Menú de Contenidos
Motive a sua equipa com uma CVP
O reconhecimento profissional é uma ação tão eficaz, como pouco realizada nas organizações. Não estamos a falar de feedback ou da técnica da sandwich. Refiro-me a expressar aos membros da sua equipa, a valorização que faz de um trabalho bem elaborado, de uma atitude proactiva ou de um comportamento que fortalece o projeto. Isso é uma caricia Verbal Profissional (CVP).
Uma CVP deve ser breve, ágil e tem como finalidade facilitar uma dose de informação em um determinado momento. Por esta razão, não e necessário esperar para a avaliação de desempenho ou uma reunião de equipa para realizá-la, pode ser aplicada em qualquer lugar de forma espontânea. Também pode dar esse reconhecimento aos seus superiores, ou a qualquer outro membro da organização (mesmo sendo de outro departamento).

Como dar uma CVP
1. Diz primeiro o nome da pessoa a quem se esta a dirigir.
2. Faça referência à característica positiva que a pessoa tem ou à ação que fez e que você gostou.
3. Diga-lhe o que o fez sentir; expressar-nos ajuda-nos a construir pontos entre nós e os demais.
Exemplos de Caricias Verbais Profissionais:
“Alfredo, solucionaste o problema de distribuição de custos de uma maneira brilhante. Estou muito contente de te ter na minha equipa.”
“Martim, gostei muito da tua intervenção na reunião. Senti-me bastante identificada com o que disseste”.
“Susana, aprecio muito que me tenha sugerido para liderar o projeto. Sinto-me muito envolvido e estou confiante que vamos alcançar os objetivos.”
Benefícios de uma CVP
– Mais envolvimento (Engagement). Consiga que o recetor de uma CVP reforce a sua relação com o projeto, a empresa, com a equipa e também consigo. Em consequência a sua motivação no trabalho também aumentará.
– Agradecimento. A pessoa felicitada sente-se agradecida., reconfortada e, mais feliz ao descobrir que o seu trabalho é visível a apreciado, aumentando a sua confiança e fortalecendo o vínculo profissional que tem consigo.
– Repetição do comportamento positivo no futuro. Ao permitir que essa pessoa identifique o comportamento positivo e reforce a sua conduta, está a fomentar que o realize de novo em futuras ocasiões.
– Melhora da sua comunicação interpessoal. Potencia a fluidez e gemera hábito de reconhecimento, o que também fará com que se sinta melhor consigo mesmo.
– Melhoria da sua imagem profissional. Abrir-se a outra pessoa e expressar-lhe a sua admiração por o seu trabalho mostra a sua capacidade de gerir talentos com um elevada autoconfiança.
E porque limitar as CVP a um âmbito laboral? Certamente já ouviu falar das folhas de reclamação disponíveis para os consumidores e é possível que até já as tenha utilizado se noa lhe providenciaram com o serviço adequado. No entanto, sabe que também existem folhas de saudações? Alguma vez fez uso delas? Se nunca o fez,
pense sobre isso! Poderia ser útil, a pessoas que fazem realmente bem o seu trabalho.
Se, como dizem Barlow e Moller no seu livro: “uma queixa é um presente”, imagine um elogio!

Joana Sanz
Coach e formadora especialista em desenvolvimento profissional e comunicação
Leave a Reply