e criar grupos sem que os participantes se possam ver entre si.
Que benefícios tem?
- Permite-lhe interagir com os seus clientes de forma mais directa e pessoal.
- Pode criar mensagens automáticas como, por exemplo, mensagens de boas-vindas ou de ausência, etc.
- Pode utilizá-los como ferramenta de reservas ou para registar pedidos.
- Permite-lhe criar grupos, pelo que pode segmentar o seu pública e enviar comunicações personalizadas, por exemplo, sobre as mais recentes promoções.
- Permite-lhe partilhar o seu catálogo de productos: se vende ao domícilio ou faz take away, esta opção será bastante interessante para si, uma vez que poderá oferecer os seus pratos diretamente em Whatapp Business.
Web e-commerce
As redes sociais são a ferramenta mais potente para conectar com os clientes, dar visibilidade à marca, fazer promoções, etc., permitindo personalizar com bastante critério a informação partilhada para fazer com que a comunicação seja o mais eficaz possível.
Um estudo realizado por MediaKix conclui que investimos 5 anos e 4 meses das nossas vidas nas redes sociais, pelo que, se quer encontrar e conectar-se com o seu cliente, provavelmente este seja um dos principais caminhos a ter em conta.
Algumas ações que pode levar a cabo nas redes sociais para promover o seu negócio são:
- Mostrar os seus pratos e partilhar receitas e conselhos de cozinha.
- Interagir com os seus clientes, dando likes, comentando e partilhando as suas fotografias ou histórias que mencionem o seu restaurante.
- Incentivar o seu público a partilhar conteúdo mencionando o seu restaurante, oferecendo-lhe benefícios, como por exemplo um desconto ou um prato grátis.
- Mostrar a sua cultura e os seus valores de marca.
- Divulgar informação sobre horários, novas medidas implementadas no restaurante ou outras informações relevantes.
- Atender solicitações dos seus clientes.
- Realizar concursos.
(SEO) Search Engine Optimization e (SEM) Search Engine Marketing
Resta-nos dizer que, hoje em dia, quando queremos procurar um restaurante, fazêmo-lo através da internet, realizando uma pesquisa rápida por tipo de comida de preferência ou localização.
É exatamente por isso que é bastante importante o posicionamento web de um negócio, para que quando um utilizador faça uma procura do restaurante mais próximo, por exemplo, de comida tradicional portuguesa – imaginando que o seu restaurante se enquadre nesta categoria, seja a sua página web a primeira que apareça na lista de resultados.
Para melhorar o seu posicionamento é importante ter em conta dois pontos:
- A estratégia de conteúdo: Para melhorar o seu posicionamento web, é importante ter um blog em que possa oferecer não só conteúdo baseado em palavras-chave relacionadas com as palavras das pesquisas realizadas pelos utilizadores, mas também conteúdo de qualidade e que lhes ofereça valor a esses mesmos utilizadores. Para definir o conteúdo deve ter em conta aquilo que define o seu negócio e seleccionar os conceitos que o representem, assim como aquilo que lhes interessa aos clientes e selecionar os conceitos que usam nas suas pesquisas.
- O SEO local: Outro ponto importante a considerar é o SEO local, ou por outras palavras, a estratégia de posicionamento tendo em conta a localização do seu negócio. É assim que os seus clientes encontrarão o seu negócio entre as primeiras posições da sua pesquisa, se o seu restaurante estiver próximo da área onde eles querem ir ou onde estão nesse momento. No SEO local é importante incentivar os clientes a deixar as suas opiniões e comentários, uma vez que uma boa pontuação também ajudará a que o seu negócio apareça nas primeiras posições nas pesquisas, para além de que geram mais confiança para os clientes, em comparação com outros negócios com piores avaliações.
Ler mais: