Como preparar uma entrevista de trabalho em inglês

Preparar uma entrevista de trabalho em inglês pode acrescentar complexidade e stress a um desafio que, por si só, é uma prova de fogo. Traduzir cada pensamento, cobrir a falta de vocabulário e não perder de vista a pronúncia são alguns dos motivos mais comuns para a angústia.

No entanto, há vários fatores, desde a neurociência até à simples estatística, que te podem ajudar a preparar uma entrevista em inglês para que não só não te sintas intimidado, mas também empregues todo o teu talento.

Numa entrevista em inglês, importa mais o que dizes ou a forma como dizes?

É um erro muito comum pensar que numa entrevista em inglês, os entrevistadores colocam os teus erros gramaticais sob lupa quando, na realidade, o que lhes interessa é que sejas capaz de transmitir uma mensagem com eficácia e fluidez.

Uma fluidez que, em todo caso, não está relacionada com a velocidade de discurso. Os falantes de uma língua materna tendem a falar com uma certa rapidez, o que leva os não nativos a identificar essa velocidade como fluidez.

O resultado de imitar essa velocidade? Arriscamos a fracassar no nosso objetivo de comunicar as nossas ideias de uma maneira clara. Prepara-te para oferecer respostas precisas em vez de exibir uma sequência de construções gramaticais complexas.

E se não entenderes uma pergunta, como deves reagir? 

Ser capaz de decifrar o que o entrevistador está a perguntar é o principal foco de ansiedade quando se prepara uma entrevista de trabalho num idioma estrangeiro. Ao início é melhor aceitar que a probabilidade de não entendermos alguma das perguntas que nos fazem em inglês é considerável.

  • Não entendeste a pergunta?

Concentra-te nas palavras que conseguiste captar. Tenta dar-lhes sentido pelo seu contexto ou responde com algo parecido a “you would like to know about…right?”.

  • Não conseguiste decifrar nenhuma palavra?

Simplesmente pede que repita a questão. Se pensares bem, mesmo quando realizas uma entrevista de trabalho na tua língua materna é perfeitamente comum ter que solicitar que reformulem alguma pergunta por não a teres compreendido.

Como preparar as perguntas de uma entrevista de trabalho em inglês?

A percentagem de perguntas que variam de entrevista para outra é minima, isto é, as perguntas feitas de uma entrevista para entrevista são praticamente as mesmas.

A vantagem é clara, preparar as respostas previamente fará com que te sintas muito mais seguro de ti mesmo e que desenvolvas a tua resposta mais facilmente numa língua que não é a tua.

Neste imprescindível vídeo, a professora londrina de inglês Jade Joddle descreve quais são as perguntas mais comuns e dá-te alguns conselhos gramaticais para responder a cada uma delas com a precisão de um nativo.

Que outro idioma tens de dominar numa entrevista em inglês?

A verdade é que o idioma que realmente te fará ascender na tua carreira não é outro senão aquele que é normalmente usado na indústria. Cada setor conta com os seus próprios termos e gíria profissional que, nessa altura, por formação ou experiência, já deves dominar.

Se tens dúvidas ou te sentes inseguro, faz uma lista com aqueles conceitos e palavras que crês que são essenciais para desenvolvimento do teu posto e familiariza-te com eles.

O melhor sítio para encontrá-los?

  • Webs profissionais sobre o setor
  • A própria descrição do posto de trabalho
  • Entrevistas a figuras relevantes da tua profissão

Como aproveitar o trajeto para preparar a tua entrevista em inglês?

Embora se entenda que uma entrevista de emprego começa a partir do momento em que sais de casa, o trajeto até ao local da reunião é geralmente considerado como tempo perdido.

Podes aproveitar essa deslocação para levar a cabo uma autêntica imersão linguística. Encontra vários podcasts em inglês com a informação mais atual de teu setor e o benefício será a dobrar: além de assimilares algum vocabulário em inglês  também te estás a atualizar sobre as notícias do dia da tua profissão. Uma informação com a que, sem dúvida, poderás impressionar o entrevistador.

Um exemplo de como preparar uma entrevista de trabalho em inglês sem considerar o idioma

O que causará mais impacto do que as tuas respostas e para as quais não precisará de tradução? A tua comunicação não verbal. Não só podes impressionar o entrevistador com o que verbalizas, como podes (e deves) partilhar com eles a atmosfera de entusiasmo profissional e energia recetiva que crias à tua volta.

Existem vários fatores que podem levar-te muito mais longe que uma correção gramatical e que deverias potenciar:

  • Tens um bom aperto de mãos?
  • A tua atitude é inegavelmente vibrante?
  • Preparaste-te para projetar uma disposição atenta?

Tens de preparar uma entrevista em inglês pelo telefone? Aproveita a “invisibilidade”

Apesar de que uma entrevista de trabalho telefónica tenha os seus próprios desafios , a boa notícia é que se tu não os podes ver, eles também não. Poderás sentar-te em frente às notas que tomas-te previamente à entrevista: a tua vantagem competitiva, maneiras corretas de expressar em inglês, objetivos que não querias que passassem despercebidos, etc.

No entanto, deverás evitar limitar-te a dar respostas preparadas. Não só poderias parecer um robô, como se perderia muito da frescura e entusiasmo que os recrutadores consideram essenciais.

Outra vantagem das entrevistas de trabalho telefónicas é a possibilidade de tomar notas durante a chamada. Está comprovado que tomar notas quando se escuta atentamente um entrevistador tem múltiplos benefícios:

  • Ajuda a manter em alerta
  • Ativa a tua mente
  • Faz com que organizes a informação de uma maneira muito mais ordenada e atrativa.

Como te ajuda a neurociência a preparar uma entrevista de trabalho em inglês?

Um recente estudo científico revela que as pessoas que falam um segundo idioma (ou tocam um instrumento musical) conseguem que o seu cérebro funcione de maneira muito mais eficiente. Os investigadores descobriram que aqueles que podem comunicar em mais de um idioma otimizam os seus recursos cerebrais, deixando assim mais capacidades para levar a cabo outras tarefas. Como por exemplo, demonstrar de maneira reativa e dinâmica por que és o candidato ideal para esse posto de trabalho.

É importante que relembres que o idioma não é mais que um dos muitos fatores que se valorizam numa entrevista de trabalho em inglês. O foco deverá permanecer sempre nas tuas capacidades e por que és a pessoa que deveria liderar a lista de candidatos.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *