A saída de Portugal da lista verde dos principais mercados turísticos foi mais um golpe forte para o sector turístico, sobretudo para o sector da restauração. Ainda que a Grande Lisboa esteja em confinamento parcial e muitas cidades não avancem no desconfinamento, na Turijobs registamos um aumento do número de ofertas de emprego.
Contrariando a situação verificada nos meses anteriores, o sector da restauração ocupa o primeiro lugar do pódio, com especial enfoque na área de Sala e Bar. No que aos distritos que mais ofertas de emprego têm activas, Porto, Lisboa e Faro ocupam as primeiras posições da lista.

Quais são as cidades com mais emprego?
Contrariando os meses anteriores, Porto é agora a cidade com maior número de ofertas de emprego activas, destacando-se as áreas de Sala e Bar, Cozinha e Recepção.
Na Invicta são também vários os grupos que se encontram em processo de recrutamento. Destacamos: Casa Guedes: Fundado em 1987, este restaurante de comida típica portuguesa, na Praça dos Poveiros, está a recrutar diferentes perfis, para Sala e Cozinha.
The Fladgate Partnership: holding que possui negócios no vinho do Porto, turismo e distribuição, tem mais de 10 posições abertas para Cozinha, Sala e Bar e Quartos.
Discover Porto: empresa prestadora de serviços de gestão e consultoria hoteleira e explora apartamentos turísticos e restaurantes, encontra-se neste momento a recrutar 5 perfis distintos para Sala.
Emprego em Lisboa
Em Lisboa, fruto das medidas restrictivas, deparamo-nos com uma diminuição do número de ofertas face ao mês anterior. Sala e Bar, Atenção ao Cliente e Cozinha são os sectores com maior número de ofertas activas. Na área de Sala e Bar, é necessário dar especial destaque ao elevando número de ofertas para a posição de Empregado de Mesa. É importante também ressalvar o aumento de ofertas para a posição de recepcionista face ao mês anterior.
Emprego em Faro
Como vem sendo habitual, Faro ocupa a terceira posição do pódio a nível de procura de profissionais de turismo. As áreas com maior demanda são: Sala e Bar, Cozinha e Recepção. Remarcamos igualmente o aumento da procura por profissionais com perfis Administrativos.
De entre as empresas que estão a recrutar, destacamos as seguintes:
- Portugal Sotheby’s International Realty: Fundada em 1976 com um intuito de fornecer um poderoso programa de marketing e referências de imóveis de luxo a mediadores independentes. Tem, neste momento, duas posições abertas, para coordenadora e consultor comercial.
- Nazari: Localizado a 1km da praia da Salema, o Nazari é um espaço cujo conceito assenta na sustentabilidade, alimentação saudável e a utilização de produtos locais e sazonais. Está a recrutar empregados de mesa e um cozinheiro de 1ª.
- Vista Marina: Pretende integrar na sua equipa recepcionistas, um supervisor de housekeeping e um técnico de manutenção. Conjuntamente com o Panoramic Residence e Panoramic Working, o Panoramic Living nasce das necessidades dos seus stakeholders e da busca incessante por excelência e consistência em todas os produtos da empresa.
Quais são as áreas com maior número de ofertas de emprego em turismo e hotelaria?
Sala e Bar é a área que conta com um maior número de ofertas activas de momento, contabilizando um total de 68 ofertas. Os recrutadores neste sector valorizam sobretudo simpatia, um profissional rápido e organizado, com especial vocação para o cliente.
Cozinha, coração dos negócios turísticos, é um dos sectores que mais recruta neste momento. Entre os requisitos solicitados pela entidade empregadora, encontram-se a experiência prévia, flexibilidade, espírito de equipa, pessoa organizada, rápida e claro, apaixonado pelo sector da gastronomia, conhecedor das tendências gastronómicas e capaz de aplicar-las seus pratos.
Por último, encontra-se o sector da recepção, com mais de 35 ofertas activas. Neste sector, a pontualidade, assiduidade e proactividade são pontos muito valorizados pelos recrutadores.