4 práticas que irão melhorar a tua segurança no trabalho

posted in: Candidatos, No trabalho | 0

A Segurança no trabalho é um tema que, em geral, não recebe muita atenção ou importância. Trabalhar com segurança é um direito que todos os trabalhadores e não depende apenas da tua empresa, também depende de ti.

Na Turijobs, temos 4 práticas essenciais que podes (e deves) implementar a partir do minuto 1 no teu trabalho. Presta atenção!

1. Mantém o teu espaço em ordem

Ordena o teu espaço. Apesar de parece aldo descabido, é essencial limpar periodicamente a tua secretária de objetos que podem acumular-se e causar golpes ou quedas. Coloca cada material no seu lugar, guarda o que não precisas no momento e deita fora aquele que sabes que não vais necessitar. Além disso, tem em consideração o ambiente ao teu redor e mantém limpo espaços como saídas de emergência, que podem ser necessários em qualquer momento.

2. Usa o teu material de trabalho com cuidado

Seja qual for o material que usas para trabalhar (computador, utensílios de um restaurante, equipamento de transporte …), há normas de proteção e segurança que devem ser levados em conta. No caso de um escritório, deves manter uma distância segura entre ti e o ecrã do computador para que não prejudiques a tua visão, ou no caso de lidares com produtos alimentícios, usa as luvas adecuadas para os manusear. Em qualquer caso, a tua empresa deve dar-te os conselhos específicos e essenciais para a tua profissão, e preparar-te adequadamente.

3. Mantém uma postura correta

É importante manter uma boa postura, seja sentado, em pé ou a carregar objetos pesados. No caso deste último, deves manter os pés afastados, dobrar os joelhos e levantar os objetos com as pernas, nunca com as costas. Se estiveres sentado(a), usa uma cadeira confortável e senta-te com os ombros alinhados com os quadris. Se, pelo contrário, trabalhas em pé, muda a tua postura constantemente e faz descansos periódicos.

4. Respeita as pausas

Ainda que o teu trabalho não requere que estejas em pé durante 8 horas, deves fazer descansos regulares durante o dia, já que ficar sentado durante muitas horas também pode ser prejudicial para ti e para o teu corpo. Tira 5 miutos a cada duas horas para te sentares ou levantares, descansa os olhos ou dá um pequeno passeio pelo escritório. O teu corpo vai agradecer.

 

Finalmente, revê o Plano de Prevenção de Riscos Profissionais que a tua empresa deve ter. Lá encontrarás recomendações adaptadas às características específicas do teu trabalho.

Não te esqueças de informar os teus superiores sobre qualquer risco de segurança que achas que estás sujeito no teu trabalho, porque eles devem garantir a ti e aos teus colegas um lugar seguro para trabalhar.  Não negligencies isso!

 

Follow Turijobs:

Communications & PR en Turijobs.

Turijobs es la web de empleo especializado en turismo y hostelería líder en España. Funciona como punto de encuentro entre los profesionales y las empresas referentes de la industria.   Tiene presencia internacional en España, Portugal, Italia y México. Además, forma parte del HoGa by Stepstone, con quien forma la mayor plataforma europea de empleo en turismo y hostelería con más de 3.8 millones de profesionales. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *