10 actividades de Team Building para unir e motivar a sua equipa

Certamente o termo Team Building é-lhe familiar, apesar de não entender verdadeiramente o significado. Pois saiba que o Team Building pode transformar a sua equipa, pois motiva os colaboradores e reforça os laços, e impulsiona o trabalho em equipa, pois trabaham conjuntamente para alcançar objectivos partilhados. O Team Building assume particular relevância nesta altura de pandemia, uma vez que muitas empresas encontram-se em processo de recrutamento activo e com o aumento dos profissionais em teletrabalho revela-se uma ferramenta eficaz na apresentação dos novos colegas à equipa.

Potenciado pela pandemia, as empresas utilizam tecnologia e formas de comunicar cada vez mais digitais de forma cada vez mais intensa e constante. Como consequência, a proximidade entre as pessoas e a forma como colaboram tiveram que ser redefinidas.  E para aproveitar os benefícios da incrementação da tecnologia nas empresa, e melhorar o rendimento obtido, a prática de actividades de Team Building é o caminho seguido por várias empresas.

O que é team building?

A tradução literal é “Construção de equipa”, mas também há quem opte pelo termo “Consolidação da equipa”. Podemos dizer que o team building se refere a uma série de actividades utilizadas para criar e fortalecer as relações entre as pessoas de um mesmo grupo, ou, no contexto corporativo, de uma mesma equipa ou departamento, através de um conjunto de atividades organizadas pela empresa.

O “Team Building” vem ganhando terreno nos últimos anos entre as técnicas empregadas por gestores, empreendedores e profissionais de Recursos Humanos. Isto porque tem o poder de aproximar os funcionários de uma empresa, estreitando os laços de forma a fomentar o pensamento estratégico dos trabalhadores.

Segundo o objetivo que se pretende alcançar, encontramos diferentes tipos de atividades. Por exemplo, team building de apresentação da equipa, aquando da integração de novos membrosteam building de confiança, para trabalhar lado a lado junto a uma equipa e o team building de resolução, para impulsionar a solução de problemas e desafios no trabalho.

Benefícios do team building

O trabalho em equipa é o principal propósito do team building. No entanto, os benefícios desta metodologia não acabam aqui, também promovem as seguintes qualidades nos trabalhadores:

  • Aumenta a motivação dos colaboradores: A motivação é o guia para obter uma boa produtividade. Não se esqueça que empregados motivados são também mais felizes no seu posto de trabalho.
  • Fomenta a envolvência do grupo: O espírito da equipa das diferentes atividades fomenta a sensação de identidade e pertença a um grupo.
  • Cria vínculos entre colegas: As atividades de team building estimulam igualmente vínculos entre os trabalhadores, melhorando as relações interpessoais entre os colegas de trabalho.
  • Melhora a comunicação da equipa: Para que uma empresa funcione é imprescindível que a comunicação e a interação entre os membros de uma equipa flua.
  • Propícia a criatividade. Formar uma equipa agrega diferentes benefícios para as organizações, pois ao relacionarem-se com pessoas de diferentes origens, culturas e visões, os colaboradores tornam-se mais flexíveis e tolerantes, estimulando a sua criatividade e forma de solucionar os problemas.
  • Melhora o clima organizacional, auxialiando no desenvolvimento da empatia entre os colaboradores, que se colacam no lugar dos seus colegas para vencer as dinâmicas. Ajuda igualmente na resolução de conflitos internos, diminuindo os artritos.
  • Evidencia talentos ocultos como a aptidão para a liderança.

People Raising Their Hands

Como organizar um Team Building?

  • Antes de propor atividades de Team Building é fundamental fazer uma avaliação e identificar as necessidades do grupo. Assim, comece por responder às seguintes questões:
  • O desempenho da equipa é satisfatório?
  • Os colaboradores estão comprometidos com os projectos?
  • Como é o clima organizacional?
  • A equipa trabalha sob pressão?
  • Há conflitos frequentes?

Estas perguntas ajudarão a determinar o objectivo do Team Building e de escolher as actividades. Antes de selecionar a actividade e o local, peça a opinião da equipa, afinal todos devem sentir-se confortáveis com as actividades escolhidas, além de reafirmar o seu papel de líder. Foque também em actividade inovadoras, para que experimentem novos ambientes, condições e tarefas. E por último, comunique o objectivo da actividade. Não se esqueça de elaborar um roteiro da actividade e apresentá-lo à equipa.

Como resolver conflitos dentro de uma equipa? 

Os conflitos podem ajudar ao comprometimento da equipa para com os resultados da empresa. Como? O segredo para o bom funcionamento de uma equipa não é restringir o conflito, mas sim criar um ambiente harmônico, no qual todos continuem um relacionamento normal, mesmo após uma discussão. Para tal, é fulcral cultivar o respeito e promover a manifestação das opiniões de forma acertada.

Os conflitos assumem portanto uma função clara: a de manifestar diferentes pontos de vista e a definição daqueles que serão apropriados pela equipa.

Em situações em que for necessário mediar um conflito, o líder deve ser empático e comunicar de forma eficaz, para acalmar os ânimos e mostrar os motivos por detrás das divergências.

Atividades de Team Building

1. Atividades para se conhecerem

São atividades para quebrar o gelo entre todos os membros de uma equipa. Por exemplo, cada um pode escrever 3 adjetivos que o definam ou 3 hobbies que gostem de fazer e dividir os cartões entre a equipa, para que cada um adivinhe de quem se trata. Ou também, o já conhecido amigo invisível entre trabalhadores. O objetivo é que todo o grupo se conheça e interaja num ambiente mais descontraído que o dia a dia no escritório.

2. A superação de um objetivo

Este tipo atividade é perfeita para estimular a criatividade e inovação entre todos os membros da equipa. Além disso, melhora a agilidade e a capacidade de resposta dos trabalhadores. A Turijobs propõe actividades como:

  • Scape Room: Cada vez mais populares, nestas actividades poderá fazer com que toda a equipa participe. Promove o pensamento estratégica e a conexão entre a equipa.
  • Caça ao Tesouro: Divida os trabalhadores em dois ou mais grupos pequenos. Faça uma lista de tarefas divertidas para cada grupo. Estas podem ser: uma selfie com um estranho, um quebra-cabeças, etc. Ao entregrar a lista a cada grupo, defina um prazo para que as tarefas serem cumpridas, e quem o fizer mais rápido vence.
  • Jogo do Ovo: Divida a equipa em grupos compostos por 3 a 5 pessoas e dê a cada grupo um ovo não cozinhado. Coloque todo o material do escritório num monte. Cada equipa terá entre 15 a 20 mts para construir um “escudo” que impedirá o ovo de se partir ao cair. Quando o tempo terminar, chegou o momento de deixar cair todos os ovos e ver quais “sobrevivem”.

3. Jogos de confiança

Em pares, um deverá vendar os olhos e realizar um trajeto às cegas, baseando-se apenas nas indicações do seu companheiro até chegar à meta. Neste desafio, a confiança é o ponto chave.

4. Atividades desportivas

Algumas atividades desportivas implicam contacto fisíco e tal  ajuda na criação de vínculos emocionais. Implica também a tomada de decisões, a superação pessoal, etc. Os benefícios são múltiplos e as opções que tem ao seu alcance são infinitas: competição de paintball, partidas de basquetebol ou futebol, entre outras.

5. Concursos

Concursos de cozinha, de dança, de canto…. A televisão pode ser a inspiração e ajudá-lo a criar um concurso divertido e original para os trabalhadores. Também pode basear-se em jogos tradicionais e adaptar-los ao mundo laboral. Por exemplo, o clássico Trivial com perguntas sobre aa empresa, os funcionários e os projetos.

8. Uma escapadela

Não necessita de ser uma grande viagem, pode ser simplesmente uma jornada que inclua “fugir” à rotina e desconectar. Pode ser uma excursão a uma quinta vínicola, que inclua uma prova de vinhos, ou inclusive uma excursão à montanha. Seja qual for a atividade, seguramente aumentará o companheirismo e o bom relacionamento entre os trabalhadores da empresa.

9. Voluntariado

Ainda que uma empresa possa colaborar com companhas solidárias a nível geral, são muito poucos os casos que implicam os trabalhadores. O essencial é que se trate de um voluntariado corporativo, que inclua os empregados na estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, para que estes se familiarizem com os valores da empresa.

Dinâmicas de Team Building dentro do escritório

O team building não deve interpretar-se como algo ocasional ou externo à empresa. As atividades de team building  podem (e devem) aplicar-se no dia-a-dia da empresa. Por exemplo, uma vez por mês pode reunir toda a equipa para a colocar a par de  todos os projetos e criar um espaço de debate onde esclareçam dúvidas e nasçam novas ideias. Aproveite também as datas especiais, como o aniversário da empresa, ou de um dos colaboradores, ou alcance um objetivo comercial e realize um pequeno lanche entre os empregados. Todas as atividades contam!

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 

10 actividades de team building para unir a tu equipo

El trabajo en equipo es una de las cualidades más importantes dentro de una compañía. Los empleados de una empresa deben trabajar para alcanzar unos objetivos compartidos, así que un equipo coordinado y complementado será primordial para conseguirlo. Según la Escuela Europea de Management, el 40% de los empleados mejoran sus resultados si se sienten más satisfechos y comprometidos con su equipo. Con este objetivo nace el team building, una de las herramientas hoy clave para mejorar el rendimiento de cualquier compañía.

team building

Qué es el team building

También conocido como “construcción de equipos”, el team building es una técnica empresarial que se utiliza para fomentar el espíritu de equipo y el trabajo entre empleados a través de una serie de actividades organizadas por la empresa.

Según el objetivo que se pretenda alcanzar, encontramos diferentes tipos de actividades. Por ejemplo, el team building de presentación, para integrar a nuevos miembros en el equipo; el team building de confianza, para trabajar codo a codo junto a un equipo; o el team building de resolución, para fomentar el pensamiento estratégico de los trabajadores.

Beneficios del team building

El trabajo en equipo es el principal propósito del team building. No obstante, los beneficios de esta metodología no se acaban aquí, sino que también promueve las siguientes cualidades en los trabajadores:

  • Aumenta la motivación de los empleados: La motivación es la guía para lograr una buena productividad. Recuerda que unos empleados motivados serán también más felices en su puesto de trabajo.
  • Fomenta la pertenencia al grupo: El espíritu de equipo de las diferentes actividades hace que fomente la sensación de identidad y pertenencia al grupo.
  • Crea vínculos entre los compañeros: Las actividades de team building también fomentan vínculos entre los trabajadores, creando mejores relaciones interpersonales entre compañeros de trabajo.
  • Mejora la comunicación del equipo: Para que una empresa funcione resulta imprescindible que fluya la comunicación e interacción entre los empleados.
  • Aumenta la creatividad: El ambiente distendido y la dinámica de las actividades provoca que los trabajadores se encuentren con distintos retos y aflore su creatividad.

Actividades de team building

1. Actividades para conocerse

Se trata de actividades para romper el hielo entre los miembros de un equipo. Por ejemplo, cada uno puede escribir 3 adjetivos que lo definan o 3 hobbies que le gusten y repartir las tarjetas entre el equipo para que cada uno adivine de quién se trata. O también el ya conocido amigo invisible entre trabajadores. El objetivo es que toda la plantilla se conozca e interactúe en un ambiente más distendido que el día a día en la oficina.

2. La superación de un reto

Este tipo de actividad será perfecta para fomentar la creatividad y la innovación entre los miembros de tu equipo. Además, mejorará la agilidad y la capacidad de respuesta de los trabajadores. Te proponemos algunos:

3. Scape room

Cada vez más populares, esta actividad resulta muy divertida y podrás hacer partícipe a toda tu empresa. Ganará quién antes consiga salir de la habitación. ¿Serás capaz?

4. Desafíos

Se formarán pequeños grupos y cada uno de ellos deberá elaborar un listado de retos para desafiar a los demás equipos. Deberás poner a prueba tu creatividad para ganar.

5. Juegos de confianza

Por parejas, uno deberá vendarse los ojos y realizar un recorrido basándose en las indicaciones de su compañero hasta llegar a la meta. La confianza será la clave.

6. Actividades deportivas

El contacto físico que implican algunos deportes ayuda a crear vínculos emocionales con la otra persona. Implica también la toma de decisiones, la superación personal… los beneficios son múltiples y las opciones que tienes a tu alcance son infinitas: competición de paintball, yincana, partidos de básquet o futbol, etc.

7. Los concursos

De cocina, de baile, de canto… La televisión puede servirte de inspiración y crear un concurso divertido y original para tus trabajadores. También puedes basarte en los juegos tradicionales y adaptarlos al mundo laboral, para que los empleados se conozcan mejor entre ellos. Por ejemplo, el clásico Trivial con preguntas sobre la compañía, los trabajadores o los proyectos.

8. Una escapada

No tiene porque ser un gran viaje, sino una jornada que incluya escapar de la rutina y desconectar. Puede ser una salida a una bodega, que incluya una cata de vinos, o incluso una excursión en la montaña. Sea cual sea la actividad, de seguro aumentará el compañerismo y el buen rollo entre los trabajadores de la empresa.

9. Voluntariados

Si bien una empresa puede colaborar en campañas solidarias a nivel general, son muy pocos los casos que implican a los trabajadores. Lo esencial es que se trate de un voluntariado cooperativo, que implique a los empleados en la estrategia de Responsabilidad Social Corporativa y se identifique con los valores de la compañía.

10. Dinámicas de team building dentro de la oficina

El team bulding no debe interpretarse como algo ocasional o externo a la compañía. Las actividades de team building pueden (y deberían) aplicarse en el día a día de la oficina. Por ejemplo, una vez al mes se puede reunir a todo el equipo para poner todos los proyectos al día y crear un espacio de debate donde se resuelvan dudas y se generen ideas. Puedes aprovechar también las fechas especiales o cuando se alcance un objetivo comercial y realizar un pequeño picoteo entre los empleados. ¡Todas las actividades suman!

Leer más:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *