5 passos para motivar a sua equipa depois das férias

Aproxima-se o fim do verão, e com ele, terminam também as férias. Um momento do ano em que os trabalhadores voltam aos seus postos de trabalho e retomam os seus projetos na empresa.  Também é um momento em que os empregados analisam a sua situação laboral. O que os motiva, o que gostariam de mudar, o que temem no seu trabalho…Por isso, motivar uma equipa depois das férias deve ser vital para qualquer empresa.

motivar a tu equipo

O que é a depressão pós-férias?

Voltar ao trabalho depois de uns dias ou semanas de pausa pode afetar em maior ou menor medida o estado de ânimo de um trabalhador. Muitos dos empregados voltam ao seus locais de trabalho com falta de motivação e compromisso com a empresa. Ainda se sentem mentalmente ligados às suas recentes férias e voltar a rotina torna-se difícil. Estamos a falar da depressão pós-férias comum em muitos trabalhadores. Desta forma as empresas devem gerir este problema para que isso não afete o trabalho realizado durante todo o ano.

A depressão pós-férias trata-se de uma patologia caraterizada pelo surgimento de sentimentos depressivos, como tristeza, cansaço, falta de vontade, após o regresso de um período de férias ou quando se retoma tarefas relacionadas com o trabalho.

Como deve atuar a empresa?

Os trabalhadores que sofrem desta depressão podem ter dificuldades para desenvolver o seu trabalho habitual com o mesmo rendimento. Podem sentir-se incapazes de tomar decisões, gerir projetos que antes realizavam ou liderar uma reunião com um cliente.

Para isso, a empresa deverá antecipar-se e procurar ferramentas que contrariem os efeitos desta depressão pós-férias. Pôr o foco em motivar os trabalhadores e criar ações de modo a que produtividade na empesa não seja afetada.

Passo a passo: Motiva a sua equipa

Como responsável de recursos humanos, manager da equipa ou diretor da empresa, deverá ajudar os seus trabalhadores a reincorporar-se na sua rotina de trabalho. Como fazê-lo? E que métodos utilizar? Preste atenção ao passo a passo seguinte para que os seus empregados voltem ao trabalho com um sorriso:

1. Como foram as férias?

O primeiro dia após o retorno será fundamental para que a mudança das férias para o trabalho não seja tão brusca. Uma demonstração de gratidão aos trabalhadores pode ser muito eficaz para o estado de ânimo destes.

Utilize palavras sinceras como “estou feliz em ver-te de novo” ou “sentimos a tua falta”. Fará com que se sinta parte fundamental da empresa. Pregunte-lhe também como foram as férias, para que não desconecte desse sentimento de felicidade e o incorpore no seu trabalho.

2. Reunião de boas-vindas

Realize uma reunião de boas-vindas junto da sua equipa. Se for ao ar livre, muito melhor! Aproveite um pouco de tempo de lazer para comentar e falar sobre algumas das histórias e dos momentos mais divertidos das férias.

Um almoço de trabalho seria uma boa opção. Além de introduzir os trabalhadores no seu regresso, iria reforçar a união de toda a equipa e manter o seu envolvimento durante os dias seguintes.

3. Objetivos ambiciosos

Um bom momento para comunicar os objetivos é no regresso das férias, uma vez que os trabalhadores começam um novo ciclo e necessitam de novas metas para alcançar.

Relembre que para que os objetivos sejam motivadores para os empregados, estes devem ter alguma vantagem para eles. Por exemplo, se conseguirem chegar ao objetivo previsto, terão uma compensação económica. Também pode oferecer pequenos benefícios para realização de pequenas conquistas.

4. Motivação personalizada

Organize sessões individualizadas com todos os integrantes da sua equipa. Reconheça o trabalho que realizaram durante todo o ano e os seus desejos para que continue a fazê-lo na empresa. A ideia é mostrar gratidão pelo trabalho feito e que este se sinta mais implicado no negócio que nunca.

Pergunte-lhe que preocupações e opiniões tem sobre o seu posto de trabalho e sobre a empresa. Que projetos gostaria de realizar? Que gostaria de aprender? Como consideram que a empresa poderia melhorar?

5. Tarefas simples

Estipule tarefas fáceis de realizar para que o trabalhador comece a ganhar novamente o ritmo de trabalho. Comece com tarefas simples que também impliquem outros membros da equipa, especialmente se foram incorporados novos profissionais no verão. À medida que passem os dias, atribua tarefas mais complexas e que incluam uma maior responsabilidade.

A realização de tarefas com dificuldade gradual fará com que o trabalhador sinta que o seu regresso é muito mais fácil do que pensava. Desta forma, aumentará a sua ambição de conseguir novos projetos e conquistar novas metas.

Uma equipa motivada durante todo o ano

Aproveite estas dicas para motivar os empregados durante todo o ano. Conseguirá que os objetivos que vá estabelecendo para a empresa se cumpram ao longo do tempo. E os empregados? Esses trabalharão motivados, comprometidos com a empresa e cheios de ideias todo o ano.

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *