8 passos para gerir o teu restaurante durante a crise

posted in: Candidatos | 0

Lamentavelmente, e por mais duro que seja continuar a dizê-lo, a restauração ainda está a viver tempos verdadeiramente complicados. Todos estamos mentalmente cansados e esgotados deste cenário de incerteza e, tal como nós, também o estão os negócios, ressentidos depois de meses de profundas limitações. Perante esta situação é extremamente importante realizar uma gestão muito controlada dos recursos para aguentar e superar esta etapa, que, sem qualquer dúvida e como muitas anteriores, acabará por passar e será uma lição aprendida que nos fará mais fortes.

Neste artigo vamos rever alguns pontos chave necessários para criar uma estratégia de negócio que seja capaz de reagir com tempo e garantir a continuidade do negócio.

1. Implementar planos a curto prazo

Estamos num momento em que os planos a longo prazo são bastante inviáveis uma vez que as circunstâncias alteram-se constantemente, dependendo da evolução a pandemia. É por isso que a situação da empresas e da indústria deve ser analizada de forma recorrente e a muito curto prazo, para que se possam identificar problemas e reagir a tempo. Podemos ver como de uma semana a outra damos uma volta de 180º graus, e devemos estar preparados para reorientar a nossa estratégia de forma ágil sempre que seja necessário.

Com isto não queremos dizer que se devam esquecer ou alterar os objetivos a longo prazo ou o core do negócio, mas sim que se debe incidir nestas tácticas e operações a curto prazo, identificar pontos de melhora e adaptar linhas de negócio para as novas circunstâncias para dessa forma optimizar a nossa actividade.  

2. Ponderar a rentabilidade do negócio a médio-prazo

Apesar de que tenhamos que focar-nos no curto prazo, não podemos deixar de olhar para o futuro em certa medida. Deves considerar a rentabilidade do teu negócio avaliando os recursos disponíveis para o funcionamento do mesmo no dia-a-dia e, sobretudo, os recursos disponíveis para planos a médio-prazo ou para enfrentar imprevistos.

3. Monitorização constante

Seguindo a lógica do ponto anterior, o mais importante é assegurar a rentabilidade e o uso eficaz dos recursos disponíveis. Para tal, é necessária uma atenta monitorização financeira e económica para que se possam tomar as decisões certas e ponderadas, tendo em conta os factores mais relevantes para o negócio da restauração neste época: a higiene e segurança, assim como o preço.  

Devido às medidas de segurança que se têm vindo a implementar, os restaurantes viram-se obrigados a repensar as suas margens de negócio, uma vez que com a limitação dos lugares disponíveis e tendo em conta o tempo de ocupação das mesas, o preço de consumo ou a rentabilidade por cliente sofreu alterações.

4. Novos modelos de negócio

É sempre necessário estar atento às novas tendências de mercado, mas talvez seja de maior importância fazê-lo neste período adverso para poder adaptar-se e sobreviver. Por exemplo, se é complicado manter aberta a sala devido às limitações de capacidade e do número máximo de pessoas juntas… Já pensaste em oferecer um serviço complementar de delivery? Este modelo de negócio tem crescido exponencialmente nos últimos meses, devido à preferência dos clientes por comer na comodidade das suas casas.

Claro que, quando se aposta por novas linhas de negócio, não só se deve ter em conta as tendências assinaladas pelo mercado, como também é necessária a análise daquilo que esse investimento supõe para o teu negócio: recursos, capacidade e flexibilidade de negócio para oferecê-lo.

5. Procurar fornecedores alternativos

É importante nestes tempos de incerteza analizar os gastos e tentar reduzi-los ao máximo, e uma forma de fazê-lo passa por negociar novas tarifas com fornecedores e prestadores de serviços, mais ajustadas às necessidades e capacidades actuais.

Também se devem analizar alternativas quanto a fornecedores e prestadores, que levem a soluções mais competitivas. É preciso considerar a possibilidade de que, com a evolução da pandemia, alguns locais onde compras recursos podem ficar bloqueados, bem como o facto de que, dependendo das medidas anunciadas pelas autoridades, o volume de clientes pode variar rapidamente.

6. Comunicação constante com os clientes

É necessário continuar conectados com os actuais e potenciais clientes utilizando todos os canais possíves: instagram, pinterest, facebook, blog, etc. Hoje em dia os clientes procuram opções principalmente pelos canais digitais, pelo que deves estar aí presente para poder captá-los, atraí-los e retê-los.

7. Gestão de recursos humanos

Um dos recursos mais importantes do teu negócio é, sem dúvida, a tua equipa, e é importante estar em contacto com ela para mantê-la motivada, fazer com que todos se sintam reconhecidos e incluí-los nas decisões e no dia-a-dia do negócio. Uma equipa motivada é uma equipa mais comprometida, productiva e envolvida na tomada de decisões do negócio, podendo acrescentar ideias valiosas e creativas em prol do mesmo.

Um dos pontos chave para manter essa motivação é a comunicação aberta e constante que garanta a compreensão mutúa. Isso é também importante para que todas as pessoas da equipa estejam alinhadas com as ideias da direção.

Do mesmo modo, outro ponto a ter em consideração quanto à gestão da tua equipa passa por vigiar a sua segurança tendo em conta as medidas e programas que assegurem a saúde dos empregados no local de trabalho perante o COVID-19 e mantendo-os informados sobre as novas políticas relacionadas com a saúde que as autoridades venham a publicar.

8. A tecnologia como chave para a reativação do negócio

A tecnologia está a ser crucial para a reativação do setor, ajudando à adaptação à nova normalidade que vivemos. Graças à tecnologia pode-se gerir a informação através de sistemas interativos como chatbots, assistentes virtuais, totems interactivos, etc. sem necessidade de contacto directo humano. Isto oferece aos clientes essa segurança que procuram, por exemplo, podendo fazer reservas com o seu próprio telemovel.

Do mesmo modo, graças à automatização e digitalização da informação e dados de clientes, podemos analisar melhor as suas necessidades e assim fazer melhor prognósticos e decisões estratégicas.

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales.