Menú de Contenidos
Aos poucos os negócios turísticos e hoteleiros vão abrindo as suas portas e não podemos esperar por voltar a poder disfrutar dos bares, restaurantes e das escapadinhas até aos nossos lugares favoritos.
Este tão esperado aumento da procura turística e hoteleira significa que a oferta laboral nesta indústria também será reativada, sendo que, se estás disponível para uma mudança ou estás à procura de um emprego agora é a melhor altura para seres proativo e inscreveres-te nas ofertas que estão a ser publicadas. Contamos aqui como e onde podes começar a procurar.

Quais os locais que estão à procura de talento
Evidentemente, o avanço no desconfinamento tem como consequência uma nova recuperação da atividade hoteleira e turística e da publicação de novas vagas. Agora é o momento ideal para estar atento a todas as ofertas publicadas.
As áreas mais procuradas atualmente em Portugal são Cozinha, Sala e Bar, e também Receção.
Os locais onde existe um maior número de ofertas são Lisboa, Porto, Setúbal e Coimbra.
Como encontrar emprego com o COVID-19?
Este foi um momento de uma incerteza muito grande. Foi algo novo para todos nós, e ainda que estejamos a ver os negócios a reabrir e estamos a experienciar já a “nova normalidade”, é certo que continua a existir insegurança quando se pensa no futuro a curto prazo.
É por este garantido grau de incerteza que, no momento em que optas por te inscreveres em ofertas, é importante destacar nas tuas principais aptidões os seguintes pontos:
- Experiência: Procuram-se pessoas que possam começar o mais rapidamente possível e que possa entrar na dinâmica dos negócios. As circunstâncias mudam repentinamente, logo procuram pessoas que estejam preparadas desde o primeiro momento.
- Versatilidade: ainda que os restaurantes estejam abertos, existe capacidade limitada, o que quer dizer que não se pode incorporar a equipa toda. Agora mais que nunca necessitam pessoas que possam desenvolver diversas funções que cubram todas as tarefas até que os negócios alcancem a sua atividade habitual e possam ter a equipa toda a trabalhar.
- Proatividade: Tal como referido no ponto anterior, encontramo-nos num período em que todos somos fulcrais para o êxito e futuro do turismo e da hotelaria. Por isso mesmo, procuram-se pessoas que se envolvam e que proponha ideias para ajudar a potenciar os negócios.
- Conhecimentos em segurança e higiene: Abrimos, mas com certas restrições e também com novas políticas ao nível de segurança e higiene para a prevenção dos contágios. Valorizam-se aquelas pessoas que durante o confinamento se formaram neste tema e podem ofrecer um serviço mantendo as medidas ditadas pelas autoridades sanitárias.
Medidas a ter em conta para prestar um bom serviço
- Devem ser disponibilizados geis ou soluções desinfetantes e pedir aos clientes que os utilizem antes de entrar nos estabelecimentos.
- Devem ser respeitadas as capacidades máximas dos locais, sendo aconselhado um máximo de 4 pessoas por 10 metros quadrados.
- Devem ser assegurados entre os funcionários e os hóspedes um metro e meio de distância.
- Os funcionários devem evitar saudações físicas com os clientes, respeitar a distância de segurança e evitar a partilha de objetos.
- Caso não seja possível manter a distância de segurança, devem ser utilizadas máscaras.