Guia de presentes: Prepare o amigo invisível no trabalho

Uma tradição típica que muitas empresas aplicam nesta época do ano é o amigo invisível. Esta tradição, apesar de parecer apenas lucrativa, pode converter-se numa importante atividade de teambuilding. Trata-se de uma ocasião especial em que pode aproveitar para envolver a sua equipa, de forma a que esta interaja num ambiente mais descontraído do que aquele que é o dia a dia de trabalho.

Há muitas formas de realizar o amigo invisível, mais além da forma tradicionalmente conhecida. Conhecias o “amigo invisível temático”? É uma variante do jogo standard em que todos os presentes devem corresponder a um tema pré-estabelecido. O setor turístico e todas as áreas que o compõem, oferecem-te uma infinidade de possibilidades para adaptar o jogo à sua empresa. Este é um setor único, em constante movimento, com mil e uma novidades, que pode aproveitar como tema.

Seja um restaurante, um hotel ou uma agência de viagens, pode realizar o amigo invisível adaptado à sua empresa. Na Turijobs damos-lhe algumas ideias (ligadas à atividade turística) para que possa acertar em cheio nos presentes escolhidos:

  • Para cozinheiro e pasteleiro:

Que melhor presente que um curso para que o beneficiado aprenda a melhorar a especialidade que mais goste? No entanto, pode também optar pelos últimos e mais inovadores gadgets de cozinha. Tudo é possível!

  • Para guia turístico:

Um mapa do mundo pode ser sempre uma boa opção para refrescar aquelas cidades ou países que já visitaram. Com os mapas de cortiça podem colocar fotografias, notas e tudo aquilo eles queiram! Conhece a última versão? Trata-se de um mapa do estilo “raspa e ganha” para fazer a contagem dos países nos quais já estiveram.

  • Para o jardineiro/técnico de manutenção de espaços exteriores:

Que lhe parece um kit para lhes dar suporte nas suas funções diárias? Não é necessário ter imensas ferramentas para cultivar, basta apenas ter um desses pequenos kits que oferecem o mercado, para ver crescer as suas próprias frutas e verduras.

  • Para o organizador de eventos e congressos turísticos:

Sem dúvida, um dos melhores presentes será um poster com “100 coisas para fazer antes de morrer”. Inclui, desde logo,  algum plano que saibas que este gostava de realizar. Apenas faltará que ele ou ela acrescente todos os planos que quer e deseja realizar.

  • Para o chefe e o mâitre:

Encontre o mais gourmet. Para não arruinar a intenção (e não ser motivo de piadas), encontrará o presente ideal na zona gourmet de qualquer supermercado. Selecione a melhor garrafa de vinho ou o melhor chocolate premium. Acertará em cheio certamente!

  • Para o guia de museu:

Ofereça-lhe cultura. Aposte num concerto, uma obra de teatro ou um festival. Tem mil e uma opções! Pode também deixar que seja ele ou ela que decida e dar-lhe um cartão presente. Caso contrário, tem sempre a opção de oferecer-lhe um cartão presente da Netflix. Quem não gostaria?

Tenha em consideração alguns conselhos que pode seguir, você e os seus trabalhadores:

  • Se não conhece muito bem a pessoa que lhe “calhou na rifa”, aproxime-se dela. É uma forma de a conhecer melhor, que gostos tem, ver como trabalha, que papel tem dentro da sua empresa e oferecer o lado mais humano e social de si, enquanto chefe.
  • Leve o tempo que necessitar para acertar em cheio num bom presente. Deixe as formalidades de lado (afinal isto é um jogo!), seguramente que também não gostava de receber um dossiê para organizar o seu trabalho no escritório. Adapte-se aos gostos da pessoa.
  • Se quer tornar o jogo mais fácil, pode criar uma lista de presentes, na qual cada trabalhador deve registar algumas ideias, juntamente com o valor monetário mínimo e máximo. É uma forma de estabelecer limites em relação aos presentes escolhidos, para que ninguém receba uma caneta como presente.
  • Assegure-se de que todos os trabalhadores conhessem a dinâmica do jogo  e a data na qual se fará a troca, sobretudo se são empregados que acabaram de se juntar à equipa.

E o seu escritório, já está pronto para o Natal? A decoração, o dress code, a ceia,… Segue todas as dicas que temos para celebrar da melhor forma o Natal na empresa.

 

Ler mais:

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *